Na sexta-feira, dia 15 de outubro, o prefeito Ary Vanazzi nomeou os membros do Conselho Municipal de Economia Solidária. O prefeito também formalizou a concessão do uso do imóvel público para Associação de Empreendimentos de Economia Solidária de São Leopoldo (Aesol). Também foi assinada a cedência do imóvel localizado na avenida Henrique bier, 942, Campina, pelo prazo de dez anos para utilização da Aesol.

 

O prefeito parabenizou as representantes da Aesol pela sua luta, pela representatividade e empenho na geração de renda. “Fomentar a economia solidária é uma das prioridades do nosso governo, ainda mais quando vemos mais 20 milhões de brasileiros que passado fome e 14 milhões de desempregados. E o nosso conselho tem que debater sobre a economia solidária do presente e do futuro, de uma maneira sustentável, pensar em eventos que possam ser produzidos junto a política solidária da nossa cidade”, disse o prefeito.

 

A primeira secretária da Aesol ressaltou a importância da parceria entre todos os membros da economia solidária. “A economia solidária preza pela não exploração do trabalhador, o trabalhador precisa receber pela riqueza que ele produz, nós não visamos à questão do lucro, nós visamos a questão das sobras, nós dividimos as sobras e as tarefas. E a economia solidária de São Leopoldo é referência nacional, nós em 2014 criamos o primeiro fundo rotativo solidário do Brasil. Formados por empreendimentos de economia solidária e isso é autogestão”, comentou.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel classificou o momento como importante. “Nos reunimos para tratar da economia solidária que é uma pauta tão cara para todos nós, uma proposta generosa de geração de renda. Em um país onde as pessoas passam por tantas necessidades se torna ainda mais importante nesse período de retomada econômica esse modelo de atividade. A possibilidades são imensas e a recomposição e a reestruturação do nosso Conselho Municipal é o ponto de partida para que possamos começar”, apontou.

 

Conforme o diretor da economia solidária, Henrique Schuster, aponta a atividade como um importante mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento e incentivo econômico. A prática gera novas oportunidades de trabalho e renda visando à distribuição igualitária dos resultados e o oferecimento equilibrado dos serviços através de empreendimentos econômicos solidários autoadministrados”, frisou.

 

Também participaram do evento os secretários, Geral de Governo, Nelson Spolaor; de Administração, Thiago Gomes; de Políticas para as Mulheres, Margarete Simon Ferreti; de Desenvolvimento Social, Fábio Bernardo da Silva; a diretora do Procon, Neusa Azevedo, e a Ana Affonso (PT).

 

Relação dos conselheiros do Conselho Municipal de Economia Solidária

Governo Municipal: Titular SDS, Marlene Fabrin da Silva, suplente, Sheila Cristina Moraes; Titular da Semmam, Yara Regina Stockmanns, suplente, Adriana Cristiane Viganigno Centeanaro; titular Smed Ramão Carvalho, suplente, Marlene de Azevedo Georg; titular Sedettec, Henrique Schuster, suplente, Dorival Rodrigues; titular Sepom, Margarete Simon Ferreti, suplente, Janaína Raquel da Costa Fernandes;  titular Sedhu (Igualdade Racial) Adriângela Cabral da Silva; Titular Sedhu (Juventude) Amanda Backes Homem; titular SGG, Dailton Marcelino da Silva, suplente, Cleber, Antônio do Nascimento.

 

Entidade de apoio, Sociedade Civil

Titular FLD, Angelique Van Zeeland, suplente, Renate Gierus; titular Unsinos, Maria Isabel Rodrigues Lima, suplente, Thainara Veppo dos Anjos; titular Camp, Daniela Oliveira.
Entidade de representação dos empreendedores: Titular Aesol, Geni Rosângela Dias, suplente, Paulo Rafael da Silva Evangelio.
Empreendimentos Sociedade Civil: Titular Magia do Encanto, Fabiana da Silva, suplente, Lucas Gonçalves Reginaldo; titular Família Soares, Maria Noel da Silva Evangelio, suplente, Mirela Cecília Soares; titular Mãos Unidas, Vera Regina Dias Steffen, suplente, Lurdes Terezinha da Silveira; titular Artesões da Feitoria, Sueli Angelita da Silva, suplente, Flavio Wilmar da Silva.