Engenharia de Energia

Engenharia de Energia

Na faculdade de Engenharia de Energia da Unisinos você estuda formas de produzir, distribuir, gerir e utilizar eficientemente a energia, levando em conta aspectos ambientais e socioeconômicos.

Bacharelado

  • TURNO

    Manhã

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

REGISTRE SEU INTERESSE

SOBRE O CURSO

Energia para crescer

Chave para o desenvolvimento sustentável, o setor energético precisa de profissionais capazes de trabalhar com todas as fontes que compõem a matriz energética brasileira: renováveis (como a energia hídrica, solar, eólica ou de biomassa) ou não renováveis (como a energia gerada pelo petróleo, carvão, gás natural ou urânio). Todas elas você conhece durante a graduação em Engenharia de Energia.

Com visitas e viagens técnicas e participação em projetos aplicados, você é capaz de compreender os fundamentos de engenharia e aplicar esse conhecimento para resolver problemas na produção, processamento, armazenamento, distribuição e utilização da energia utilizando várias técnicas como a síntese, análise, projeto e estudos de caso.

Durante o curso, você também pode concorrer a vagas de intercâmbio remunerado em universidades francesas, por meio do convênio da Unisinos com a Capes/Brafitec.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Fenômenos de Transporte 

Laboratório de Química 

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores 

Laboratório de Programação e Projetos Eletrônicos 

Laboratório de Termodinâmica 

Laboratório de Instrumentação Eletrônica 

Laboratório de Máquinas Elétricas 

Laboratório de Motores, Combustíveis e Combustão 

Laboratório de Fontes Renováveis de Energia 

Laboratório de Física

Laboratório de Informática

Sala Conecta 

Auditórios

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de Workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

Laboratórios modernos potencializam a sua experiência prática para vivenciar dentro da universidade a realidade do setor de energia.

Você aprende em disciplinas que proporcionam uma formação geral de engenharia e temas específicos do curso, como: recursos energéticos e ambientais, fontes renováveis de energia, legislação ambiental, mercado e legislação de energia, tecnologias de conversão energética, planejamento energético; alternativas energéticas; gestão de sistemas energéticos; economia e racionalização de energia; sustentabilidade; produção, distribuição e uso da energia e política energética.

Nos laboratórios, você experimenta e conhece a aplicação dos conhecimentos. Entre os espaços de aprendizagem disponíveis, estão os laboratórios de: fontes renováveis de energia; combustíveis e combustão; fenômenos de transportes; microprocessadores e microcontroladores; química; termodinâmica, entre outros.

Assim, o aluno pode testar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de projetos aplicados.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

O desafio global em busca de novas fontes de energia e a preocupação com o desenvolvimento sustentável torna fácil a inserção no mercado de trabalho

Quando concluir a graduação em Engenharia de Energia, você pode trabalhar em indústrias e empresas, como usinas de etanol e biodiesel, além de companhias de transporte e distribuição de gás natural. Também pode atuar em indústrias de transformação e no desenvolvimento de tecnologias de geração de energia mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Pelo papel estratégico que a energia tem no desenvolvimento de cidades, estados e países, o engenheiro de energia é figura fundamental na implementação de soluções nos processos de geração, armazenamento, transmissão e distribuição. Podendo, assim, atuar no setor público, em projetos de eficiência energética; ou no setor privado, em usinas de etanol e biodiesel, companhias de transporte de gás natural e indústrias de desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.

Projetos parceiros

Estação Meteorológica Experimental

Fogão solar

Visualização de Escoamentos em Canal Aerodinâmico

Brafitec

Estudo de combustão de carvão e resíduo industrial em leito fluidizado borbulhante

Programa MSDNAA

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


JOÃO OLEGÁRIO DE OLIVEIRA DE SOUZA

João graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2007. Possui mestrado (2013) em Computação Aplicada (Sintonia de Controladores Industriais) também pela Unisinos. Tem experiência de 20 anos em docência e mais de 12 anos atuando como consultor no desenvolvimento de projetos na área de eletrônica, microcontroladores, instrumentação, robótica e automação Industrial. Atualmente é doutorando em Computação Aplicada na Unisinos atuando nos seguintes temas: robótica móvel, controle de próteses e inteligência artificial.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3590 8402 - Ramal 1780

Atendimento:
Segundas-feiras, das 13h45 às 17h15 e das 18h15 às 19h30.
Terças-feiras, das 18h15 às 19h30.
Quartas-feiras, das 13h45 às 17h15 e das 18h15 às 19h30.
Quintas-feiras, das 8h às 12h.
Sextas-feiras, das 18h15 às 19h30.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Lista completa de professores

Professores - Bacharelado

expand_more
Informações referentes ao período letivo de 2019/1

Grade e corpo docente: atividades acadêmicas e professores

Atualizado em: 2019-07-18

Seja qual for o seu objetivo, o Extravestibular tem a opção certa para você.

Conheça as opções de Bolsas e Créditos Universitários.

Notícias da Escola Politécnica

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR.
DESSES CURSOS:

CURSOS