GILSON PADILHA DE VARGAS
Professor dos cursos de Realização Audiovisual e Produção Audiovisual.
Formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, com mestrado em Comunicação com ênfase em Cinema.
É realizador cinematográfico. Escreveu e dirigiu diversos curtas selecionados e premiados em festivais e mostras no Brasil e no exterior, como QUEM? – Festival Luso-brasileiro (Portugal), Brasil Plural (Alemanha), Ajijic Festival (México), Festival Internacional de Curtas de São Paulo, VAGA-LUME – Grand Award International non-budget Film Festival (Cuba), Mostra MoMA (NY, EUA), Kinofilm (Manchester, Inglaterra), Festival Internacional de Curtas de São Paulo; À SOMBRA DO OUTRO – One Take Film Festival (Zagreb, Croácia), Melhor Filme 35mm e Melhor Direção no 1º Cine Esquema Novo (Porto Alegre), DOIS COVEIROS – Camara Mundo (Rotterdam, Holanda) e CASA AFOGADA – 4 Kikitos e três troféus Assembleia Legislativa no 40º Festival de Gramado, Melhor Filme e Melhor Obra de Ficção no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe – CURTA-SE, Melhor Direção – Amazonas Film Festival, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Signes de Nuit (Paris, França), III Brazilina Film Series (Chicago, EUA).
Lançou, em 2015, o longa DROMEDÁRIO NO ASFALTO, filmado no Brasil e no Uruguai em regime de colaboração entre equipe e elenco. Filme selecionado para VI Semana dos Realizadores, Rio de Janeiro. Em 2020, lançou comercialmente o longa A COLMEIA, que teve premiére mundial no 23 PÖFF – Black Nights, Tallinn, Estônia, na mostra Rebels With a Cause. O filme recebeu o prêmio de melhor longa internacional no 24° Festival de Cinema de Zaragoza, Espanha e teve exibição não competitiva no Festival de Brasília, DF. Entre 2019 e 2022, realizou a série documental de 28 episódios TRAVESSIAS, com filmagens nos Estados Unidos, Rússia, China, Mongólia, Japão, Nova Zelândia, Tanzania, Quênia, Argentina e Chile.
Teve incursões no teatro, dirigindo as peças CRUCIAL DOIS UM, prêmio Myriam Muniz, com texto de Paulo Scott e 9 MENTIRAS SOBRE A VERDADE, com texto de Diones Camargo, selecionada para diversos festivais, como Porto Alegre Em Cena (RS), Cena Contemporânea (DF), FILO (PR), Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), tendo temporadas no Brasil (SP, RJ e RS), na Espanha e no Uruguai. Desenvolverá seu próximo longa, O FRIO DA SUPERFÍCIE.
Gosta de surfar, mergulhar e de canoar, pois é a maneira com a qual se conecta com a natureza. Cozinhar para amigos lhe aproxima das pessoas que ama, enquanto viajar o conecta com o mundo e suas diversidades.
Rede Social: Instagram