Pós Graduação Unisinos - Gestão e Negócios - EAD
Especialização

Gestão e Negócios

EAD

Período

Início: 05/08/2024
Término: 18/07/2025

Local

Online

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A Especialização em Gestão e Negócios tem como objetivo capacitar egressos de áreas de formação diversa que buscam obter ou ampliar conhecimentos na área da gestão para atuarem eficazmente nos negócios.

O Curso está estruturado em disciplinas que envolvem o entendimento da evolução da gestão com a abordagem de conceitos clássicos até o estado da arte, bem como as tendências que se apresentam para o mundo dos negócios. Aborda as principais áreas da gestão, possibilitando formar profissionais capazes de promoverem a transformação de realidades organizacionais e sociais, sendo agentes de mudança orientados por princípios éticos e por uma visão sistêmica para o desenvolvimento de estratégias competitivas frente às contingências do atual cenário global dos negócios.

O projeto integra o portfólio de Especializações lato senso da UNISINOS, a serem ofertadas na modalidade EaD, na qual o conjunto de disciplinas do Curso é ofertado de maneira 100% online. Com isso, a Universidade visa a um público que tem o desejo de se qualificar profissionalmente e, por diferentes motivos, opta por uma Pós-Graduação a distância. É importante destacar que o projeto busca oportunizar ao aluno uma trajetória acadêmica fortemente relacionada ao seu contexto profissional.


Para quem

Profissionais com curso superior, oriundos de quaisquer áreas de conhecimento, que busquem formação continuada e aperfeiçoamento em gestão e negócios.


A qualificação profissional pós-curso

Ao final do Curso, o aluno deverá demonstrar competências para:


• Aprimorar a capacidade de liderança e tomada de decisão em ambientes empresariais complexos, através do entendimento e aplicação da gestão estratégica e governança corporativa.
• Compreender o funcionamento do sistema econômico, os instrumentos de política econômica e o ambiente de negócios internacional, visando elaborar cenários econômicos para a tomada de decisões nas empresas ou nas organizações.
• Conhecer elementos teóricos de fundamentação da Ética, ressignificados diante do contexto pós-industrial, com o objetivo de qualificar práticas profissionais e processos de gestão no âmbito da responsabilidade socioambiental.
• Integrar efetivamente inovações tecnológicas na gestão de operações e logística, impulsionando a eficiência e a competitividade organizacional.
• Abordar os principais contextos da contabilidade de forma estratégica e unificada, onde o reflexo da gestão aplicada, impacta nos resultados gerais da organização.

Coordenação do Curso

Rosana Roth

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: rosanar@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Gestão Estratégica e Governança Corporativa (30h) keyboard_arrow_down

Aprimorar a capacidade de liderança e tomada de decisão em ambientes empresariais complexos, através do entendimento e aplicação da gestão estratégica e governança corporativa.

Ética e Responsabilidade socioambiental no contexto pós-industrial (30h) keyboard_arrow_down

Desenvolver o estudo da Ética e dos princípios da Sustentabilidade, ressignificados diante dos desafios do contexto pós-industrial, contribuindo para a formação continuada dos envolvidos, com o intuito de agregar ferramentas conceituais que qualifiquem suas práticas profissionais no espaço das organizações e nos fazeres negociais.

Cenários Econômicos e Tendências (30h) keyboard_arrow_down

Compreender o funcionamento do sistema econômico, os instrumentos de política econômica e o ambiente de negócios internacional, visando elaborar cenários econômicos para a tomada de decisões nas empresas ou nas organizações.

Inovação tecnológica para gestão de operações e logística (30h) keyboard_arrow_down

Integrar efetivamente inovações tecnológicas na gestão de operações e logística, impulsionando a eficiência e a competitividade organizacional.

Gestão Contábil e Financeira (30h) keyboard_arrow_down

Abordar os principais contextos da contabilidade de forma estratégica e unificada, onde o reflexo da gestão aplicada, impacta nos resultados gerais da organização.

Inovação e Empreendedorismo em Ação: Competências e Ferramentas (30h) keyboard_arrow_down

Explorar conceitos, competências e ferramentas para um comportamento empreendedor em organizações, na busca de inovações e consequente vantagem competitiva sustentável. Mobilizar o pensar e agir inovador da proposta de valor, passando pela modelagem de negócios e teste de hipóteses (lean startup).

Liderança e Gestão de Pessoas (30h) keyboard_arrow_down

Abordar temas tradicionais e emergentes sobre o desenvolvimento de lideranças e gestão de pessoas como premissas para a elaboração de políticas e práticas que articulem as necessidades organizacionais e dos colaboradores para obtenção de resultados empresariais.

Estratégias de Marketing e Vendas na era Digital (30h) keyboard_arrow_down

Entender os processos de marketing e vendas considerando a experiência do cliente como protagonista nesses processos gerando valor aos produtos e serviços na era digital.

Negócios Internacionais (30h) keyboard_arrow_down

Entender os motivadores organizacionais para a internacionalização das empresas com o estudo dos modos de entrada em mercados externos e analisar as variáveis do ambiente para construção de estratégias de marketing internacional.

Análise de Dados para Tomada de Decisão (30h) keyboard_arrow_down

Dominar a interpretação de diversas representações visuais e tecnologias habilitadoras para extrair e comunicar insights cruciais à tomada de decisão e gestão eficaz de negócios.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis (30h) keyboard_arrow_down

Demonstrar a compreensão e capacidade de utilização dos fundamentos do gerenciamento de projetos

Transformação Digital (30h) keyboard_arrow_down

Analisar como a transformação digital muda os processos de valor, visando compreender aspectos essenciais da competitividade do negócio digital.

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 segundo semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.

Matrículas antecipadas até o dia 07/07 tem desconto* no pagamento à vista ou no parcelamento.

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.
* confira as condições do desconto promocional em orientações financeiras.

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.574,70 25% R$ 1.181,03
12 R$ 835,20 25% R$ 626,40
18 R$ 575,10 20% R$ 460,08
24 R$ 445,50 20% R$ 356,40
30 ---- - ----
36 ---- - ----

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.749,67 25% R$ 1.312,25
12 R$ 928,00 25% R$ 696,00
18 R$ 639,00 20% R$ 511,20
24 R$ 495,00 20% R$ 396,00
30 ---- - ----
36 ---- - ----

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.


DESCONTO
Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.


Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no segundo semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 07/07/2024 em um dos Cursos de MBAs e Especializações, na modalidade EAD ou EAD formato híbrido.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Gestão e Negócios tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Alexandre Pereira

Alexandre Pereira

Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.

Currículo Lattes
Alexandre Viegas Da Silva

Alexandre Viegas Da Silva

Professor e Articulador Lato Sensona Escola de Gestão e Negócios da Unisinos . Atua na Coordenação de MBAs e é membro do Comitê da Acreditação. Graduado em Comunicação Social: Jornalismo, possui MBA em Marketing Estratégico e Vendas e MBA em Comportamento Organizacional e é Mestre em Administração.

Currículo Lattes
Angélica Massuquetti

Angélica Massuquetti

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ, com período sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora no PPG em Economia, Editora Assistente da Revista Perspectiva Econômica e Colíder do Grupo de Pesquisa: Integração Internacional.

Currículo Lattes
Cláudia de Salles Stadlober

Cláudia de Salles Stadlober

Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Doutora em Educação pela PUC-RS (2010). Atualmente é professora integral da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua como coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina e professora do curso, professora do curso de administração, nas atividades de gestão em saúde, intraempreendedorismo, gestão de pessoas e diversidade e de empreendedorismo e inovação. Conselheira federal do CFA - 2015 a 2022. Diretora de formação Profissional no CFA. Foi Presidente do CRARS 2011 - 2014, Foi Diretora de Publicações da ANGRAD e consultora - Alta Consultoria e Gestão em Saúde.

Currículo Lattes
Cristina Orsolin Klingenberg

Cristina Orsolin Klingenberg

Professora há mais de 20 anos nas áreas de Estratégia, Inovação e Gestão de Operações na Escola de Gestão e Negócios e na Escola Politécnica na Unisinos. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada no Grupo de Pesquisa para Modelagem e Aprendizagem (GMAP). Atuou por mais de 10 anos em grandes empresas como BRAHMA, CLARO e PETROBRAS, nas áreas de Produção, Logística e Gestão de Projetos. Fez doutorado sanduíche na Technische Universität Kaiserslautern na Alemanha. Publicou em periódicos de alto impacto, tais como Journal of Manufacturing Technology, Technology in Society e Agricultural Systems. Temas de interesse: Indústria 4.0, transformação digital, plataformas digitais, transformações tecnológicas e estratégia de operações, agronegócio.

Currículo Lattes
Fernanda Pagliarini Zilles

Fernanda Pagliarini Zilles

Possui experiência de mais 15 anos em pesquisa de mercado e desde 2008 atua também como consultora, desenvolvendo projetos e treinamentos customizados na área de vendas, tendo ministrado treinamentos em empresas como Tramontina, Colombo, Vipal Borrachas, Boticário, entre outras.

Currículo Lattes
Laércio Antônio Pilz

Laércio Antônio Pilz

Bacharel em Filosofia e Doutor em Educação

Currículo Lattes
Luciana Maines Da Silva

Luciana Maines Da Silva

Doutora em Administração. Professora da Escola de Gestão e Negócios, nas disciplinas de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Possui experiência profissional em empresas do setor financeiro, metalúrgico e serviços, de médio e grande porte. Atualmente exerce a função de coordenadora acadêmica na UNISINOS

Currículo Lattes
Luciane Wolff

Luciane Wolff

Psicóloga, Administradora de Empresas, Professora e Consultora em Gestão de Pessoas. Atua como docente na Graduação de Psicologia e Medicina, MBAs na área de Gestão e Negócios, e na coordenação do MBA em Gestão de Pessoas e Pós-MBA em Inteligência Emocional para a carreira e performance nos Negócios, na Unisinos. Realiza atendimentos individuais em psicologia, capacitação para grupos e consultoria para empresas. Estuda sobre saúde ocupacional, psicologia cognitiva comportamental e psicologia positiva, além de temas sobre gestão e desenvolvimento de pessoas para a vida e trabalho. É Doutora em Psicologia Clínica, cursando especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Cursou Mestrado Profissional em Gestão e Negócios, especialização em Gestão Empresarial. Possui Certificação em Coaching Executivo Ontológico e Metodologia PROSCI para Gestão da Mudança.

Currículo Lattes
Priscila Bordin

Priscila Bordin

Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2007). Atua no mercado financeiro e em consultoria empresarial com foco em finanças, custos, orçamentos e estoques. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos nos cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios e do MBA em Gestão e Negócios. Tem experiência na área de Controladoria e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade, Custos e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, contabilidade, investimentos, microeconomia, gestão financeira, preço, estoques, rentabilidade e orçamento empresarial. Professora visitante da FISUL - Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - no RS no curso de MBA em Gestão de Cooperativas. Professora visitante da UNIDAVI - Universidade do Rio do Sul em SC no curso de Especialização em Cooperativismo.

Currículo Lattes
Rafael Guidotti Noble

Rafael Guidotti Noble

Professor e pesquisador na Unisinos, colaborador do Capítulo Rio Grande do Sul do IBGC, possui Curso de Governança em Empresas Familiares (IBGC, 2015), conta com mais de vinte anos de experiência em atividades profissionais de auditoria e consultoria empresarial com ênfase na gestão tributária, de custos e governança corporativa.

Currículo Lattes
Rosana Roth

Rosana Roth

Possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é proprietária - ROTH ASSESSORIA EMPRESARIAL. CNPJ.: 18.501.240/0001-35. Professora dos cursos de graduação e de lato senso e coordenadora da Especialização em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos .Tem experiência de 30 anos na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER

[GERAL] Rodapé