A construção de uma formação sobre liderança(s) para o Grupo Zaffari
PARCEIRO
DATA
SERVIÇO
Ao longo de quatro meses o Instituto realizou uma formação que abordou o tema liderança.
Quem assumiu a coordenação deste projeto foi a Dra. Rosemary Francisco, professora da escola Politécnica da Unisinos, graduada em Sistemas de Informação, especialista em Engenharia de Software e em Engenharia da Produção, mestre em Engenharia da Produção e Sistemas, doutora em Administração e certificada em gerenciamentos de projetos (PMP). Ela integra, também, a coordenação das atividades Tec Experience e LAB Tools na Universidade, em conjunto com a Prof.ª Emanuelle Smaniotto.
A trajetória da formação foi dividida em 3 etapas:
Primeiro, os alunos tiveram acesso às LAB Tools, atividades online e autoinstrucionais que abordaram diversos conteúdos dentro dos temas: Liderança na prática e descomplicada; Liderança para transformação, cultura e motivação dos liderados; Erros, falhas e armadilhas na liderança e (Auto)Gestão do tempo. Cada LAB Tool foi complementada por dois encontros presenciais, para consolidar o aprendizado, na Unisinos Porto Alegre com o Prof. Alexandre Viegas ou com a Prof.ª Dra. Luciane Wolff.
Na segunda etapa, os participantes se envolveram no curso Líder Cocriativo, uma atividade presencial ministrada pela Prof.ª Karina Hofstatter. Durante três tardes, por meio de atividades colaborativas, os alunos aprimoraram seus conhecimentos e habilidades sobre liderança do futuro, comunicação assertiva e não-violenta e sobre o que é, e como ser, um líder cocriativo.
E no fechamento da formação, durante três dias intensos e repletos criatividade, os alunos participaram do Tec Experience in Company, uma experiência imersiva e experimental no formato de workshop que tem tem por objetivo fomentar a colaboração, reflexão, descoberta e experimentação de melhores formas de trabalhar, ao mesmo tempo em que fortalece as relações profissionais por meio da troca de conhecimentos e engajamento. Ao longo de 5 etapas, os participantes discutiram sobre os temas mais recentes do mercado e, em equipes, elaboraram propostas para a resolução de desafios trazidos pela organização.