Em 2024, o V RIEOnLIFE e o IX WLC ocorrerão conjuntamente na Cidade de Peso da Régua em Portugal. Os eventos se conectam e estão inseridos numa perspectiva de rede, sendo organizados por uma equipe que envolve representantes da Educação Básica (estudantes e professores), integrantes do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital GPe-dU – UNISINOS/CNPq – Brasil, Universidade Aberta – Portugal, Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade Aberta/INESC TEC – Portugal. Conta com a participação de instituições que já se conectaram e sediaram os eventos da rede, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e demais instituições que constituem a RIEOnLIFE. Nesse sentido, os eventos coengendrados constituem um espaço profícuo de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.
O público-alvo será composto por estudantes, professores e gestores da Educação Básica das redes de ensino público e privado, estudantes, professores e gestores da graduação (licenciaturas); estudantes e pesquisadores de pós-graduação em Educação e áreas afins; e demais interessados na temática do evento.
O objetivo do V Congresso Internacional da RIEOnLIFE é constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES entre professores e pesquisadores, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de problematizar o tempo presente na relação com a pesquisa, potencializando a rede na formação de ecologias-conectivas no Paradigma da Educação OnLIFE.
Já o IX Festival do WLC visa constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES de diferentes atividades, protagonizadas por crianças, adolescentes e professores da Educação Básica, no contexto da cibricidade enquanto espaço de aprendizagem.
Ocorrência | Data | Endereço |
Resumo expandido de 2 páginas (aceitação prévia) | Acesse aqui | |
Comunicação de aceitação do resumo submetido até a data de |
Acesse aqui | |
Prazo de Submissão de trabalhos completos – Artigos completos | Acesse aqui | |
Comunicação de resultados aos autores | 20 de setembro | Confira os trabalhos aprovados aqui |
Submissão final dos artigos | 30 de setembro | Acesse aqui |
Inscrição no evento (em breve) | 16 a 30 de setembro | Acesse aqui |
Realização do evento | 30 & 31 de outubro 2024 | Peso da Régua – Portugal |
Publicação dos Anais do Congresso da Rede Internacional de Educação OnLIFE (Vol 2. 2024) | 18 de novembro 2024 | Acesse aqui |
Horário | Atividades | Convidados |
14h30 – 15h PT
11h30 – 12h BR | Sessão de Abertura | Jose António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal |
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil | ||
Salvador da Costa Ferreira, Diretor de Agrupamento AEJAC Portugal | ||
José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, Portugal. | ||
15h – 16h PT 12h – 13h BR | Conferência de Abertura: Conectar, Aprender e Educar – Desafios da Inteligencia Artificial Generativa | Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal |
Moderadora: Maria Elisabeth Bittencourt Almeida, PUCSP, Brasil (online) | ||
16h – 17h PT 13h – 14h BR | COnversAÇÕES: Hiperinteligências e Metaversos no Paradigma da Educação OnLIFE | Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal |
Massimo Di Felice, Universidade de São Paulo (USP), Atopos/USP, Brasil (online) | ||
Moderadora: Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil | ||
17h – 17h30 PT | Coffee-break | |
17h30 – 18h30 PT 14h30 – 15h30 BR | COnversAÇÕES: Educação Híbrida no Paradigma da Educação OnLIFE | Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro (UA), CCTIC, Portugal |
Luciana Backes, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil (online) | ||
Moderadora: Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil | ||
20h PT | Jantar de confraternização (por adesão) |
vddv
Horário | Atividades | Convidados |
10h – 11 PT 07h – 08 BR |
COnversAÇÕES: Educação Digital e Formação de Professores |
Carla Lourenço, Chefe de Equipa da ERTE/DGE, Ministério da Educação, Portugal |
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil | ||
Moderadora: Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal | ||
11h15 – 12h15 PT 8h15 – 9h15 BR |
COnversAÇÕES: o Habitar do Ensinar e do Aprender na Rede ConectaKaT |
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil |
Manuela Ledur, Estudante EMEF São José, Bom Princípio/RS, Brasil | ||
Rebecca Serra, Estudante, São Luís/MA, Brasil | ||
Moderadora: Marisa Moniz, Universidade Aberta (UAb), Portugal | ||
12h15 – 13h15 PT 9h15 – 10h15 BR |
COnversAÇÕES: Empreendedorismo na Educação OnLIFE |
Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança (IP), Portugal |
Jacinto Jardim, Universidade Aberta (UAb), Portugal | ||
Moderador: Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil | ||
14h30 – 15h30 PT 11h30 – 12h30 BR |
COMpartilhAÇÕES: oficinas para professores |
Pensamento Computacional: Idalina Santos & Manuela Simões, Universidade Aberta (UAb), Portugal |
A Iluminação como Elemento Criativo: Juan Gabriel & Ana Mas, Universidad Francisco Vitória, Espanha | ||
Chatbot nos Processos de Ensino e de Aprendizagem: Adelina Moura (online) | ||
Laboratórios de Educação Digital – Comunicar com Artes e Multimédia: Marisa Moniz, Universidade Aberta (UAb), Portugal | ||
Co-criação de Immersive Educational Escape Rooms: Maria Van Zeller & Diana Quitéria Sousa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal | ||
14h30 – 15h30 PT 11h30 – 12h30 BR |
COMpartilhAÇÕES de Estudantes para Estudantes: Oficinas Paralelas |
Oficinas de estudantes brasileiros e portugueses. |
15h30 – 17h PT 12h30 – 14h BR |
Vivência Imersiva na Cibricidade |
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil, (presencial-física) |
Sónia Meneses, Universidade Aberta (UAb), Cla Peso da Régua, Portugal, (presencial-física) | ||
Patrícia Bassani, Universidade Feevale, Brasil, (presencial-física) | ||
Maria Van Zeller, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal, (presencial-física) | ||
Diana Quitéria Sousa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal, (presencial-física) | ||
Marta Nunes, Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Portugal, (presencial-física) | ||
Natália Sitnievski, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil (online) | ||
Emanuele Schlemmer Thomazzoni, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
Daniel Gil Noga, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
Pietro Alberto Boscolo, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
12h30 – 15h30 BR |
Comunicações Paralelas |
|
17h – 17h30 PT |
Coffee-break |
|
18h30 – 18h45 PT |
Sessão de Encerramento |
Comissão Coordenadora
Jose António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Comissão Organizadora – Presidentes
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Local
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Sónia Meneses, Universidade Aberta (UAb), Cla Peso da Régua, Portugal
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Maria Castelhano, Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), Portugal
Subcomissão Organizadora – Programa
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Publicações
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Brasil
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil
Inês Messias, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Divulgação e Website
Gabriela Dambrós, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Luiza Vitória Schell, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Carlos Brazil, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Dina Rocha, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Espaço Virtual e Vivência Imersiva na Cibricidade
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Maria Van Zeller, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal
Diana Quitéria Sousa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal
Patrícia Bassani, Universidade Feevale, Brasil
Fernando Cassola, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)/INESC TEC, Portugal
Emanuele Schlemmer Thomazzoni, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniel Gil Noga, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Sónia Meneses, Universidade Aberta, Cla Peso da Régua, Portugal
Natália Sitnievski, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Pietro Alberto Boscolo, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Comissão Científica
Adelize Trentin Lemes, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
Andreia Pinto de Sousa, Universidade Lusófona, Portugal
Anibal Lopes Guedes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil
António Coelho, Universidade do Porto, Portugal
António Fernando Saldanha Portelada, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
António Osório, Universidade do Minho, Portugal
Bruno F. Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Carlos Santos, Universidade de Aveiro, Portugal
Catarina Carneiro Sousa, Portugal
Claudio Cleverson de Lima, GPe-dU/UNISINOS, Brasil
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Dionisio Tumbo, Universidade Pedagógica Moçambique, Moçambique
Ederson Locatelli, SESI/RS/Brasil
Eduardo Fofonca, Universidade Tuiuti do Paraná (TUITI), Brasil
Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil
Fernando Cassola, Universidade do Porto (UP), Portugal
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Brasil
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil
Janaina Menezes, GPe-dU/UNISINOS, Brasil
Jones Godinho, Faculdade La Salle Manaus, Brasil
Jorge Bacca-Acosta, Fundación Universitaria Konrad Lorenz, Colômbia
Judite Da Encarnação Medina Do Nascimento, Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Cabo Verde
Juliani Menezes Dos Reis, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Lisiane Cézar de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá (IFRS), Brasil
Luciana Backes, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Maria Raquel Patrício, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Naidi Carmen Gabriel, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Nara Maria Bernardes Pasinato, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Brasil
Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Universidade Eduardo Mondlaine, Moçambique
Patrícia Scherer Bassani, Universidade Feevale, Brasil
Paulo Duarte, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Renati Fronza Chitolina, Sociedade Educacional Três de Maio, Faculdade Três de Maio, Brasil
Simone de Lucena Ferreira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Tânia de Jesus Vilela da Rocha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal