Unisinos Lab - Workshop: Parques Naturalizados: Coconstruindo Encontros entre a Criança e a Natureza
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB
Vagas encerradas

Sobre

Este será um workshop que faz parte do projeto Educar para Crescer: uma abordagem transversal entre direitos humanos, inovação e sustentabilidade e tem como público-alvo professores e professoras da Educação Básica da rede de ensino de Canoas/RS. O objetivo é propor discussões a respeito da relação entre as crianças e a natureza, tanto na escola quanto em outros espaços urbanos. A partir do encontro, objetiva-se recolher informações, perspectivas e possibilidades a partir das vozes dos profissionais da educação que contribuam com a coconstrução de um parque naturalizado. Além disso, o enfoque será o parque naturalizado como uma possibilidade de garantir às crianças o contato com a natureza em suas experiências brincantes e sociais.

Objetivos

- Discutir sobre a relação criança e natureza na contemporaneidade.
- Abordar o papel da escola na garantia da experiência da criança com a natureza.
- Apresentar os aspectos de um parque naturalizado e suas potencialidades.
- Escutar e projetar com profissionais da educação um parque naturalizado.
- Dialogar em torno dos aspectos pedagógicos da relação criança e natureza.

Programação

- Diálogo inicial com provocações em torno da temática.
- Apresentação sobre parques naturalizados.
- Discussão vinculando a apresentação com o diálogo inicial, a fim de incluir os aspectos pedagógicos da relação criança e natureza.
- Delineamento de caminhos possíveis para a projeção do parque naturalizado de Canoas.

Pré-requisitos

Ser professor de Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) Canoas/RS.

Interessante para

Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais de Canoas/RS.

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Ana Carolina Thomé Pires
Pedagoga, especialista em Educação e Natureza. Pós-graduada em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Mestranda em educação pelo PPGEdu - UNISINOS/RS. Idealizou e coordena o Ser Criança é Natural, desde 2013. Reconhecida como Liderança Inspiradora no Movimento Criança e Natureza em 2023 pela Children and Nature Network. Autora do livro Arte e Natureza - Ateliês os quatro elementos.

Débora Caroline Vargas
Graduada em Pedagogia pela Unisinos. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Participante do Curió: grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico. Professora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS.

Paulo Sérgio Fochi
Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Líder do Curió: Grupo de pesquisa sobre crianças, cotidiano pedagógico e educação infantil (Unisinos / CNPq). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Diretoria de Educação Continuada
Gerencia de Lato Senso e Cursos de Curta Duração
Secretaria Municipal de Educação de Canoas
Projeto Educar para Crescer: uma abordagem transversal entre Direitos Humanos, Inclusão e Sustentabilidade
Petrobrás

Apoio

Curió - grupo de pesquisa sobre crianças, educação infantil e cotidiano pedagógico.

Local Unisinos São Leopoldo
Sala: B03 101 - Brinquedoteca
Endereço: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosTutor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesCONECTA UnisinosPúblico Geral
Competências ColaboraçãoFormação culturalResponsabilidade socioambientalSenso crítico-reflexivo e resolução de problemasPensamento projetual
Horários terça-feira, das 19h às 22h
Certificado Será fornecido certificado digital a todos que participarem do curso.
Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

As inscrições estão encerradas.


Cursos de Curta Duração

Duração 3 horas
Período da atividade 23/09/2025 - 23/09/2025
Período de inscrição 17/09/2025 - 22/09/2025
Horários 23/09/25 (Terca-feira): 19h00 às 22h00
Investimento Gratuito

Você pode gostar

Loading