Unisinos

Gestão e Negócios

voltar

Fernando de Oliveira Santini

Reconhecido pesquisador nos temas de marketing e gestão, com publicações internacionais, Fernando de Oliveira Santini é professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos. O docente também atua na área de avaliação do Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF) da Instituição.

Graduado em Publicidade e Propaganda, Santini possui Mestrado e Doutorado em Administração, com ênfase em Marketing.

Em sua trajetória profissional, no campo gerencial, trabalhou como Consultor durante 15 anos na empresa Santini Consultores Associados. Nesta experiência, o professor realizou o planejamento e certificação de campanhas promocionais, atendendo empresas de grande porte em nível nacional, como por exemplo: Grupo Ipiranga; Grupo Josapar; Banco Sicredi; Randon; Rede Panvel e Rede Bourbon Shopping.

A atividade profissional de Santini motivou a sua inserção na academia. Dessa forma, ele resolveu estudar as técnicas de promoção de vendas (campanhas promocionais) no mestrado e doutorado. O aprofundamento desta teoria resultou no convite para escrever o livro Promoção de Vendas e Merchandising (2018) pela Editora Atlas/GEN.

Logo após a conclusão no Mestrado, Santini iniciou a carreira de professor na Graduação em diversas instituições de ensino superior: Faculdade da Serra Gaúcha, Faculdade Monteiro Lobato, Faculdades SENAC, Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM e Unisinos. Chegou a atuar como Coordenador de Cursos específicos de Pós-Graduação na Faculdade da Serra Gaúcha, em Caxias, e também como Gestor de todos os cursos de Pós-Graduação das Faculdades Senac.

Em paralelo, Santini nunca deixou de trabalhar na área de pesquisa em assuntos ligados ao Marketing (comportamento do consumidor, varejo e marcas). O sucesso com as publicações resultou em sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos. Atualmente, o professor possui mais de 130 publicações em periódicos e congressos da área de marketing e gestão. Em 2020, Santini recebeu a notícia de aceitação de seu artigo em uma das três maiores e mais conceituadas revistas da área de marketing do mundo: Journal of Academy Marketing Science segundo Financial Times.

No campo pessoal, uma das principais motivações do professor é proporcionar uma ótima vida afetiva para seus filhos, esposa, pais, irmão, cunhado(a)s, sobrinhos, avó, tios e tias. Santini também encara o desenvolvimento de pesquisas como um hobby, pois trabalha com muito prazer. Além disso, quando sobra tempo, preserva a paixão por surfar.

Fernando de Oliveira Santini

Escolas onde leciona