Image

EAD

MBA em Gestão de Pessoas

Domine as habilidades mais requisitadas em RH com as habilidades certas para gerenciar talentos e construir equipes vencedoras.

EAD

EAD

360 h

Reconhecido pelo MEC

Início: 17/03/2025

Término: 15/12/2025

Gestão e Negócios

Apresentação

Flexível, prático, online: o MBA que você sempre quis no formato que você sempre sonhou.

A Pós-Graduação para quem quer quer liderar equipes de alta performance

Visão sistêmica e flexibilidade

Combinação entre os temas clássicos e inovadores

Acompanhamento personalizado

Redesenho de políticas e processos

Este curso é para você

Profissional graduado com o espírito de liderança e visão estratégica. Com uma abordagem que une teoria e prática, visão sistêmica, flexibilidade e um corpo docente experiente, o MBA em Gestão de Pessoas da Unisinos oferece tudo o que você precisa para liderar com excelência e promover o desenvolvimento organizacional.

Confira a estrutura curricular

Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Disciplina reformulada

Engenharia de Software e Análise de Negócio (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências técnicas fundamentais sobre a Engenharia de Software e o processo de desenvolvimento de software. Além de desenvolver competências acerca da Análise de Negócio e a sua relação com a Engenharia de Software.

Inovação e Empreendedorismo (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências de atitude e de comportamento inovador e empreendedor, em equipes de desenvolvimento de software e/ou no ambiente profissional de atuação, em busca de soluções inovadoras e benéficas à sociedade. Além de habilidades referentes à criatividade, resolução de problemas e geração de ideias, com base em Design Thinking.

Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências sociais, de gestão e de desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na indústria de software, além da importância da liderança nesse processo e de como lidar com talentos e ambições de modo combinados. Compreensão de processos de gestão de pessoas como atração, aplicação, desenvolvimento, performance e clima organizacional.

Negociação e Resolução de Conflitos (20h)

Essa disciplina visa desenvolver atitudes e habilidades no engenheiro de software referentes à comunicação, argumentação, concessão, negociação e resolução de conflitos, em situações do cotidiano de projetos de software. Compreensão de diferentes técnicas de resolução de conflitos, critérios para adoção e técnica de negociação.

Laboratório de Engenharia de Software I (16h)

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas fundamentais e especiais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

Análise e Modelagem de Sistemas (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências de análise e modelagem de sistemas, conforme métodos ágeis, processo unificado e a Unified Modeling Language (UML). Além de boas práticas de análise e de modelagem de sistemas, benefícios e tendências em análise de sistemas.

Projeto e Arquitetura de Software (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências acerca de padrões e boas práticas de projeto e de arquitetura de software. Conceitos gerais de princípios e adoção de padrões de projetos de software, benefícios e tendências em projetos arquiteturais. Aplicação de técnicas para a modelagem de arquiteturas de software flexíveis e com potencial de reuso

Projeto de Banco de Dados e de Interfaces (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências de projeto e de modelagem de banco de dados e de interfaces humano-computador, a partir de uma situação problemática, usando ferramentas de apoio para modelagem. Aborda o projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, além de User Experience (UE), User Interface (UI) e Storyboard

Engenharia de Requisitos (16h)

Essa disciplina articula teoria e prática, com vistas à resolução de um problema. Visa desenvolver competências referentes à produção e manutenção de requisitos, etapas e atividades do processo de Engenharia de Requisitos. Busca aplicar técnicas e métodos para elicitação, análise, especificação, validação e gestão de requisitos de uma solução software.

Seminários: Laboratório de Engenharia de Software II (16h)

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas básicas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software

Desenvolvimento Ágil de Software (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências de desenvolvimento de software, conforme métodos ágeis, com ênfase em práticas do eXtreme Programming (XP) e sua relação com a Engenharia de Software. Além de boas práticas de codificação e de desenvolvimento de produtos de software, com qualidade, código limpo e de fácil manutenção.

Verificação, Validação e Teste de Software (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências sobre verificação, validação e teste de software, com base em técnicas e estratégias recomendadas, que podem ser aplicadas ao longo do ciclo de desenvolvimento e de vida de um produto de software, para fins de controle da qualidade de produtos de software e garantia de atendimento das expectativas dos usuários.

Engenharia de Software para Web (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências sobre metodologias, técnicas, ferramentas para desenvolvimento de aplicativos que funcionam via web. Além da arquitetura cliente-servidor e de aspectos gerais, envolvidos na definição da arquitetura de aplicações web. Aborda tecnologias atuais e emergentes em desenvolvimento web.

Gerência Projetos de Software (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, segundo práticas ágeis da metodologia denominada SCRUM, ferramentas, workflows e organização de equipes, além de práticas orientadas a planos, com base no Guia PMBOK®. Apresentação de métricas e do processo de medição e análise em engenharia de software, para gerenciamento do desempenho de projetos, processos e produtos de software.

Laboratório de Engenharia de Software III (16h)

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e etapas intermediárias e em práticas gerenciais da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

Engenharia de Software Orientado a Aspectos (20h)

Essa disciplina visa desenvolver competências acerca da abordagem e de conceitos de programação orientada a aspectos, separação de interesses e sua importância para viabilizar a decomposição de sistemas.

Engenharia de Software Distribuído (20h)

Essa disciplina busca desenvolver competências sobre a abordagem e práticas avançadas da engenharia de software referentes à construção de sistemas distribuídos. Além de competências sobre a concepção de sistemas, que apresentam distribuição de controle e/ou dados e o desenvolvimento de solução de problemas, usando recursos computacionais distribuídos.

Engenharia de Software Aplicada (20h)

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas básicas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software

Seminário: Laboratório de Engenharia de Software IV (16h)

Essa disciplina visa praticar e experimentar conhecimentos teóricos, com foco em aspectos e em etapas avançadas da Engenharia de Software. Busca desenvolver competências técnicas, sociais e gerenciais na resolução situações problemáticas reais ou fictícias, além de relacionar, debater, integralizar, analisar e avaliar os conteúdos estudados até o momento, por meio do uso de diferentes técnicas, ferramentas, processos da Engenharia de Software, para o desenvolvimento de soluções de software.

Recado da coordenação do curso

Como gestor(a) de pessoas, não tenha dúvidas: você vai desempenhar um papel crucial nas estratégias de onde estiver. Impulsionar os resultados positivos será parte da sua rotina! O MBA em Gestão de Pessoas Unisinos não apenas vai te preparar a identificar, entender e integrar a gestão de pessoas à estratégia empresarial, mas também a criar processos inovadores, implementar e gerir projetos com resultados. Enriquecido com conhecimentos teóricos, ferramentas práticas e a abordagem do design thinking, você será capaz de aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas no dia a dia da sua organização, criando condições inovadoras para o desenvolvimento do potencial das suas equipes.

Luciane Wolff
Luciane Wolff

Aprenda com os melhores professores do mercado

Sua formação merece o melhor! Aqui, você terá acesso a um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

Por que investir em uma pós da Unisinos?

● Network com quem já está no mercado.

● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.

● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.

● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.

Parcelas

O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.

Pagamento

Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.

Desconto

Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.

Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 28/04 em um dos Cursos de MBAs, MBEs, LLMs e Especializações, na modalidade presencial, no formato de aulas presenciais nos campi ou online ao vivo.

ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

Processo seletivo

01

Faça sua inscrição e realize a matrícula

02

Faça o pagamento da primeira parcela

03

Anexe os documentos solicitados

04

Sua matrícula foi realizada.
Fique atento as informações que serão enviadas!

Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos.

Observações
Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.

* Dispensado para alunos da Unisinos.

Guia do aluno

Guia do aluno

Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.

Baixar
Como você vai aprender

Como você vai aprender

Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.

Conheça

Como chegar na Unisinos?

Porto Alegre

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS

Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS

Ver no mapa

São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei - RS
Ver no mapa

Fale conosco

Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.

Atendimento por e-mail

minhapos@unisinos.br

Atendimento pelo
WhatsApp

+55 51 99995-5572

Atendimento por telefone

+55 (51) 3591-1111

+55 (51) 3037-1000