Jose Rodrigo Rodriguez
Professor e pesquisador por vocação, Jose Rodrigo Rodriguez trabalha na Graduação, Mestrado e Doutorado na Escola de Direito da Unisinos.
Com experiência na área do Direito e Filosofia, Rodriguez é Mestre em Direito pela USP, desde 2001, e Doutor em Filosofia pela UNICAMP. A graduação em Direito também cursou pela USP, em 1995.
Na sua graduação, Rodriguez começou sua atividade de pesquisa desenvolvendo um trabalho de iniciação científica sobre direito de greve, que se desdobrou em um mestrado sobre liberdade sindical. Para completar optou pela Teoria Crítica do Direito (Franz L. Neumann) em seu doutorado. Mesmo durante as pesquisas, ministrava aulas e trabalhava como coordenador de pesquisas e publicações do curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.
Desde o ano de 2000, o professor trabalha e colabora como pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Nessa instituição, desenvolveu projetos de pesquisa empírica, inclusive com a participação de biólogos, antropólogos e sociólogos. Somando toda a sua experiência profissional, Rodriguez possui mais de 25 anos na realização de pesquisa acadêmica e quase 20 anos de docência.
Escrever é uma das suas paixões, tendo dois livros de poemas publicados. O professor também gosta de experimentar formas de escrita que não seguem os padrões usuais como fragmentos, cartas e ensaios. Para Rodriguez é uma forma de recuperar a diversidade estilística que um dia foi característica de pensadores como Jean-Jacques Rousseau, autor de trabalhos teóricos, romances e outros textos formalmente inovadores.
Além da escrita acadêmica e literária, a música também faz parte da rotina de Rodriguez. Nos momentos de lazer, ele gosta de conferir shows, festas e concertos. Polifonia medieval pré-reforma, especialmente Josquin Desprez e compositores contemporâneos como Steve Reich e György Kurtág e bandas como Velvet Undergound e Iggy & The Stooges estão entre as preferências. Também curte o rock, observando a estrutura simples e contundente, capaz de se misturar com uma série de estilos e tradições, como percebido na obra de Mutantes, Novos Baianos, Rita Lee, Baby Consuelo, Caetano Veloso, Love, Patty Smith, The Clash, The Pogues, Chico Science & Nação Zumbi, Mano Chao, Downtown Boys, entre outros.
Redes Social: Instagram