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Reconhecido pelo MEC

Início: %%TOPO_PERIODO_INICIO%%

Término: %%TOPO_PERIODO_FIM%%

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Horários de aula

Nas quintas e sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30.

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Apresentação

Com a nossa Especialização em Arquitetura Comercial, você estará preparado para conceituar e elaborar o programa completo de uma operação comercial e de prestação de serviços. Durante o curso, aprenderá a acompanhar o projeto desde o início até o seu lançamento e, ainda, terá acesso a aulas que abordam projetos complementares, como mobiliário e luminotécnica. Também será capaz de medir e orçar construções e acabamentos, especificando os materiais mais adequados, além de elaborar cronogramas para a execução da obra.

A Pós-Graduação para você se destacar na área de construção de interiores comerciais

Curso atualizado com tendências e novas áreas do mercado

Aprenda fazendo! Aqui você tem disciplinas com atividades práticas e projeto.

Aulas no formato presencial e online ao vivo, na Sala Conecta com mobiliário inovador e alta tecnologia de transmissão.

Este curso é para você

Profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil que deseja abrir as portas de um mercado com alta taxa de empregabilidade. Com a nossa formação, você será um profissional de excelência preparado para se destacar com projetos inovadores e estratégicos.

Confira a estrutura curricular

Veja o que você vai aprender. A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Projeto de Arquitetura Comercial I - Lojas em Shopping (24h)

Análise do desenvolvimento de um projeto executivo de programa comercial, enfatizando o detalhe de equipamento e especificações de materiais: conceituação do tema e avaliação do uso e desempenho do espaço comercial. O efeito do espaço na comercialização do produto, na imagem da loja e no usuário; definição da imagem do estabelecimento comercial e seu posicionamento no mercado.

Comércio e Consumo (12h)

Relação entre espaço e sistemas simbólicos, significados culturais dos espaços comerciais; percepções, comportamentos e construção de identidades sociais. Estudo do comportamento do consumidor no ponto de venda, abordando aspectos culturais e sociais do comportamento de consumo.

Design Gráfico (24h)

Análise da imagem de marca dos estabelecimentos comerciais e sua relação com a arquitetura. Estuda projeto de marcas e programação visual, visando à construção da identidade empresarial. Estuda o princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.

Arquitetura efêmera e Visual Merchandising (24h)

Conceito de arquitetura efêmera e sua aplicação na arquitetura comercial. Materiais e técnicas construtivas adequadas. Visual Merchandising aplicado a arquietura comercial.

Estratégias projetuais em áreas comerciais de interesse histórico-Cultural (24h)

Estudo de conceitos, teorias, métodos e legislações para a elaboração de critérios projetuais visando a intervenção em áreas comerciais inseridas em contexto histórico cultural.

Eficiência Energética em espaços comerciais (24h)

Estudo e avaliação da eficiência energética em diferentes segmentos comerciais e de serviços. Avaliação de estratégias passivas de projeto. Iluminação e ventilação natural. Desempenho térmico dos materiais de construção.

Certificações e Avaliação Pós-Ocupação aplicada a arquitetura comercial (24h)

Conceito de certificações e possibilidades de aplicações na arquitetura comercial. Diretrizes para diferentes tipos de certificações e aspectos de sustentabiblidade envolvidos. A avaliação pós-ocupação (APO) como metodologia de avaliação do desempenho e da qualidade do ambiente construído, aplicada a espaços comerciais.

Projeto de Arquitetura Comercial II – restaurantes e espaços de alimentação (24h)

Projeto de restaurantes: conceituação do tipo do espaço, seu efeito sobre o usuário e seus aspectos técnicos. Processo de elementos caracterizadores de funcionalidade e fluxo, aspectos estéticos e ambientais, cozinhas industriais.

Design de Mobiliário (24h)

Análise das origens e a evolução do mobiliário comercial e as tecnologias dos materiais, dos processos produtivos e de fabricação de móveis. Exame da concepção, projeto e desenvolvimento de novas propostas para mobiliário comercial. Estudo do princípio dos projetos de Design Total e sua abrangência no mercado de trabalho atual.

Conforto Acústico e Luminotécnica (24h)

Examina os sistemas de iluminação artificial e de condicionamento acústico: ferramentas e técnicas, discutindo a definição de critérios qualitativos de projeto. Aborda questões de cálculo luminotécnico através de software específico de computação gráfica aplicada à luminotécnica, de cálculo de tempo de reverberação para atividades relacionadas ao espaço comercial e estimativas de isolamento acústico na etapa de projeto.

Materiais, técnicas construtivas e gestão de obra comercial (24h)

Estudo de técnicas construtivas eficientes e eficazes para a Arquitetura Comercial considerando a rapidez, a montagem e as exigências dessa área do mercado. Tendências e estratégias de design e escolha de materiais. Gestão de obra.

Espaços de Saúde e Hotelaria (36h)

Estudo de ambientes comerciais ligados à prestação de serviços nas áreas de hotelaria e clínicas de saúde. Análise e entendimento da legislação pertinente à espaços de saúde para aplicação em projetos desta natureza. Estudo da complexidade de fluxos e usos diversos em espaços de saúde e de hotelaria.

Bim, visualização avançada e fabricação digital (24h)

Conceito de BIM e sua aplicação na arquitetura comercial como recurso para gerenciamento de projetos e obras. Realidade Aumentada e Virtual como tecnologias de apresentação e gerenciamento de projetos e obras. Estudo das tecnologias de Fabricação Digital e sua aplicação na Arquitetura comercial.

Climatização Sustentável (12h)

Análise dos componentes do espaço construído considerando padrões de conforto térmico para projeto de espaços comerciais, estudando dispositivos de condicionamento artificial e natural para diferentes atividades comerciais.

Seminários de Arquitetura Comercial (12h)

Realização de atividades teórico-práticas aderentes à temática do curso, através do debate de temas contemporâneos e da busca de soluções viáveis para problemas reais. Exercícios de reflexão, análise, interpretação e de síntese dos conhecimentos que compõe o curso, articulando os conteúdos das disciplinas, a fim de desenvolver o pensamento sistêmico e transdisciplinar.

Preparação para o Projeto Aplicado (24h)

Estudo de princípios básicos de produção textual implicados na organização de textos técnicos-científicos e processos para a aplicação de projetos de arquitetura, visando ao desenvolvimento do Projeto Aplicado do Curso.

Projeto Aplicado

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Recado da coordenação do curso

O curso de especialização em Arquitetura Comercial da Unisinos prepara profissionais para atuarem nas principais áreas como: lojas, restaurantes, saúde e hotelaria. A grade curricular é contemporânea, abordando, entre outros, conteúdos como design gráfico e visual merchandising para criação de projetos de identidade visual e comunicação, marketing e gestão organizacional.

Utilizando ferramentas modernas como realidade aumentada, fabricação digital e abordando certificações verdes, o curso fortalece a sustentabilidade. Com professores experientes e parcerias de mercado, propicia a prática, potencializa networking, capacitando profissionais para trabalhar em equipes multidisciplinares, ágeis e adaptáveis ao cenário atual.

%%COORDENADORES%%

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Professores

O corpo docente é formado em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

Opções de pagamento

Invista no seu futuro! Confira valores, descontos e opções de pagamento para o ano de 2024.*

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Parcelas

O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.

Pagamento

Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.

Desconto

Não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.

Condição promocional exclusiva para novos alunos que ingressarem no primeiro semestre de 2024 e que realizarem suas matriculas até o dia 28/04 em um dos Cursos de MBAs, MBEs, LLMs e Especializações, na modalidade presencial, no formato de aulas presenciais nos campi ou online ao vivo.

ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

Processo seletivo

01

Realize a inscrição

02

Anexe os documentos

03

Após a aprovação dos documentos, pague a primeira parcela

04

Sua matrícula foi realizada.
Fique atento às informações que serão enviadas!

%%DOCUMENTOS%%

Os documentos devem ser encaminhados através do Portal de Inscrições, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pelo correio ou apresentados no Atendimento Unisinos.

Observações
Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto os obtidos em países do Mercosul e os expedidos em língua espanhola) e conter o visto do Consulado Brasileiro no país de origem e regularização de situação no País.

* Dispensado para alunos da Unisinos.

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Guia do aluno

Guia do aluno

Confira as informações acadêmicas e financeiras da pós graduação e a dinâmica dos cursos, desde a matrícula até a sua conclusão.

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Como você vai aprender

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Se informe sobre nossa metodologia, a estrutura do curso, a plataforma de ensino, a organização das disciplinas e os métodos de avaliação.

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