Design para Democracia #5

dd5-facebook-a

Em resposta à carta dos designers Ezio Manzini e Victor Margolin intitulada “Stand Up for Democracy”, o SeedingLab (Laboratório de Pesquisa em Design Estratégico para Inovação Cultural e Social filiado à DESIS Network) criou um ciclo de eventos para debater o papel do Design para a Democracia: para questioná-la, fortalecê-la, rompê-la, recriá-la… em suma, para dar voz e vez a uma cidadania renovada, ciente de seu papel e seu agir.

O quinto e último encontro do ciclo em 2017 tem como objetivo discutir sobre o que o design tem feito e pode fazer na perspectiva da promoção de práticas e cenários mais democráticos. Especificamente, objetiva-se refletir sobre como configura-se uma prática de design (e portanto processos projetuais) capaz de promover esses cenários: suas características processuais, atores envolvidos, foco e contexto de ação, etc.

Convida-se a uma reflexão sobre práticas presentes e passadas, assim como a especulação sobre práticas futuras. Finalmente, no âmbito deste encontro também pretende-se refletir sobre a contribuição dos debates dos encontros anteriores para as reflexões dos participantes sobre o tema do design para democracia.

Para a discussão, convidamos os participantes a lerem previamente a carta aberta escrita por Ezio Manzini e Victor Margolin e algumas das declarações na plataforma Democracy and Design.

Carta aberta: http://unisinos.br/seedinglab/index.php/2017/04/18/271/
Plataforma: http://www.democracy-design.org/statements/

O encontro será dia 27 de novembro às 18h30 no campus Unisinos POA, Av. Nilo Peçanha, 1640, sala 806. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *