Design para Democracia #3

dd3_facebook

A proposta do terceiro encontro do ciclo Design para Democracia | Stand Up For Democracy é discutir a dimensão ética da ação do designer na perspectiva da promoção de processos e cenários mais democráticos. Neste sentido, pretende-se aprofundar os princípios que motivam, influenciam, disciplinam ou orientam quem age na perspectiva democrática, neste caso específico, o designer.

Da mesma forma, quer-se refletir sobre quais são as normas e os valores que fundamentam e/ou teriam que fundamentar o agir do designer, e como suportar e promover instâncias democráticas que poderiam se refletir nas seguintes quatros dimensões: (1) design da democracia; (2) design para democracia; (3) design na democracia; (4) design como democracia. E ainda, como estas normas e valores se integram na prática profissional? Como o designer as usam no dialogar e promover o diálogo com outros atores? Como teriam que usá-las?

A relevância da discussão está na potencialidade dos designers de dar forma a novos sentidos e portanto realidades: no fazer isso precisam refletir e promover pelas próprias ações os valores fundantes das mesmas.

Convidamos para a mesa de debate o Prof. Dr. Guilherme Meyer do PPG Design Unisinos, Prof. Dr. Marcelo Fonseca do PPG Gestão e Negócios Unisinos e Vitor Ortiz, membro da equipe de coordenação da Virada Sustentável POA.

O ciclo Design para Democracia | Stand Up For Democracy é uma iniciativa do SeedingLab, laboratório de pesquisa em design estratégico para inovação cultural e social, em resposta à carta de Ezio Manzini e Victor Margolin. A carta pode ser lida na íntegra em:
http://unisinos.br/seedinglab/index.php/2017/04/18/271/

_______ SERVIÇO __________
Dia: 12 de setembro – terça-feira
Horário: 18:30 às 21:30
Local: Unisinos Porto Alegre – Avenida Nilo Peçanha, 1640 – Sala 803
ENTRADA FRANCA
Realização: SeedingLab

Sobre os convidados:

Prof. Dr. Guilherme Meyer possui Pós-Doutorado pela UFSC (2012), Doutorado em Design pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela FURB (2007), Especialização em Ensino de Artes Visuais pela UDESC (2004) e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto pela UDESC (2002). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem desenvolvido pesquisas sobre o papel dos artefatos na construção de conhecimento em design e sobre o problema da negociação nos processos de design, ambos a partir dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (STS).

Prof. Dr. Marcelo Fonseca possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1999) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2011). Vinculado à Unisinos desde 1999, onde é Professor Adjunto, atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Gestão e Negócios (MPGN Unisinos), como Coordenador Executivo do Curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança e como Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM-Unisinos). Áreas de atuação incluem Administração de Empresas, Marketing e Pesquisa do Consumidor, com interesse de pesquisa nos temas: dimensões socioculturais, simbólicas e globais do consumo e dos mercados; dinâmicas de formação e desenvolvimento de mercados; consumo e sustentabilidade; práticas cotidianas de consumo; e pesquisa do consumidor e de marketing. Atua, também, com consultoria nas áreas de pesquisa de mercado, gestão de clientes e planejamento estratégico.

Vitor Ortiz é um dos organizadores da Virada Sustentável de Porto Alegre; foi ex-Secretário de Cultura de Viamão, São Leopoldo e Porto Alegre. Dirigiu a Funarte no Rio de Janeiro e foi secretário-executivo do MINC na gestão da ex-Ministra Ana de Hollanda. Atua como gestor e produtor cultural. Jornalista, voltou à UFRGS recentemente para se graduar em história, área em que é autor e pesquisador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *