E-Commerce: Planejamento, Gestão e Branding
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Nas quintas e sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados das 8h30 às 12h30
Para quê
O mercado de e-commerce cresce exponencialmente no Brasil e no mundo. A praticidade, a variedade de opções e os preços competitivos atraem cada vez mais pessoas a comprar produtos online e recebê-los no conforto de suas casas. Só que existe toda uma engrenagem por trás desse processo, que envolve diversas áreas e precisa funcionar da melhor forma possível para que a experiência do usuário seja positiva.
Quer entender melhor como esse universo funciona e se tornar um profissional de destaque no comércio eletrônico? No E-Commerce: Planejamento, Gestão e Branding, você aprende sobre todas as etapas para atuar como gestor tático ou consultor na área. Ideação, planejamento, implantação, comunicação, vendas, logística e gestão do pós-venda são apenas alguns dos temas abordados no currículo do curso.
Além disso, essa especialização tem um grande diferencial: você recebe certificações progressivas que comprovam para o mercado as competências que desenvolveu ao longo do curso. Os certificados são nas áreas de Planejamento e Experiência do Usuário, Gestão em E-commerce e Branding em E-commerce.
Para quem
A proposta desta Especialização é voltada para profissionais com curso superior nas áreas de comunicação, administração, engenharia e afins que gostariam de atuar como gestores táticos e estratégicos de e-commerce, seja em suas empresas ou prestando consultoria para outras organizações de comércio eletrônico. Também se destina para interessados em análise de dados de vendas online, planejamento, estratégias, gestão digital e monitoramento do comércio eletrônico em convergência com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A qualificação profissional pós-curso
Conhecendo as etapas que envolvem a elaboração de um projeto e a criação de um negócio de e-commerce, você estará plenamente preparado para gerir, de modo analítico e ético, as operações de um negócio online. Também entenderá as particularidades dos ambientes digitais e das redes sociais para elaborar estratégias e mensurar resultados utilizando plataformas e ferramentas num cenário omnichannel.
Confira também:
Coordenação do Curso
Polianne Merie Espindola
E-mail: pmespindola@unisinos.br
Renata Cabral Gianotti
E-mail: renatacg@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Transformação Digital - 12h
Experiência do Consumidor - 24h
Gestão de Projetos para um E-commerce - 24h
Operações, Logística e Omnichannel para E-commerce - 36h
Planejamento e Estratégias Digitais - 36h
Gestão financeira para E-commerce - 24h
Ciência de Dados e Indicadores de Resultados - 36h
Ferramentas de Marketing Digital - 24h
Design, UX e UI - 24h
Branding - 24h
Lei de Proteção de Dados (LGPD), Direito do Consumidor e Legislações Aplicadas a E-commerce - 12h
Costumer Success e Gestão de Crise para E-commerce - 24h
Temas Emergentes - 12h
Sistemas de pagamento, frete e ferramentas de apoio - 24h
Preparação para o Projeto Aplicado - 24h
Projeto Aplicado
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Especialização em Mtech em E-commerce tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Alexsandro Souza Filippetto
Mestre e Doutor em Computação Aplicada, com pesquisa de Tese na área de Computação Ubíqua e Gerenciamento de Projetos.Graduado em Ciências da Computação e técnico em Processamento de Dados. Pesquisador no grupo de pesquisa em computação ubíqua MobiLab (Unisinos). Atua como Líder da Transformação Digital no BANRISUL S.A na área de Desenvolvimento de Sistemas.
Charline Barbosa Pires
Contadora e Doutora em Ciências Contábeis. Coordenadora da graduação em Ciências Contábeis e Gestão Financeira. Atuação em Contabilidade de Gestão, em atividades como planejamento financeiro, gestão de custos e controles internos.
Cristiano Colombo
Advogado com experiência há mais de vinte anos, com atuação no consultivo e contencioso empresarial. Professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS, Professor dos cursos de graduação em Direito, Comércio Exterior e Relações Internacionais da UNISINOS. Coordenador do LLM em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Foi membro da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da OAB/RS. Pós Doutor, Doutor, Mestre e Graduado em Direito. Bacharel em Ciências Contábeis.
Fabio José Capecchi
Doutor em Administração, Mestre em Logística e possui MBA em Logística Operacional em Manufatura e Serviços). Atualmente, exerce a função de Professor Titular do Centro Universitário UniFTec e Adjunto da Assessoria de Gestão da 3ª Região Militar/Exército Brasileiro, Porto Alegre/RS. Professor visitante da UNISINOS, Professor Convidado da Laureate International Universities e Professor Convidado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de compras, negociação de contratos, qualidade de processos, sustentabilidade, gestão de cadeias/redes de suprimentos, responsabilidade social corporativa, formação de equipes multifuncionais e de lideranças.
Gabriel De Oliveira Ramos
Gabriel de Oliveira Ramos é professor assistente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Anteriormente, foi pesquisador pós-doutorado no AI-Lab da Vrije Universiteit Brussel (Bélgica). Gabriel possui doutorado (2018, com louvor) e mestrado (2013) em Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua pesquisa concentra-se em Inteligência Artificial em geral, com foco em aprendizado de máquina, aprendizado por reforço, sistemas multiagente, teoria dos jogos, e busca, com aplicações em cidades inteligentes, incluindo trânsito, smart grids, saúde, indústria 4.0, entre outros.
Leandro Miletto Tonetto
Coordenador do D.Well Studio (Bem-estar através do Design). Atua na Escola de Saúde (Psicologia) e na Escola da Indústria Criativa (Design) nos seguintes temas: bem-estar em contextos institucionais, experiência emocional na relação entre as pessoas e os artefatos (produtos e serviços) de saúde, bem-estar do paciente em hospitais, bem-estar e desenvolvimento infantil, projetos criativos em saúde, aplicações de ciência de dados e inteligência artificial em saúde.
Polianne Merie Espindola
Professora da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos. Atualmente é coordenadora da especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos e do curso de extensão bilíngue da Unisinos. Doutora em Comunicação Social - PUCRS. Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Relações Públicas formada pela Unicap - Universidade Católica de Pernambuco. Área de concentração: Comunicação, cultura e tecnologia. Linha de Pesquisa: Práticas Profissionais e Processos Sócio-Políticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações. Áreas de interesse: Comunicação, Tecnologia, Sociologia, Filosofia, Antropologia e áreas afins, e interdisciplinares.
Rodrigo Portes Valente da Silva
Mestre em Comunicação Social, MBA em Gestão empresarial. Tem larga experiência na área de criação e gestão, sendo sócio de agências de comunicação, tanto do RJ quanto do RS. Em mais de 20 anos de atuação, realizou projetos para White Martins, Michelin, Fiat Automóveis, Honda, Triunfo Concepa, John Deere, Simers, Sistema Indústria, entre muitas outros. É consultor nas áreas de gestão de relacionamento com o mercado, inteligência criativa e gamificação. Já teve trabalhos premiados com o Top de Marketing ADVB, no Top Cidadania e no Top Ser Humano, da ABRHRS e ABRHSC. Paralelamente, atua como professor na ESPM Porto Alegre nos cursos de graduação e na UNISINOS, na pós-graduação. Também é orientador da Start - Incubadora de Negócios da ESPM.
Rodrigo Rocha Gutterres
Mestre em Filosofia. Desde 1992 possui experiência em cargos de gestão nas áreas de marketing, vendas e consultoria em empresas como Intelig Telecom, TIM , Unisinos e Linx Commerce. Atualmente é docente Curso de Gestão Comercial e no Bacharelado em Administração e dos programas de pós-graduação da Unisinos, nas áreas de marketing, vendas, comportamento organizacional e gestão de empresas inovadoras. Atuo também como professor convidado da pós-graduação da Faculdade Senac e Faculdade da Serra Gaúcha, nas áreas de comunicação, marketing digital e mídias sociais.