Image

Especialização

Arquitetura Comercial

Presencial

Porto Alegre

360 h

Reconhecido pelo MEC

Início: 22/05/2025

Término: 26/10/2026

Horários de aula

Quintas e Sextas-feiras (18h45 às 22h45), quinzenalmente.
Sábados (8h30 às 12h30), quinzenalmente.
Você pode escolher assistir às aulas no formato online ao vivo ou presencial no campus.

36 x de R$ 594,00 15% de desconto

36 x de R$ 504,90

Mais opções

Apresentação

Com a nossa Especialização em Arquitetura Comercial, você estará preparado para conceituar e elaborar o programa completo de uma operação comercial e de prestação de serviços. Durante o curso, aprenderá a acompanhar o projeto desde o início até o seu lançamento e, ainda, terá acesso a aulas que abordam projetos complementares, como mobiliário e luminotécnica. Também será capaz de medir e orçar construções e acabamentos, especificando os materiais mais adequados, além de elaborar cronogramas para a execução da obra.

A Pós-Graduação para você se destacar na área de construção de interiores comerciais

Curso atualizado com tendências e novas áreas do mercado.

Aprenda fazendo! Aqui você tem disciplinas com atividades práticas e projeto.

Aulas no formato presencial e online ao vivo, na Sala Conecta com mobiliário inovador e alta tecnologia de transmissão.

Este curso é para você

Profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo, Design ou Engenharia Civil e demais áreas com afinidade, que deseja potencializar o seu percurso formativo em uma área específica voltada à arquitetura comercial. Com a nossa formação, você será um profissional de excelência preparado para se destacar com projetos inovadores e estratégicos.

Confira a estrutura curricular

Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Disciplina reformulada

Projeto de Arquitetura Comercial I - Lojas em Shopping (24h)

Análise do desenvolvimento de um projeto executivo de programa comercial, enfatizando o detalhe de equipamento e especificações de materiais: conceituação do tema e avaliação do uso e desempenho do espaço comercial. O efeito do espaço na comercialização do produto, na imagem da loja e no usuário; definição da imagem do estabelecimento comercial e seu posicionamento no mercado.

Comércio e Consumo (12h)

Relação entre espaço e sistemas simbólicos, significados culturais dos espaços comerciais; percepções, comportamentos e construção de identidades sociais. Estudo do comportamento do consumidor no ponto de venda, abordando aspectos culturais e sociais do comportamento de consumo.

Design Gráfico (24h)

Análise da imagem de marca dos estabelecimentos comerciais e sua relação com a arquitetura. Estuda projeto de marcas e programação visual, visando à construção da identidade empresarial. Estuda o princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.

Arquitetura Efêmera e Visual Merchandising (24h)

Conceito de arquitetura efêmera e sua aplicação na arquitetura comercial. Materiais e técnicas construtivas adequadas. Visual Merchandising aplicado a arquietura comercial.

Projeto de Arquitetura Comercial II – Restaurantes e Espaços de Alimentação (24h)

Projeto de restaurantes: conceituação do tipo do espaço, seu efeito sobre o usuário e seus aspectos técnicos. Processo de elementos caracterizadores de funcionalidade e fluxo, aspectos estéticos e ambientais, cozinhas industriais.

Design de Mobiliário (24h)

Análise das origens e a evolução do mobiliário comercial e as tecnologias dos materiais, dos processos produtivos e de fabricação de móveis. Exame da concepção, projeto e desenvolvimento de novas propostas para mobiliário comercial. Estudo do princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.

Desempenho Lumínico e Acústico (24h)

A experiência de aprendizagem explora sistemas de iluminação artificial e acústica, analisando os efeitos físicos e psicológicos da luz em ambientes comerciais e as características arquitetônicas geradas. Também aborda a medição lumínica, a propagação sonora, os efeitos do condicionamento e isolamento acústico, além do uso de softwares para cálculos luminotécnicos e de reverberação, estimando projetos luminotécnicos e de isolamento acústico em projetos de arquitetura comercial.

Estratégias Projetuais em Áreas Comerciais de Interesse Histórico-Cultural (24h)

Estudo de conceitos, teorias, métodos e legislações para a elaboração de critérios projetuais visando a intervenção em áreas comerciais inseridas em contexto histórico cultural.

Espaços de Saúde e Hotelaria (32h)

Estudo de ambientes comerciais ligados à prestação de serviços nas áreas de hotelaria e clínicas de saúde. Análise e entendimento da legislação pertinente à espaços de saúde para aplicação em projetos desta natureza. Estudo da complexidade de fluxos e usos diversos em espaços de saúde e de hotelaria.

Climatização Sustentável (12h)

Análise dos componentes do espaço construído considerando padrões de conforto térmico para projeto de espaços comerciais, estudando dispositivos de condicionamento artificial e natural para diferentes atividades comerciais.

Ambiente e Comportamento – Técnicas de Percepção Ambiental e Neuroarquitetura (20h)

A experiência de aprendizagem envolve a compreensão das relações entre o ambiente (construído e/ou natural) e o bem-estar dos indivíduos. A trajetória também contempla o entendimento acerca do conjunto de métodos e técnicas que, a partir de pesquisas aplicadas, fornece insumos para a retroalimentação do processo projetual, da avaliação pós-ocupação (APO) e da Neuroarquitetura.

Design Regenerativo na Arquitetura (das cidades) e as Certificações (20h)

A experiência de aprendizagem envolve a compreensão de conceitos e práticas do design regenerativo, com ênfase no pensamento sistêmico, na arquitetura e no urbanismo. A trajetória também contempla a compreensão sobre métodos de avaliação ambiental no processo de projeto de arquitetura e sua abrangência no mercado contemporâneo, assim como soluções de sustentabilidade para regenerar a natureza, a cultura e a economia.

Eficiência Energética em Espaços Comerciais (20h)

Estudo e avaliação da eficiência energética em diferentes segmentos comerciais e de serviços. Avaliação de estratégias passivas de projeto. Iluminação e ventilação natural. Desempenho térmico dos materiais de construção.

Gestão e Marketing na Arquitetura Comercial (16h)

A experiência de aprendizagem envolve a compreensão de princípios de gestão do escritório de arquitetura desde a organização e gestão do tempo de trabalho, gestão das pessoas envolvidas até os recursos necessários. A trajetória também inclui o conhecimento sobre os processos, fluxos dos trabalhos e formas de entrega, assim como o contexto de comunicação e marketing visando a abranger todas as etapas do processo.

Materiais, Técnicas Construtivas e Gestão de Obra Comercial (24h)

Estudo de técnicas construtivas eficientes e eficazes para a Arquitetura Comercial considerando a rapidez, a montagem e as exigências dessa área do mercado. Tendências e estratégias de design e escolha de materiais. Gestão de obra.

BIM, Visualização Avançada e Fabricação Digital (24h)

Conceito de BIM e sua aplicação na arquitetura comercial como recurso para gerenciamento de projetos e obras. Realidade Aumentada e Virtual como tecnologias de apresentação e gerenciamento de projetos e obras. Estudo das tecnologias de Fabricação Digital e sua aplicação na Arquitetura comercial.

Seminários de Arquitetura Comercial (12h)

Realização de atividades teórico-práticas aderentes à temática do curso, através do debate de temas contemporâneos e da busca de soluções viáveis para problemas reais. Exercícios de reflexão, análise, interpretação e de síntese dos conhecimentos que compõe o curso, articulando os conteúdos das disciplinas, a fim de desenvolver o pensamento sistêmico e transdisciplinar.

Recado da coordenação do curso

O curso de especialização em Arquitetura Comercial da Unisinos prepara profissionais para atuarem nas principais áreas como: lojas, restaurantes, saúde e hotelaria. A grade curricular é contemporânea, abordando, entre outros, conteúdos como design gráfico e visual merchandising para criação de projetos de identidade visual e comunicação, marketing e gestão organizacional.

Utilizando ferramentas modernas como realidade aumentada, fabricação digital e abordando certificações verdes, o curso fortalece a sustentabilidade. Com professores experientes e parcerias de mercado, propicia a prática, potencializa networking, capacitando profissionais para trabalhar em equipes multidisciplinares, ágeis e adaptáveis ao cenário atual.

Vera Lucia Dutra Mascarello
Vera Lucia Dutra Mascarello
Debora Becker
Debora Becker

Professores

O corpo docente é formado em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

Por que investir em uma pós da Unisinos?

● Networking com quem já está no mercado.

● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.

● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.

● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.

Público Geral

De 36 x de R$ 594,00 por

36 x de R$ 504,90

Valor total à vista: R$ 14.447,20

Valores válidos até 12/05/2025

Mais condições de pagamento

Egressos

De 36 x de R$ 534,60 por

36 x de R$ 454,41

Valor total à vista: R$ 13.002,48

Valores válidos até 12/05/2025

Mais condições de pagamento

Parcelas

O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.

Pagamento

Para pagamento, o aluno deve utilizar o Boleto de Cobrança Registrado acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio. A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno, veja as opções e consulte as condições.

Desconto

Desconto não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos. Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matrícula seja efetivada no período indicado na condição da promoção. Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2025 e que realizarem a matrícula em Cursos de pós-graduação Lato Senso, nas modalidades Presencial e EAD.

ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos. O aluno deverá conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento do seu boleto que deverá ser: Beneficiário: ASSOCIACAO ANTONIO VIEIRA e CNPJ Beneficiário Final: 92.959.006/0008-85.

Processo seletivo

01

Realize a inscrição

02

Anexe os documentos

03

Após a aprovação dos documentos, pague a primeira parcela

04

Sua matrícula foi realizada.
Fique atento às informações que serão enviadas!

- Carteira de Identidade
- Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento)
- Diploma de Graduação (frente e verso)
- Fotocópia do CPF do(a) Estudante

Alunos Estrangeiros:

  • Registro Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido);
  • RNM - Registro Nacional Migratório;
  • Diploma de Graduação (frente e verso) / histórico ou equivalente (se em outra língua não sendo português ou espanhol, precisa apresentar o documento original e o traduzido).

Observações:

  • Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (atendimento@unisinos.br), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos;
  • Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.

IMPORTANTE: O Diploma de Curso Superior deve ter sua data de emissão anterior ao início do curso de pós-graduação.

* Dispensado para alunos da Unisinos.

Guia do aluno

Guia do aluno

Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.

Baixar
Como você vai aprender

Como você vai aprender

Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.

Conheça

Como chegar na Unisinos?

Porto Alegre

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS

Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS

Ver no mapa

São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei - RS
Ver no mapa

Fale conosco

Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.

Atendimento por e-mail

minhapos@unisinos.br

Atendimento pelo
WhatsApp

+55 51 30379060

Atendimento por telefone

+55 (51) 3591-1111

+55 (51) 3037-1000