Unisinos

Indústria Criativa

voltar

Antonio Fausto Neto

Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília; Doutor em Ciências da Comunicação e da Informação na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales; Pós-doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutor Honoris Causa-Universidade Federal da Paraíba.

Atuação profissional como presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação CISECO; Pesquisador 1ª- do CNPq; Membro do Comitê Cientifico de CNPq; Consultor Ad Hoc do CNPq e da CAPES (área de Comunicação); Co-Fundador da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Comunicação(COMPÓS); Co-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino da Comunicação (ABEPEC); Membro do Conselho de Gestão do Centro Internacional de Estudios de Midiatizacion (CIM) – (Rosário, Argentina); Membro do Conselho Editorial das revistas : `Questões Transversais` (Brasil) ; “ Galáxia” (Brasil) , “Mediapólis”- (Portugal); “In-Mediaciones” (Uruguai); Rizoma (Brasil); “ Ancora “(Brasil). Além disso, co-autor dentre outros, dos seguintes livros: “Lula Presidente-Televisão e política na campanha eleitoral”. Hacker- Ed. Unisinos; São Paulo /São Leopoldo: 2003; “Transformações da Midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências”. Ed. Difusão. São Caetano, SP. 2012; “Dez Perguntas para a produção do conhecimento em comunicação “.Ed. Unisinos: São Leopoldo. 2013; “ La Política de los Internautas. Ed. La Crujia.Buenos Aires: 2012; “; “Relatos de Investigaciones sobre Mediatizaciones “. Ed. CIM. Rosário, 2017. Operações de Midiatização das máscaras da convergência ás críticas do tecno-determinismo”. FACOS. Santa Maria: 2016. E como Autor dentre outros, dos seguintes livros: “O Corpo Falado. Doença e Morte de Tancredo Neves nas revistas semanais brasileiras. Ed. Universitária. UFPb. João Pessoa; 1987; “Mortes em derrapagens Os Casos Corona e Cazuza no discurso da Comunicação de Massa “. Ed. Rio Fundo. Rio de Janeiro.1991. “O impeachment da televisão- como se cassa um presidente”. Ed. Diadorim. Rio de Janeiro.1995; “Comunicação e Mídia Impressa – um estudo sobre a AIDS. Ed. Hacker. São Paulo. 1999. “Ensinando à Televisão –Estratégias de Recepção da TV Escola”. Editora UFPB. João Pessoa. 2001. “Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos”. EDUNISC. Santa Cruz. 2010.

Antonio Fausto Neto

Escolas onde leciona