Unisinos

Humanidades

voltar

José Ivo Follmann

Com mais de quatro décadas de relação com a Unisinos, José Ivo Follmann é professor de Sociologia desde 1973. Neste longo envolvimento com a Universidade Jesuíta, o docente já exerceu diversas funções. Entre elas, foi chefe de Departamento; Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOPE; Pró-Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas; Diretor do Centro de Ciências Humanas; Diretor de Ação Social; Vice-Reitor e Assessor do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas.

Desde 1999, o sociólogo integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. A partir de 2016, também passou a ser Diretor do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, em convênio com a Unisinos, em Brasília. A atuação de Follmann sempre esteve muito relacionada com o seu engajamento na ação social da Província do Brasil, Companhia de Jesus (Jesuítas), Ordem Religiosa da qual faz parte.

Com formação completa em Sociologia, Follmann tem Bacharelado em Sociologia pela UFRGS. O Mestrado em Sociologia foi realizado na PUCSP e seu Doutorado em Sociologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica). Além disso, fez duas especializações na Unisinos: História Contemporânea e Cooperativismo. Ainda realizou um curso de aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão de Pesquisa na USP. O professor também é sacerdote jesuíta com formação em Filosofia e Teologia.

Filho de uma família de pequenos agricultores no interior do Rio Grande do Sul, o professor Follmann guarda algumas experiências marcantes. Morador na periferia de São Leopoldo durante 20 anos, o docente residiu na periferia de São Paulo durante o seu mestrado e fez um estágio de dois meses no interior de Ceará, na região nordeste. Integrante de um grupo inter-religioso de diálogo durante 15 anos, o sociólogo também recorda ter convivido com um grande número de colegas africanos durante o seu doutorado na Bélgica.

José Ivo Follmann

Escolas onde leciona