Engenharia Eletrônica

Engenharia Eletrônica

Na graduação em Engenharia Eletrônica você aprende criando e testando soluções para melhorar processos e próximo ao mercado de trabalho.

Onde e como você quer estudar?

Aulas presenciais no campus São Leopoldo

Bacharelado

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

REGISTRE SEU INTERESSE

SOBRE O CURSO

Testar para produzir mais

Quem escolhe a faculdade de Engenharia Eletrônica da Unisinos está fazendo, na realidade, a opção por uma causa: aumentar a produtividade e os lucros de uma empresa através do estudo e desenvolvimento de produtos e processos. É quem usa Matemática, Física e Engenharia para melhorar o desempenho do negócio.

Chegar no mercado com essa moral exige também aprendizados sobre sistemas embarcados, telecomunicações e processos de fabricação. Afinal, em um processo eficiente tudo precisa estar bem conectado. E você vai contribuir com essas conexões.

A área da Engenharia Eletrônica é foco estratégico do governo brasileiro no desenvolvimento tecnológico na área de semicondutores e microeletrônica no Rio Grande do Sul. Uma das razões que justificam a parceria do curso com o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), onde residem diversas empresas do segmento e que oportunizam contato dos alunos com o mercado desde o começo do curso. O Tecnosinos está situado ao lado do campus e da Escola Politécnica, da qual a Engenharia Eletrônica faz parte.

Se você pensa que vai demorar para colocar a mão na massa e isso só acontecerá no mercado, saiba que o curso incentiva a manufatura de dispositivos e equipamentos durante experiências de aprendizagem. Dessa forma que você aprende todos os processos que fazem parte do desenvolvimento desses objetos. Você vai testar mesmo, em equipamentos utilizados por empresas. E vai perceber como isso é importante para aprender mais e melhor.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Suprimentos 

Laboratório de Programação e Projetos Eletrônicos 

Salas de aula – Campus São Leopoldo

Laboratórios de Eletrônica Analógica e Digital 

Auditórios

Laboratório de Telefonia e Transmissão de Antenas 

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Laboratório de Máquinas Elétricas 

Laboratório de Informática

Laboratório de Eletrotécnica e Automação 

Laboratório de Eletrônica Avançada

Laboratório de Comunicações Digitais e Analógicas

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de Workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

Alie conceitos de Física e Matemática para desenvolver e implementar módulos funcionais em equipamentos eletrônicos como smartphones e televisores

Na Unisinos você aprende em laboratórios da área, com espaços para prototipação de hardware, programação e projetos eletrônicos, telefonia, transmissão e antenas. Tudo para que você chegue no mercado com conhecimento técnico e teórico para conectar equipamentos e orquestrar melhorias em empresas.

É assim que acontece: os cinco primeiros semestres ajudam você a construir uma base teórica, em experiências de aprendizagem compartilhadas com colegas de cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação. É teoria sim, mas muita experiência em laboratório para você visualizar testes e experimentos.

Depois, a partir do sexto semestre, você possui atividades de projeto que tem como pré-requisito proficiência em língua inglesa. Isso ocorre para que você vivencie na universidade a realidade do mercado e desde então realize apresentações e outras atividades nesse idioma.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

As oportunidades de trabalho estão bem perto dos ambientes de aprendizagem para quem conclui o curso de Engenharia Eletrônica

Você pode desempenhar atividades de desenvolvimento, produção e teste de semicondutores e microeletrônica, além de atuar na área das telecomunicações

Se a sua escolha for pela telecomunicação, saiba que essa opção pode levá-lo para outro patamar. Afinal, se trata de um novo mercado de trabalho em que é possível integrar conhecimentos da Engenharia Eletrônica para propor soluções em empresas que atuam nessas áreas e estão instaladas próximas da Unisinos.

Projetos parceiros

Programa MSDNAA

Xilinx University Program

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


RODRIGO MARQUES DE FIGUEIREDO

Doutor em Geologia - Sensoriamento Remoto com Aplicação de Redes Neurais Artificiais, Rodrigo tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, Descrição de Hardware e Redes de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: microeletrônica, VHDL, FPGA, microcontroladores e sistemas de telecomunicações além de experiência com Redes Neurais Artificias.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3590 8402 - ramal 1680

Atendimento:
Terças-feiras, das 14h às 16h53
Quartas-feiras, das 14h às 16h53 e das 19h30 às 22h23
Quintas-feiras, das 14h às 16h53
Sextas-feiras, das 14h às 16h53 e das 19h 30 às 22h23

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Lista completa de professores

Professores - Bacharelado

expand_more
Informações referentes ao período letivo de 2019/1

Grade e corpo docente: atividades acadêmicas e professores

Atualizado em: 2019-06-19

Seja qual for o seu objetivo, o Extravestibular tem a opção certa para você.

Conheça as opções de Bolsas e Créditos Universitários.

Notícias da Escola Politécnica

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR.
DESSES CURSOS:

CURSOS