Tire suas dúvidas sobre os serviços acadêmicos

  • Conteúdo Programático

    Os conteúdos programáticos são disponibilizados junto ao plano de aula para os alunos, a cada semestre letivo. O requerente, tendo estes documentos (sem rasuras ou observações), poderá apresentar ao Atendimento Unisinos e solicitar a assinatura (sem cobrança de taxa). Caso o requerente não possua mais este material, deverá solicitar a 2ª via ao Atendimento Unisinos e terá a cobrança de taxa (conforme prevê a Resolução 07/2022 que fixa o valor das taxas escolares).

  • Revisão de grau

    A revisão de grau deve ser encaminhada e justificada no Atendimento Unisinos em até 15 dias após o término do período letivo. Somente são encaminhados pedidos de revisão do grau C. Casos de revisão de grau A e grau B devem ser tratados diretamente com o professor da disciplina.

  • Regime especial de estudos (tutoria)

    Algumas disciplinas podem ser cursadas em tutoria, caso você esteja concluindo o curso.

    Justificativas para solicitação:

    » Coincidência de horários de disciplinas, desde que o aluno esteja matriculado em todas as Disciplinas/Atividades que faltam para a conclusão do curso;
    » Disciplina/Atividade requerida não foi ofertada ou teve seu único horário dissolvido;
    » Disciplina/Atividade requerida é de currículo em extinção, não mais ofertada e não há Disciplina/Atividade equivalente na estrutura curricular vigente para o curso;
    » Motivos religiosos, devidamente comprovados, que impeçam atividades nos horários de sexta-feira à noite e sábado pela manhã.

  • Notas e frequências das disciplinas

    Você pode consultar suas notas e presenças nas disciplinas pelo Minha Unisinos ou presencialmente no Atendimento Unisinos.

  • Grades curriculares e caracterizações

    A Unisinos oferece o acesso online à grades curriculares, caracterizações das atividades acadêmicas e a informações sobre aproveitamento de disciplinas.

    Os conteúdos programáticos, elaborados por professores específicos, devem ser solicitados de forma presencial.

  • Exercícios domiciliares

    Esta solicitação deve ser feita presencialmente pelo aluno ou por seu representante, mediante apresentação de atestado médico. O aluno tem o direito a exercícios domiciliares caso se enquadre em uma das seguintes situações:

    a) Incapacidade física relativa, incompatível com os trabalhos escolares - desde que haja condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes;

    b) Estado de gravidez a partir do oitavo mês (32 semanas) e por um período de três meses, com possibilidade de antecipação ou de prorrogação nos casos extraordinários, a critério médico.

  • Emissão de documentos

    As solicitações de documentos podem ser feitas a distância ou presencialmente, dependendo do tipo. Confira os documentos que podem ser solicitados a distância, pelo Minha Unisinos.

    Os documentos solicitados de forma presencial são:
    » Atestados (avaliação, conclusão de curso, frequência, matrícula, provável formatura, regularidade com Enade, semestralidade, valores pagos e especiais);
    » Carta de apresentação;
    » Certidões de estudo e OAB;
    » Certificado de conclusão de curso;
    » Conteúdos programáticos;
    » Histórico escolar;
    » Segunda via de diploma;
    » Formulário para a escolha do professor orientador;
    » Documentos de aproveitamento de atividades complementares e estudos externos;
    » Documento de revisão de nota;
    » Documento de afastamento e cancelamento;
    » Solicitações de grau, tutoria e exercícios domiciliares.

  • Cancelamento

    Solicitações de cancelamento de matrícula devem ser encaminhadas presencialmente no Atendimento Unisinos ou via e-mail, mediante preenchimento de formulário e envio da cópia da identidade. O cancelamento está sujeito às normas presentes no Guia do Aluno.

  • Aproveitamento de estudos

    Para aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição de ensino, você deve entregar os respectivos conteúdos programáticos originais, junto do histórico escolar, presencialmente no Atendimento Unisinos.

  • Alteração de dados pessoais

    Você pode alterar seus dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail, de três formas: pelo Minha Unisinos, pessoalmente ou por telefone.

  • Afastamento

    O afastamento é a interrupção do vínculo de matrícula do aluno e implica em seu desligamento total do curso e renúncia à vaga. Com isso, o retorno à Unisinos ou ingresso em outra instituição fica sujeito a novo processo seletivo. O aluno pode solicitar o afastamento presencialmente no Atendimento Unisinos.

  • Acompanhamento Curricular

    Com o acompanhamento curricular, o aluno é orientado sobre a melhor maneira de aproveitar seus estudos e atividades complementares no seu curso.

  • Solicitação de colação de grau

    Os pedidos de colação de grau podem solicitados pelo Minha Unisinos.


Mídias sociais
»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades