Em 2024, o V RIEOnLIFE e o IX WLC ocorrerão conjuntamente na Cidade de Peso da Régua em Portugal. Os eventos se conectam e estão inseridos numa perspectiva de rede, sendo organizados por uma equipe que envolve representantes da Educação Básica (estudantes e professores), integrantes do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital GPe-dU – UNISINOS/CNPq – Brasil, Universidade Aberta – Portugal, Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade Aberta/INESC TEC – Portugal. Conta com a participação de instituições que já se conectaram e sediaram os eventos da rede, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e demais instituições que constituem a RIEOnLIFE. Nesse sentido, os eventos coengendrados constituem um espaço profícuo de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.
O público-alvo será composto por estudantes, professores e gestores da Educação Básica das redes de ensino público e privado, estudantes, professores e gestores da graduação (licenciaturas); estudantes e pesquisadores de pós-graduação em Educação e áreas afins; e demais interessados na temática do evento.
O objetivo do V Congresso Internacional da RIEOnLIFE é constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES entre professores e pesquisadores, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de problematizar o tempo presente na relação com a pesquisa, potencializando a rede na formação de ecologias-conectivas no Paradigma da Educação OnLIFE.
Já o IX Festival do WLC visa constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES de diferentes atividades, protagonizadas por crianças, adolescentes e professores da Educação Básica, no contexto da cibricidade enquanto espaço de aprendizagem.
Ocorrência | Data | Endereço |
Resumo expandido de 2 páginas (aceitação prévia) | Acesse aqui | |
Comunicação de aceitação do resumo submetido até a data de |
Acesse aqui | |
Prazo de Submissão de trabalhos completos – Artigos completos | 15 de Agosto | Acesse aqui |
Comunicação de resultados aos autores | 20 de setembro | Acesse aqui |
Submissão final dos artigos | 30 de setembro | Acesse aqui |
Inscrição no evento (em breve) | 16 a 30 de setembro | Acesse aqui |
Realização do evento | 30 & 31 de Outubro 2024 | Peso da Régua – Portugal |
Horário | Atividades | Convidados |
14h30 – 15h | Mesa de Abertura e Apresentação Cultural | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
15h – 16h | Conferência de Abertura | A confirmar. |
A confirmar. | ||
16h – 17h | COnversAÇÕES: Hiperinteligências e Metaversos no Paradigma da Educação OnLIFE | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
17h – 17h30 | Coffee-break | |
17h30 – 18h30 | COnversAÇÕES: Educação Híbrida no Paradigma da Educação OnLIFE | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
20h | Jantar de confraternização (por adesão) |
Horário | Atividades | Convidados |
9h30 – 10h | Mesa de Abertura e Apresentação Cultural | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
10h – 11h | COnversAÇÕES: o Habitar do Ensinar e do Aprender na Rede ConectaKaT | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
11h – 12h | COMpartilhAÇÕES de estudantes para estudantes: oficinas paralelas | A confirmar. |
12h – 13h30 | COnversAÇÕES: Plano de Transição Digital em Portugal e Brasil | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
14h30 – 16h | Vivência Imersiva na Cibricidade | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
16h – 17h | COMpartilhAÇÕES: oficinas para professores | Pensamento computacional: A confirmar. |
Metaverso: A confirmar. | ||
IA Generativa: A confirmar. | ||
17h – 17h30 | Coffee-break | |
17h30 – 18h30 | COnversAÇÕES: Empreendedorismo na Educação OnLIFE | A confirmar. |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
18h30 – 18h45 | Sessão de Encerramento |
Comissão Coordenadora:
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Comissão Organizadora – Presidentes
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Local
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Sónia Meneses, Universidade Aberta (UAb), Cla Peso da Régua, Portugal
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Maria Castelhano, Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), Portugal
Subcomissão Organizadora – Programa
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Publicações
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Brasil
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil
Inês Messias, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Divulgação e Website
Gabriela Dambrós, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Luiza Vitória Schell, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Carlos Brazil, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Dina Rocha, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Espaço Virtual e Vivência Imersiva na Cibricidade
Bárbara Cleto, ESMAD, Portugal
Maria Van Zeller, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Patrícia Bassani, Universidade Feevale, Brasil
Luiza Vitória Schell, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Fernando Cassola, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)/INESC TEC, Portugal
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Emanuele Schlemmer Thomazzoni, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniel Gil Noga, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Sónia Meneses, Universidade Aberta, Cla Peso da Régua, Portugal