- URL do formulário de inscrição: https://inscricaopos.unisinos.br
- ID modal de registro interesse Rubeus: 92
%%MODALIDADE%%
%%NOME_CURSO%%
Seja um líder completo e impulsione a transformação digital onde você estiver.
%%TOPO_TURMA_CONFIRMADA%%
%%LOCALIDADE%%
%%TOPO_PERIODICIDADE_AULAS%%
%%TOPO_CARGA_HORARIA%%
Reconhecido pelo MEC
%%ESCOLA%%
Horários de aula
Em breve mais informações.
%%TOPO_VALORES%%
%%BOTAO_INSCRICAO%%
%%BOTAO_INTERESSE%%
Vá direto para:
Apresentação
Aproveite as oportunidades de transformação digital e melhore a competitividade de sua empresa.
A Pós-Graduação para quem quer liderar a transformação digital
Gestão estratégica de negócios
Segurança da informação
Tomada de decisão baseada em dados
Transformação digital
Este curso é para você
Gestor(a) e líder de projetos em TI, executivo(a) e empreendedor, profissional de TI, consultor(a) e especialista interessados em avançar na carreira desenvolvendo as competências certas para liderar a transformação digital, implementar estratégias de inovação, e tomar decisões baseadas em dados. Este MBA é ideal para quem busca aprimorar habilidades de gestão, governança de TI, e marketing digital.
Confira a estrutura curricular
Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Gestão Estratégica de Negócios (20h)
▼Modelagem e gestão de negócios com foco em sustentabilidade e eficácia estratégica. Evolução do pensamento estratégico e a aplicação do método PDCL (Planejar-Executar-Verificar-Aprender) para definição de estratégias e sua adaptação às mudanças de cenários, garantindo uma gestão alinhada às expectativas das partes interessadas.
Transformação Digital (24h)
▼Evolução das tecnologias digitais, desde a Web 1.0 até a emergente Web 3.0, explorando seu impacto transformador nas empresas e na sociedade. Identifica oportunidades e desafios apresentados pelas novas tecnologias. Conceitos-chave da transformação digital na Economia do Conhecimento e promove a discussão sobre novos modelos de negócio e formas de monetização.
Data Science e Tomada de Decisão Baseada em Dados (28h)
▼Desenvolvimento de competências para utilizar ciência de dados no contexto empresarial. Fundamentos de data science aplicados aos negócios, com vistas a aumentar a competitividade no mercado por meio de análise de dados nos processos decisórios informacionais. Gerenciamento de desafios na condução de projetos analíticos com aplicação de técnicas e ferramentas para tomadas de decisões baseadas em dados.
Análise e Solução de Problemas de Negócios (16h)
▼Competências para identificação, diagnóstico e solução de problemas empresariais de forma criativa e inovadora, com a utilização de análises de evidências empíricas com metodologias, técnicas e ferramentas específicas, incluindo o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). Conceitos e tipologias de problemas de gestão. Pensamento crítico para a aplicação de ferramentas analíticas para otimizar a tomada de decisões e a busca de soluções para problemas de negócios estruturados.
Modelos de Maturidade em Gestão de Negócios (16h)
▼Estudo dos modelos de maturidade em gestão de negócios e sua aplicação nas empresas. Avaliação e diagnóstico do nível de maturidade organizacional em gestão empresarial, utilizando metodologias para medição, ferramentas de diagnóstico e auditoria. Gestão de mudanças organizacionais para transição entre diferentes níveis de maturidade, com o desenvolvimento de planos de ação para melhoria contínua e aumento da maturidade organizacional, utilizando estudos de caso e simulações em empresas reais.
Ambidestria Organizacional (16h)
▼Gerenciamento da eficiência operacional e da inovação disruptiva para a sustentação de vantagem competitiva em mercados dinâmicos. Métodos de análise, projeto e implementação de estratégias que integrem a melhoria contínua com iniciativas de inovação. Conceitos de ambidestria organizacional, gestão e liderança de mudanças e a convergência estratégica de polaridades entre gestão de processos e inovação.
Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Negócio (16h)
▼Análise e integração das operações de TI ao núcleo estratégico das empresas por meio de conceitos e modelos de alinhamento estratégico, frameworks específicos, e práticas de governança de TI. Identificação de oportunidades de prestação de serviços de TI que potencializam a transformação digital. Análise de como a tecnologia pode servir como diferencial competitivo, enfatizando a gestão e o planejamento tático de TI que se alinham
Framework Business Analysis Body of Knowledge (BABOK) e Formação de Analistas de Negócios (16h)
▼Conceitos e práticas da análise de negócios conforme o framework BABOK. Desenvolvimento de competências para elicitar, analisar, documentar e validar requisitos de negócio, além de definir e implementar estratégias eficientes para a melhoria de processos organizacionais. Funções e papéis dos analistas de negócios, técnicas de elicitação e modelagem de processos e avaliação de soluções e planejamento de implementação em contextos empresariais.
Governança Corporativa de Tecnologia da Informação (24h)
▼Fundamentos e importância da governança de TI nas empresas contemporâneas. Desenvolvimento de competências para planejar taticamente a TI, gerenciar riscos e avaliar a maturidade da governança de TI em diferentes contextos empresariais. Apresenta os fundamentos da aplicação de compliance, ética e os principais guias de mercado para governança de TI.
Marketing, Negociação, Comercialização e Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação (24h)
▼Conceitos fundamentais de marketing de serviços específicos para TI, técnicas de negociação e estratégias eficazes de comercialização. Gestão de contratos de serviços de TI, com aplicação de princípios de gestão que maximizam a eficácia operacional e estratégica em suas empresas. Aspectos legais para garantir o cumprimento dos cenários regulatórios e éticos da indústria de TI.
Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços Digitais (16h)
▼Gerenciamento do ciclo de vida de produtos de software, desde a concepção até a manutenção. Abordagens de metodologias para o desenvolvimento de software e gestão de requisitos. Gestão da qualidade do software. Aspectos regulatórios da indústria brasileira de software.
Segurança da Informação e Cyber Segurança (24h)
▼Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Conceito de segurança da informação. Modelos, frameworks, metodologias, tecnologias de referência e normas de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques, vulnerabilidades, ameaças e impactos. Gestão de riscos de segurança da informação e resiliência cibernética.
Governança, Privacidade e Proteção de Dados (16h)
▼Desafios das exigências legais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e outras leis e regulamentações afins. Adaptação das empresas para cumprir essas normativas, incorporando medidas administrativas e técnicas necessárias. Análise de riscos associados à privacidade e proteção de dados para a gestão consciente e segura das informações em ambientes de negócios.
Liderança de Equipes de Alto Desempenho (24h)
▼Desenvolvimento de competências de liderança de equipes para a excelência e resultados sustentáveis. Modelos contemporâneos de liderança, o perfil ideal de um líder e as competências-chave da liderança eficaz para a mobilização e engajamento de equipes para alcançar alto desempenho de forma consistente.
Aplicações de Inteligência Artificial (20h)
▼Aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) no ambiente empresarial. Conceitos para utilização de modelos de IA com ML em problemas de decisão gerencial. Estudos de casos de implementação da IA para resolver desafios empresariais.
Gerenciamento de Projetos com Metodologias Ágeis (24h)
▼Aplicação de metodologias ágeis no gerenciamento de processos e projetos, transformando a maneira como as empresas respondem à dinâmica de mercados modernos. Entendimento do Manifesto Ágil, que é a base filosófica das práticas ágeis, para exploração de metodologias ágeis específicas. Implementação dessas metodologias para melhorar a eficiência, a adaptabilidade e a colaboração em projetos.
Tecnologias Emergentes (16h)
▼Inovações em TI e sua aplicação em ambientes empresariais. Análise de tendências emergentes, avaliando seu impacto na estratégia e operação das empresas. Estudos de caso e projetos de modelos de negócio e modelos de gestão que integram soluções tecnológicas avançadas para promover a transformação digital e a competitividade no mercado.
Pensamento Sistêmico e Solução de Problemas Complexos (24h)
▼Fundamentos do pensamento sistêmico no contexto empresarial. Teorias da complexidade, modelos mentais e as cinco disciplinas das learning organizations necessárias para reconhecer e abordar problemas organizacionais complexos. Uso do pensamento sistêmico para projetar soluções inovadoras, desenvolver visão compartilhada para engajamento coletivo e melhorar a comunicação para facilitar a aprendizagem em equipe e o domínio pessoal. Identificação de padrões de comportamento e correlacionar variáveis dentro de um sistema, permitindo a criação de cenários futuros e a implementação de estratégias eficazes para problemas complexos.
%%BOTAO_INSCRICAO%%
Recado da coordenação do curso
O MBA em Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação capacita profissionais para liderar a integração da área e negócios de TI, ampliando a competitividade das empresas pelo aproveitamento das oportunidades de transformação digital. O curso oferece uma base sólida em gestão de negócios e TI, abordando tecnologias atuais e emergentes, além de modelos inovadores de governança. Os alunos desenvolvem uma visão abrangente que os habilita a ocupar posições executivas, preparando-os para enfrentar desafios contemporâneos e aproveitar oportunidades na era digital.
%%COORDENADORES%%
%%BOTAO_INSCRICAO%%
Aprenda com os melhores professores do mercado
Sua formação merece o melhor! Aqui, você terá acesso a um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Ana Paula Lopes de Abreu Ferreira
Bruna Martini Dalmoro
Cristiano Colombo
Daniel da Silva Dias
Emir José Redaelli
Eva Seloi Santos Sarmento
Fabio Miguel Junges
Jose Jeronimo de Menezes Lima
José Volmar de Avila Machado
Leandro Goulart Baldi
Maurício Folli Conceição
Oscar Rudy Kronmeyer Filho
Reges Antonio Bronzatti
Roberto Pinho Mazzilli
Sandra Marlene Heck
Sara Cecin
Saulo Armos
Por que investir em uma pós da Unisinos?
● Networking com quem já está no mercado.
● Você estuda em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.
● Aprenda com professores altamente experientes e renomados.
● Aproveite instalações equipadas com tecnologia de ponta.
%%FINANCEIRO%%
Parcelas
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos. A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
Pagamento
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.
A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.
Desconto
Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.
Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 28/04 em um dos Cursos de MBAs, MBEs, LLMs e Especializações, na modalidade presencial, no formato de aulas presenciais nos campi ou online ao vivo.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.
Processo seletivo
Faça sua inscrição e realize a matrícula
Faça o pagamento da primeira parcela
Anexe os documentos solicitados
Sua matrícula foi realizada.
Fique atento às informações que serão enviadas!
%%DOCUMENTOS%%
Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (
Observações Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.
* Dispensado para alunos da Unisinos.
%%BOTAO_INSCRICAO%%
Guia do aluno
Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.
Como você vai aprender
Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.
Porto Alegre
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista - RS
Laboratórios Didáticos e FabLab:
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, Três Figueiras - RS
Fale conosco
Em caso de dúvidas ou para saber mais informações acadêmicas entre em contato conosco.