Público-alvo
Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, Rede Pública, Organizações da Sociedade Civil, grupos de Economia Solidária, Movimentos Sociais entre outros.

Número de participantes/inscritos: 8.949 pessoas atendidas ano, 100 assessorias a instituições p/ano

Critério de acesso
Ser morador de São Leopoldo, ter renda familiar de até três salários mínimos, ser encaminhado pela rede sócioassistencial do município, e procura espontânea.

Descrição do programa, projeto, serviços (objetivos)
O Centro de Cidadania e Ação Social é um órgão suplementar vinculado à Reitoria – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – obra mantida pela Associação Antônio Vieira (Plataforma Sul II da Província dos Jesuítas do Brasil ).
A UNISINOS “é uma instituição de educação superior de direito privado e de natureza comunitária e confessional, que se rege pelas normas do Sistema Federal de Ensino, pelo seu Estatuto e pelas diretrizes e normas internas estabelecidas pelo sistema decisório e administrativo da Universidade” (Missão e Perspectivas 2014-2017, Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Unisinos, Resolução Nº. 020/2017 ). Rege-se pelos seguintes documentos: Estatuto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Projeto Pedagógico Institucional da Universidade e Plano de Desenvolvimento Institucional.

O Centro de Cidadania – CCIAS está organizado e tem por responsabilidade a gestão de dezessete ações sociais em áreas temáticas. As ações sociais as quais faço menção se apresentam em programas, projetos e serviços e constituem-se enquanto à Política Nacional de Assistência Social/ Sistema Único de Assistência Social de Proteção Social Básica. E caracterizam-se em atividades de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos. Destes, quatroze estão inscritos no Conselho Municipal de Assistência Social de São Leopoldo/RS.

As ações sociais são:
a) Programa de Práticas Sóciojurídicas – Prasjur;
b) Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas;
c) Projeto Chance;
d) Projeto Cidadania.com: assessoria e informação;
e) Projeto Eu-Cidadão: inclusão digital e cidadania;
f) Projeto Superação da Pobreza, Economia Solidária e Cidadania – ProgramaTecnosociais;
g) Programa ObservaSinos- Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos;
h) Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS;
i) Projeto Banco de Alimentos do Vale dos Sinos – BAVS;
j) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – Pró-Maior;
k)Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade – PASEC;
l) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Artes Cênicas e Visuais – ARTECRIANDO;
m) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes com Ênfase na Cultura do Movimento Humano – PEI;
n) Projeto Vida com Arte – Inclusão através da Música;
o) Programa de Educação e Ação Social – EDUCAS;
p) Projeto Inclusão Digital Afrodescendente. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas;
q) Projeto Cidadania e Cultura Religiosa Afrodescendente. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.

Todos as ações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos estão alinhadas ao programa jesuíta de responsabilidade social universitária. Portanto, de forma transversal, permanente, articulada dão atenção a três ênfases prioritárias:
a educação das relações étnico raciais, o cuidado com as águas e o meio ambiente e a superação da pobreza e das desigualdades sociais por meio das novas tecnologias, em busca e no caminho de uma sociedade sustentável.

Endereço completo:Rua Brasil, 725, Centro
Estado RS
Cidade: São Leopoldo.
Cep:93.010-030
Em qual região sua organização está inserida: Centro
Telefone para contato: 51- 3590-8426 / 51- 3591-1122
Dias e horários de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30m às 17h30m
E-mail: acaosocial@unisinos.br; ccias@unisinos; bmarino@unisinos.br; atendimento@unisinos.br
Redes Sociais: www.unisinos.br

Política social:

• Assistência Social
  • Saúde
  • Educação
  • Esporte e Lazer
  • Meio Ambiente
  • Politicas Públicas Sobre os Direitos das Mulheres
  • Direitos das Crianças e dos Adolescentes
  • Economia Solidária
  • Promoção da Igualdade Racial
  • Direito dos Idosos
  • Movimentos Sociais

Caráter: Não Governamental
Âmbito de atuação: Comunitário
Condição de atendimento: Todos são gratuitos com exceção do PAAS que a gratuidade é parcial
Quantos colaboradores correspondem a cada etnia?

• Branco –Não temos esses dados
  • Preto – Não temos esses dados
  • Pardo – Não temos esses dados
  • Indígena – Não temos esses dados