
Especialização
Arquitetura Comercial
Presencial
Porto Alegre
360 h
Horários de aula
Quintas e Sextas-feiras (18h45 às 22h45), quinzenalmente.
Sábados (8h30 às 12h30), quinzenalmente.
Você pode escolher assistir às aulas no formato online ao vivo ou presencial no campus.
Vá direto para:
Apresentação
Com a nossa Especialização em Arquitetura Comercial, você estará preparado para conceituar e elaborar o programa completo de uma operação comercial e de prestação de serviços. Durante o curso, aprenderá a acompanhar o projeto desde o início até o seu lançamento e, ainda, terá acesso a aulas que abordam projetos complementares, como mobiliário e luminotécnica. Também será capaz de medir e orçar construções e acabamentos, especificando os materiais mais adequados, além de elaborar cronogramas para a execução da obra.
A Pós-Graduação para você se destacar na área de construção de interiores comerciais
Curso atualizado com tendências e novas áreas do mercado.
Aprenda fazendo! Aqui você tem disciplinas com atividades práticas e projeto.
Aulas no formato presencial e online ao vivo, na Sala Conecta com mobiliário inovador e alta tecnologia de transmissão.
Este curso é para você
Profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo, Design ou Engenharia Civil e demais áreas com afinidade, que deseja potencializar o seu percurso formativo em uma área específica voltada à arquitetura comercial. Com a nossa formação, você será um profissional de excelência preparado para se destacar com projetos inovadores e estratégicos.
Confira a estrutura curricular
Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Projeto de Arquitetura Comercial I - Lojas em Shopping (24h)
▼Análise do desenvolvimento de um projeto executivo de programa comercial, enfatizando o detalhe de equipamento e especificações de materiais: conceituação do tema e avaliação do uso e desempenho do espaço comercial. O efeito do espaço na comercialização do produto, na imagem da loja e no usuário; definição da imagem do estabelecimento comercial e seu posicionamento no mercado.
Comércio e Consumo (12h)
▼Relação entre espaço e sistemas simbólicos, significados culturais dos espaços comerciais; percepções, comportamentos e construção de identidades sociais. Estudo do comportamento do consumidor no ponto de venda, abordando aspectos culturais e sociais do comportamento de consumo.
Design Gráfico (24h)
▼Análise da imagem de marca dos estabelecimentos comerciais e sua relação com a arquitetura. Estuda projeto de marcas e programação visual, visando à construção da identidade empresarial. Estuda o princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.
Arquitetura Efêmera e Visual Merchandising (24h)
▼Conceito de arquitetura efêmera e sua aplicação na arquitetura comercial. Materiais e técnicas construtivas adequadas. Visual Merchandising aplicado a arquietura comercial.
Projeto de Arquitetura Comercial II – Restaurantes e Espaços de Alimentação (24h)
▼Projeto de restaurantes: conceituação do tipo do espaço, seu efeito sobre o usuário e seus aspectos técnicos. Processo de elementos caracterizadores de funcionalidade e fluxo, aspectos estéticos e ambientais, cozinhas industriais.
Design de Mobiliário (24h)
▼Análise das origens e a evolução do mobiliário comercial e as tecnologias dos materiais, dos processos produtivos e de fabricação de móveis. Exame da concepção, projeto e desenvolvimento de novas propostas para mobiliário comercial. Estudo do princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.
Desempenho Lumínico e Acústico (24h)
▼A experiência de aprendizagem explora sistemas de iluminação artificial e acústica, analisando os efeitos físicos e psicológicos da luz em ambientes comerciais e as características arquitetônicas geradas. Também aborda a medição lumínica, a propagação sonora, os efeitos do condicionamento e isolamento acústico, além do uso de softwares para cálculos luminotécnicos e de reverberação, estimando projetos luminotécnicos e de isolamento acústico em projetos de arquitetura comercial.
Estratégias Projetuais em Áreas Comerciais de Interesse Histórico-Cultural (24h)
▼Estudo de conceitos, teorias, métodos e legislações para a elaboração de critérios projetuais visando a intervenção em áreas comerciais inseridas em contexto histórico cultural.
Espaços de Saúde e Hotelaria (32h)
▼Estudo de ambientes comerciais ligados à prestação de serviços nas áreas de hotelaria e clínicas de saúde. Análise e entendimento da legislação pertinente à espaços de saúde para aplicação em projetos desta natureza. Estudo da complexidade de fluxos e usos diversos em espaços de saúde e de hotelaria.
Climatização Sustentável (12h)
▼Análise dos componentes do espaço construído considerando padrões de conforto térmico para projeto de espaços comerciais, estudando dispositivos de condicionamento artificial e natural para diferentes atividades comerciais.
Ambiente e Comportamento – Técnicas de Percepção Ambiental e Neuroarquitetura (20h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a compreensão das relações entre o ambiente (construído e/ou natural) e o bem-estar dos indivíduos. A trajetória também contempla o entendimento acerca do conjunto de métodos e técnicas que, a partir de pesquisas aplicadas, fornece insumos para a retroalimentação do processo projetual, da avaliação pós-ocupação (APO) e da Neuroarquitetura.
Design Regenerativo na Arquitetura (das cidades) e as Certificações (20h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a compreensão de conceitos e práticas do design regenerativo, com ênfase no pensamento sistêmico, na arquitetura e no urbanismo. A trajetória também contempla a compreensão sobre métodos de avaliação ambiental no processo de projeto de arquitetura e sua abrangência no mercado contemporâneo, assim como soluções de sustentabilidade para regenerar a natureza, a cultura e a economia.
Eficiência Energética em Espaços Comerciais (20h)
▼Estudo e avaliação da eficiência energética em diferentes segmentos comerciais e de serviços. Avaliação de estratégias passivas de projeto. Iluminação e ventilação natural. Desempenho térmico dos materiais de construção.
Gestão e Marketing na Arquitetura Comercial (16h)
▼A experiência de aprendizagem envolve a compreensão de princípios de gestão do escritório de arquitetura desde a organização e gestão do tempo de trabalho, gestão das pessoas envolvidas até os recursos necessários. A trajetória também inclui o conhecimento sobre os processos, fluxos dos trabalhos e formas de entrega, assim como o contexto de comunicação e marketing visando a abranger todas as etapas do processo.
Materiais, Técnicas Construtivas e Gestão de Obra Comercial (24h)
▼Estudo de técnicas construtivas eficientes e eficazes para a Arquitetura Comercial considerando a rapidez, a montagem e as exigências dessa área do mercado. Tendências e estratégias de design e escolha de materiais. Gestão de obra.
BIM, Visualização Avançada e Fabricação Digital (24h)
▼Conceito de BIM e sua aplicação na arquitetura comercial como recurso para gerenciamento de projetos e obras. Realidade Aumentada e Virtual como tecnologias de apresentação e gerenciamento de projetos e obras. Estudo das tecnologias de Fabricação Digital e sua aplicação na Arquitetura comercial.
Seminários de Arquitetura Comercial (12h)
▼Realização de atividades teórico-práticas aderentes à temática do curso, através do debate de temas contemporâneos e da busca de soluções viáveis para problemas reais. Exercícios de reflexão, análise, interpretação e de síntese dos conhecimentos que compõe o curso, articulando os conteúdos das disciplinas, a fim de desenvolver o pensamento sistêmico e transdisciplinar.
Recado da coordenação do curso
O curso de especialização em Arquitetura Comercial da Unisinos prepara profissionais para atuarem nas principais áreas como: lojas, restaurantes, saúde e hotelaria. A grade curricular é contemporânea, abordando, entre outros, conteúdos como design gráfico e visual merchandising para criação de projetos de identidade visual e comunicação, marketing e gestão organizacional.
Utilizando ferramentas modernas como realidade aumentada, fabricação digital e abordando certificações verdes, o curso fortalece a sustentabilidade. Com professores experientes e parcerias de mercado, propicia a prática, potencializa networking, capacitando profissionais para trabalhar em equipes multidisciplinares, ágeis e adaptáveis ao cenário atual.

Vera Lucia Dutra Mascarello
E-mail: veram@unisinos.br

Debora Becker
E-mail: debecker@unisinos.br
Professores
O corpo docente é formado em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

Alessandra Teribele

Alexandre Santi Viero

Anderson Claudio Dall Alba

Andre Canal Marques

Arlene Lubianca

Daniela da Cunha Mussolini

Débora Becker

Fabricio Farias Tarouco

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Gustavo Lompa Nunes

Hilton Vieira Fagundes

Izabele Colusso

Joana Giugliani

Leandro Dalla Zen

Márcia Azevedo de Lima

Olavo Amaro da Silveira Neto
.jpeg)
Patrícia de Freitas Nerbas

Rafael Ferreira Heissler

Rosane Bauer

Roseli Pantaleão Gessinger

Tiago Melchiades da Silva

Vera Lucia Dutra Mascarello
Por que investir em uma pós da Unisinos?
● Networking com quem já está no mercado.
● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.
● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.
● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.
Público Geral
De 36 x de R$ 594,00 por
36 x de R$ 504,90
Valor total à vista: R$ 14.447,20
Valores válidos até 12/05/2025
Egressos
De 36 x de R$ 534,60 por
36 x de R$ 454,41
Valor total à vista: R$ 13.002,48
Valores válidos até 12/05/2025
Parcelas
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
Pagamento
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Boleto de Cobrança Registrado acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio. A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno, veja as opções e consulte as condições.
Desconto
Desconto não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos. Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matrícula seja efetivada no período indicado na condição da promoção. Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2025 e que realizarem a matrícula em Cursos de pós-graduação Lato Senso, nas modalidades Presencial e EAD.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos. O aluno deverá conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento do seu boleto que deverá ser: Beneficiário: ASSOCIACAO ANTONIO VIEIRA e CNPJ Beneficiário Final: 92.959.006/0008-85.
Processo seletivo
Realize a inscrição
Anexe os documentos
Após a aprovação dos documentos, pague a primeira parcela
Sua matrícula foi realizada.
Fique atento às informações que serão enviadas!
Alunos Estrangeiros:
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido);
- RNM - Registro Nacional Migratório;
- Diploma de Graduação (frente e verso) / histórico ou equivalente (se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido).
Observações:
- Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos;
- Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.
IMPORTANTE: O Diploma de Curso Superior deve ter sua data de emissão anterior ao início do curso de pós-graduação.
* Dispensado para alunos da Unisinos.
Guia do aluno
Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.
Como você vai aprender
Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.
Porto Alegre
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS
Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS
Fale conosco
Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.