Como aqui o foco é a prática, não faltam disciplinas para você vivenciar o jornalismo. A Beta Redação é um conjunto de cinco atividades que reproduz o ambiente de uma redação multimídia. Em parceria com o mercado, nesse laboratório experimental você vai trabalhar de forma integrada para pensar a produção de um veículo de comunicação digital.
Já nas atividades de Fotojornalismo e de Jornalismo Comunitário e Cidadão, você vai produzir o Enfoque, um jornal laboratório com foco no desenvolvimento de comunidades próximas aos campi da Universidade. Para isso, você e seus colegas participarão de saídas de campo, nas quais formão duplas de fotojornalista e repórter de texto e precisão unir seus trabalhos para a produção de reportagens e notícias – sempre com o compromisso de voltar à comunidade para estabelecer um diálogo.
Outras publicações impressas que seguem essa proposta são os jornais Babélia e Lupa e as revistas Primeira Impressão e Josefa. Nelas, você será responsável pela construção da pauta, pela apuração, pelas entrevistas, pelas fotografias e pelo texto das reportagens. Ou seja, aprenderá de perto todas as etapas que envolvem a prática jornalística.
O corpo docente do curso de Jornalismo também é um diferencial do curso. Isso porque ele é formado por professores mestres e doutores, mas que também têm experiência profissional de mercado. Muitos têm passagens por redações de portais, emissoras de rádio e TV, jornais, revistas, assessorias de imprensa ou, até mesmo, desenvolveram seus próprios empreendimentos na área da comunicação.