EAD
MBA em Gestão de Pessoas
Domine as habilidades mais requisitadas em RH com as habilidades certas para gerenciar talentos e construir equipes vencedoras.
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360 h
Reconhecido pelo MEC
Início: 17/03/2025
Término: 15/12/2025
Gestão e Negócios
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Apresentação
Flexível, prático, online: o MBA que você sempre quis no formato que você sempre sonhou.
A Pós-Graduação para quem quer quer liderar equipes de alta performance
Visão sistêmica e flexibilidade
Combinação entre os temas clássicos e inovadores
Acompanhamento personalizado
Redesenho de políticas e processos
Este curso é para você
Profissional graduado com o espírito de liderança e visão estratégica. Com uma abordagem que une teoria e prática, visão sistêmica, flexibilidade e um corpo docente experiente, o MBA em Gestão de Pessoas da Unisinos oferece tudo o que você precisa para liderar com excelência e promover o desenvolvimento organizacional.
Confira a estrutura curricular
Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Engenharia de Software e Análise de Negócio (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências técnicas fundamentais sobre a Engenharia de Software e o processo de desenvolvimento de software. Além de desenvolver competências acerca da Análise de Negócio e a sua relação com a Engenharia de Software.
Inovação e Empreendedorismo (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências de atitude e de comportamento inovador e empreendedor, em equipes de desenvolvimento de software e/ou no ambiente profissional de atuação, em busca de soluções inovadoras e benéficas à sociedade. Além de habilidades referentes à criatividade, resolução de problemas e geração de ideias, com base em Design Thinking.
Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências sociais, de gestão e de desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na indústria de software, além da importância da liderança nesse processo e de como lidar com talentos e ambições de modo combinados. Compreensão de processos de gestão de pessoas como atração, aplicação, desenvolvimento, performance e clima organizacional.
Negociação e Resolução de Conflitos (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver atitudes e habilidades no engenheiro de software referentes à comunicação, argumentação, concessão, negociação e resolução de conflitos, em situações do cotidiano de projetos de software. Compreensão de diferentes técnicas de resolução de conflitos, critérios para adoção e técnica de negociação.
Laboratório de Engenharia de Software I (16h)
▼Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas fundamentais e especiais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.
Análise e Modelagem de Sistemas (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências de análise e modelagem de sistemas, conforme métodos ágeis, processo unificado e a Unified Modeling Language (UML). Além de boas práticas de análise e de modelagem de sistemas, benefícios e tendências em análise de sistemas.
Projeto e Arquitetura de Software (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências acerca de padrões e boas práticas de projeto e de arquitetura de software. Conceitos gerais de princípios e adoção de padrões de projetos de software, benefícios e tendências em projetos arquiteturais. Aplicação de técnicas para a modelagem de arquiteturas de software flexíveis e com potencial de reuso
Projeto de Banco de Dados e de Interfaces (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências de projeto e de modelagem de banco de dados e de interfaces humano-computador, a partir de uma situação problemática, usando ferramentas de apoio para modelagem. Aborda o projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, além de User Experience (UE), User Interface (UI) e Storyboard
Engenharia de Requisitos (16h)
▼Essa disciplina articula teoria e prática, com vistas à resolução de um problema. Visa desenvolver competências referentes à produção e manutenção de requisitos, etapas e atividades do processo de Engenharia de Requisitos. Busca aplicar técnicas e métodos para elicitação, análise, especificação, validação e gestão de requisitos de uma solução software.
Seminários: Laboratório de Engenharia de Software II (16h)
▼Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas básicas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software
Desenvolvimento Ágil de Software (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências de desenvolvimento de software, conforme métodos ágeis, com ênfase em práticas do eXtreme Programming (XP) e sua relação com a Engenharia de Software. Além de boas práticas de codificação e de desenvolvimento de produtos de software, com qualidade, código limpo e de fácil manutenção.
Verificação, Validação e Teste de Software (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências sobre verificação, validação e teste de software, com base em técnicas e estratégias recomendadas, que podem ser aplicadas ao longo do ciclo de desenvolvimento e de vida de um produto de software, para fins de controle da qualidade de produtos de software e garantia de atendimento das expectativas dos usuários.
Engenharia de Software para Web (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências sobre metodologias, técnicas, ferramentas para desenvolvimento de aplicativos que funcionam via web. Além da arquitetura cliente-servidor e de aspectos gerais, envolvidos na definição da arquitetura de aplicações web. Aborda tecnologias atuais e emergentes em desenvolvimento web.
Gerência Projetos de Software (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, segundo práticas ágeis da metodologia denominada SCRUM, ferramentas, workflows e organização de equipes, além de práticas orientadas a planos, com base no Guia PMBOK®. Apresentação de métricas e do processo de medição e análise em engenharia de software, para gerenciamento do desempenho de projetos, processos e produtos de software.
Laboratório de Engenharia de Software III (16h)
▼Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e etapas intermediárias e em práticas gerenciais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.
Engenharia de Software Orientado a Aspectos (20h)
▼Essa disciplina visa desenvolver competências acerca da abordagem e de conceitos de programação orientada a aspectos, separação de interesses e sua importância para viabilizar a decomposição de sistemas.
Engenharia de Software Distribuído (20h)
▼Essa disciplina busca desenvolver competências sobre a abordagem e práticas avançadas da engenharia de software referentes à construção de sistemas distribuídos. Além de competências sobre a concepção de sistemas, que apresentam distribuição de controle e/ou dados e o desenvolvimento de solução de problemas, usando recursos computacionais distribuídos.
Engenharia de Software Aplicada (20h)
▼Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas básicas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software
Seminário: Laboratório de Engenharia de Software IV (16h)
▼Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas avançadas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.
Recado da coordenação do curso
Como gestor(a) de pessoas, não tenha dúvidas: você vai desempenhar um papel crucial nas estratégias de onde estiver. Impulsionar os resultados positivos será parte da sua rotina! O MBA em Gestão de Pessoas Unisinos não apenas vai te preparar a identificar, entender e integrar a gestão de pessoas à estratégia empresarial, mas também a criar processos inovadores, implementar e gerir projetos com resultados. Enriquecido com conhecimentos teóricos, ferramentas práticas e a abordagem do design thinking, você será capaz de aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas no dia a dia da sua organização, criando condições inovadoras para o desenvolvimento do potencial das suas equipes.
Luciane Wolff
E-mail: LUWOLFF@UNISINOS.BR
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Parcelas
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
Pagamento
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.
A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.
Desconto
Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.
Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 28/04 em um dos Cursos de MBAs, MBEs, LLMs e Especializações, na modalidade presencial, no formato de aulas presenciais nos campi ou online ao vivo.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.
Processo seletivo
Faça sua inscrição e realize a matrícula
Faça o pagamento da primeira parcela
Anexe os documentos solicitados
Sua matrícula foi realizada.
Fique atento as informações que serão enviadas!
Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos.
Observações Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.
* Dispensado para alunos da Unisinos.
Guia do aluno
Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.
Como você vai aprender
Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.
Porto Alegre
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS
Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS
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