Lucas Henrique da Luz
Diretor Adjunto do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Lucas Henrique da Luz também é professor da Escola de Gestão e Negócios. Com 23 anos de relação com a Universidade, o administrador atua em atividades acadêmicas relacionadas à gestão de pessoas, empreendedorismo e administração em perspectiva.
Em 1997, mesmo morando em Carlos Barbosa, Luz escolheu estudar na Unisinos. Já em 2005, o administrador passou a trabalhar na Universidade. Ele ingressou em um projeto social que fomentava a formação e consolidação de empreendimentos da economia solidária. Posteriormente, em 2007, assumiu como professor na Universidade. Iniciou nos cursos de Administração e também no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Desde então, o profissional dedica 40 horas de atuação dentro da Instituição e reconhece no IHU uma contribuição fundamental na sua formação profissional e como cidadão.
Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão de Recursos Humanos pela Unisinos, o professor é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Doutor em Administração pela mesma Universidade. No doutorado, Luz realizou estágio doutoral na Université de Poitiers, na França.
Além disso, é Especialista em Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais e culturais pela UFRGS.
Em sua trajetória profissional, Luz atuou tanto em organizações privadas como públicas. Trabalhou em cooperativas como a Certel e o Sicredi. Assim como foi servidor concursado da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa e Secretário de Planejamento Urbano e Fomento Econômico nesta cidade. Além disso, possui experiência com consultoria na área de gestão pública e gestão de cooperativas. Em 2005, além de começar a trabalhar num projeto da Unisinos, paralelamente, iniciou sua atuação como professor em diferentes instituições de ensino superior.
Além da docência, Luz gosta de analisar conjuntura, ler, conversar, refletir e debater sobre temas diversos, com enfoques que estejam não apenas na sua área de formação e atuação. Também gosta da perspectiva inter/transdisciplinar. Nos momentos de lazer, o professor curte jogar videogame, especialmente futebol. Ele inclusive joga online com outros jogadores espalhados pelo mundo. Na vida pessoal, o docente considera uma dádiva de ter um filho e a família toda por perto.
Rede Social: Facebook