Antonio Fausto Neto
Autor do livro O Impeachment da Televisão – Como se Cassa um presidente, entre outras obras de referência na área da Comunicação, Antonio Fausto Neto é professor titular da Unisinos. Desde 1998, o docente atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (POSCOM).
Doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS- França), o professor possui Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e a Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Também tem Pós-Doutorado em Comunidade pela UFRJ.
Com uma vida dedicada para a docência, Neto lecionou na PUC-Minas; UFPb; UnB e na Escola de Comunicação da UFRJ. Também atuou como Professor Visitante da Universidade San Andres, na Argentina. Além disso, é Doutor-Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba.
Em sua trajetória profissional, Fausto Neto também teve participações como cofundador da Associação Nacional de Programas de Pós- Graduação (COMPOS) e cofundador e atual presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Além disso, atua como Pesquisador 1A do CNPq e é Membro do Comitê Cientifico do CNPq – área de Comunicação e Consultor da área de Comunicação (CNPq) com diferentes mandados. Também é Consultor ad hoc do CNPq e Membro-Consultor (ad hoc) da CAPES.
O professor é autor e coautor de diversas obras na área da Comunicação, como: “Mortes em Derrapagem – os casos Corona e Cazuza no discurso da comunicação de massa” (1991); “Ensinando à TV Escola” (2001); “Desconstruindo os sentidos” (2001); “Lula Presidente – Televisão e política na campanha eleitoral (2003); “O mundo das mídias” (2004), entre outras.
Nos momentos de lazer, Fausto Neto gosta de viajar e ler bibliografias. Além disso, o pesquisador aprecia visitar amigos e familiares.