Pós Graduação Unisinos - Design Estratégico: Inovação e Cultura Criativa - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Design Estratégico: Inovação e Cultura Criativa

Presencial - Porto Alegre

Período

Início: 13/09/2024
Término: 15/09/2026

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula

Quinzenalmente

Carga horária

360 horas.

Horários de aula

Nas sextas-feiras, das 18h45 às 21h45 e aos sábados, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

Da projetação de produtos e serviços para as mais variadas realidades sociais à geração de novos modelos de negócios, o Design, cada vez mais, tem o desafio de dialogar com diferentes perspectivas no dia a dia das pessoas. A Especialização em Design Estratégico: Inovação e Cultura Criativa busca orientar e acelerar a carreira profissional em direção à liderança a fim de propor intervenções sustentáveis, socialmente responsáveis e, principalmente, inovadoras.

Ao longo de todos os semestres, o aluno vai estar em contato com um corpo docente especializado e reconhecido pelo mercado e academia, em suas respectivas áreas de conhecimento, além da oportunidade de ser instigado a produzir soluções criativas a partir de desafios práticos por demandas de organizações, da sociedade e do mercado.

A Especialização em Design Estratégico alia a teoria com a prática impulsionando a capacidade de invenção, criatividade e transformação do mercado e sociedade.

 

Para quem

Profissionais com curso superior, formados nas áreas de Design, Administração, Inovação, Gestão, Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Sociais, Arquitetura, Moda, Publicidade e Propaganda e Comunicação, assim como profissionais de demais áreas que encontrem, em seu dia a dia, oportunidade e desafios para promoverem inovação em seus diversos contextos de trabalho em organizações. O público deste curso, portanto, está menos relacionado a cursos específicos de graduação, e mais ao tipo de desafio que esse profissional encontra.


A qualificação profissional pós-curso

O aluno vai ter diversas competências que podem ajudar no seu crescimento profissional em direção à liderança em cargos de criação e inovação, tais como: promover o desenvolvimento sustentável e seu impacto social; identificar oportunidades de criação de negócios para diferentes realidades, organizações, e ecossistemas; desenvolver projetos em design estratégico e liderar equipes de design e inovação, promovendo a cultura de design para florescimento de criação no mercado de trabalho ou acadêmico.

Coordenação do Curso


Melissa Merino Lesnovski

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: melissal@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Cultura e Desafios do Design na Contemporaneidade (15h)

História, Teorias e Métodos do Design (18h)

Workshop I (24h)

Design Estratégico e Sistema Produto-Serviço (15h)

Design para Inovação Social, Sustentabilidade e Pluriversos (18h)

Processos Criativos (15h)

Consumo e Tendências (15h)

Metadesign, Cenários Futuros e Design-Driven Innovation (18h)

Design Especulativo e Design Visions: Apresentação e Materialidade (18h)

Workshop II (30h)

Human-Centered Design e Design para Diversidade, Equidade e Inclusão (18h)

Métodos Etnográficos (18h)

Design para Experiência e Design para Emoção (24h)

Design Leadership (24h)

Design Ops e Gestão do Design (24h)

Workshop III (24h)

Design Territorial (18h)

Estratégia, Inovação, Empreendedorismo e Modelagem de Negócios (24h)

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 segundo semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, 24, 30 ou 36 vezes com juros.

Matrículas antecipadas até o dia 04/08 tem desconto* no pagamento à vista ou no parcelamento. 

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento. 

* confira as condições do desconto promocional em orientações financeiras.

 
 

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.573,25 25% R$ 1.929,94
12 R$ 1.365,30 25% R$ 1.023,98
18 R$ 939,60 20% R$ 751,68
24 R$ 727,20 20% R$ 581,76
30 R$ 600,30 20% R$ 480,24
36 R$ 515,70 20% R$ 412,56

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.859,17 25% R$ 2.144,38
12 R$ 1.517,00 25% R$ 1.137,75
18 R$ 1.044,00 20% R$ 835,20
24 R$ 808,00 20% R$ 646,40
30 R$ 667,00 20% R$ 533,60
36 R$ 573,00 20% R$ 458,40

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no segundo semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 04/08 em um dos Cursos de MBAs, LLMs e Especializações, na modalidade presencial, no formato de aulas presenciais nos campi ou online ao vivo.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Design Estratégico: Inovação, Transformação e Cultura Projetual tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Bruno Anicet Bittencourt

Bruno Anicet Bittencourt

Doutor em Administração - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS) com período como pesquisador visitante na Kedge Business School (França) e na University of Bologna/UNIBO (Itália). Atualmente é coordenador do Curso de Administração - Gestão para Inovação e Liderança (GIL) na UNISINOS. Possui experiência como gestor e consultor nas áreas de inovação e educação em empresas, ONGS, universidade e governo. Tem como temas de interesse: Clusters, Redes e Ecossistemas de Inovação, Orquestração, Liderança e Competências e Inovação Social.

Currículo Lattes
Dinara Dal Pai

Dinara Dal Pai

Formada em Desenho Industrial - Programação Visual, atuou como diretora de arte na Agência de Endomarketing Happy House Brasil, designer sênior no escritório GADdesign e coordenadora da equipe de criação da Agência Sarau Comunicação. Mestre em Design Estratégico e professora dos cursos de Design e Moda da UNISINOS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS.

Currículo Lattes
Fabricio Farias Tarouco

Fabricio Farias Tarouco

Pós-doutorado (CNPq) em Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento na Universidade Complutense de Madri (ESPANHA). Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico (UNISINOS). Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informativos na Universidade de Zaragoza (ESPANHA). É Graduado em Design Gráfico (UFPEL) e em Análise de Sistemas (UCPEL) e Especialista em Informática na Educação (UCPEL). Na UNISINOS, atua como Coordenador e Professor do Bacharelado em Design e como Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Design, além de dar aulas em diversos cursos de Especialização. Possui experiência nas áreas de Design Estratégico, Cidades Criativas, Smart Cities, Turismo, Experiências Urbanas e Posicionamento Territorial.

Currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

Currículo Lattes
Guilherme Caon

Guilherme Caon

Publicitário e mestre em Comunicação, atua na Unisinos e no mercado com estratégia de branding, linguagem visual, criatividade, e com. digital. é consultor nesses assuntos para diversas marcas.

Currículo Lattes
Guilherme Englert Corrêa Meyer

Guilherme Englert Corrêa Meyer

Possui Pós-Doutorado, Doutorado em Design, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Especialização em Ensino de Artes Visuais e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto. É professor e pesquisador do PPG em Design da Unisinos, lecionando e orientando em todos os níveis acadêmicos. Tem desenvolvido pesquisas sobre a relação entre o design estratégico e o Antropoceno, sobre o papel da prototipagem na construção de conhecimento em design estratégico ambos a partir da perspectiva sociotécnica dos Estudos da Ciência e Tecnologia.

Currículo Lattes
Melissa Merino Lesnovski

Melissa Merino Lesnovski

Doutora em Design Estratégico, MBA em Comunicação e Marketing e graduada em Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu sua carreira no design estratégico para a camada digital, projetando estratégias e presenças para marcas nacionais e internacionais. Hoje, desenvolve projetos de consultoria no Instituto para Inovação em Educação.

Currículo Lattes
Paulo Henrique da Rocha Bittencourt

Paulo Henrique da Rocha Bittencourt

Consultor de empresas nas áreas de design e comunicação, com ênfase em processos de inovação social e cultural. Doutor em Design pela UNISINOS e especialista em International Corporate Communication pela Syracuse University/Aberje.

Currículo Lattes

[GERAL] Rodapé