LABORATÓRIO VIVO: Projeto de extensão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire

O grupo Seeding Lab tem desenvolvido, no formato de projeto de extensão, o que chamamos de “Laboratório Vivo”, um projeto realizado junto às crianças integrantes do Grupo de Mediadores de Leitura Luísa Marques (GMLLM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, localizada na Lomba do Pinheiro. Os mediadores de leitura são um grupo de estudantes que se encontram na biblioteca da escola durante o contraturno das aulas e trabalham, através da contação de histórias (interpretadas por eles mesmos), temáticas relacionadas ao abuso sexual, saúde mental e alimentação saudável, de maneira didática e adaptada à realidade das crianças. A professora responsável pelo projeto na escola chama-se Maria Gabriela Pires de Souza. 

O Laboratório Vivo consiste na criação de um espaço (também conhecido como living lab) dentro da escola, cujo objetivo é, junto com à comunidade escolar, promover ações que estimulem a autonomia, a conscientização social/ambiental e a cultura cidadã entre os alunos. Nossas práticas são fundadas na ética amorosa e nos princípios da cultura regenerativa, e são guiadas pelos quatro pilares da educação do século XXI, estabelecidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Jacques Delors, 2001). 

As atividades do laboratório tiveram início no dia 02 de junho de 2022, com uma proposta metodológica a partir das teorias feministas em quatro movimentos: escutar – imaginar – recriar – compartilhar. A escuta se deu ao longo de 06 encontros, onde as crianças nos apresentaram a escola, seus projetos, vontades, sonhos e anseios. Nesse período, a dinâmica dos encontros iniciava com uma atividade de experimentação, que consistia em apresentar e provar alimentos pelos quais elas tinham curiosidade, numa proposta de alimentação saudável. Esse momento também tinha como objetivo propiciar um ambiente descontraído e de abertura ao desconhecido. Nessa linha ocorreu também, junto ao grupo, uma visita à Horta Comunitária da Lombra do Pinheiro, a fim de que as crianças se familiarizassem com aquele ambiente e observassem, na prática, uma atividade relacionada à alimentação saudável e à sustentabilidade. 

Posterior a isso, o grupo de pesquisa, com base nessa escuta, desenhou uma proposta de projeto de Laboratório Vivo. A ideia da proposta decorreu de uma nítida vontade das crianças em mudar a realidade do nosso país, em especial a realidade das mulheres, tratando de questões referentes às desigualdades de gênero, vivências em sociedade e saúde da mulher. 

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Pôsteres produzidos pelo grupo após ida à horta.

A partir disso, se propôs ao grupo o desenvolvimento do projeto “Cidade-escola”, uma proposta política-pedagógica que visa a promoção da cidadania através da proposição de atividades educacionais que abordem questões relacionadas à vida em sociedade no contexto da cidade. A ideia é que pensemos, junto das crianças, como seria uma cidade melhor para todos nós, dimensionando-a dentro dos espaços da Saint Hilaire. O projeto tem como base também o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da Agenda 2030 da ONU: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” (VARGAS, 2021). 

Os encontros acontecem toda terça-feira, das 8h30 às 11h, na biblioteca da escola Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro.  

É possível se inscrever como aluno da atividade extensionista com o seguinte código: AE120019.003.00. 

Fotos de alguns dos encontros: 

  

  

  

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