Em 2024, o V RIEOnLIFE e o IX WLC ocorrerão conjuntamente na Cidade de Peso da Régua em Portugal. Os eventos se conectam e estão inseridos numa perspectiva de rede, sendo organizados por uma equipe que envolve representantes da Educação Básica (estudantes e professores), integrantes do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital GPe-dU – UNISINOS/CNPq – Brasil, Universidade Aberta – Portugal, Universidade de Coimbra – Portugal e Universidade Aberta/INESC TEC – Portugal. Conta com a participação de instituições que já se conectaram e sediaram os eventos da rede, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e demais instituições que constituem a RIEOnLIFE. Nesse sentido, os eventos coengendrados constituem um espaço profícuo de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.
O público-alvo será composto por estudantes, professores e gestores da Educação Básica das redes de ensino público e privado, estudantes, professores e gestores da graduação (licenciaturas); estudantes e pesquisadores de pós-graduação em Educação e áreas afins; e demais interessados na temática do evento.
O objetivo do V Congresso Internacional da RIEOnLIFE é constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES entre professores e pesquisadores, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de problematizar o tempo presente na relação com a pesquisa, potencializando a rede na formação de ecologias-conectivas no Paradigma da Educação OnLIFE.
Já o IX Festival do WLC visa constituir um espaço-tempo comum de convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES de diferentes atividades, protagonizadas por crianças, adolescentes e professores da Educação Básica, no contexto da cibricidade enquanto espaço de aprendizagem.
Ocorrência | Data | Endereço |
Resumo expandido de 2 páginas (aceitação prévia) | Acesse aqui | |
Comunicação de aceitação do resumo submetido até a data de |
Acesse aqui | |
Prazo de Submissão de trabalhos completos – Artigos completos | Acesse aqui | |
Comunicação de resultados aos autores | 20 de setembro | Confira os trabalhos aprovados aqui |
Submissão final dos artigos | 30 de setembro | Acesse aqui |
Inscrição no evento (em breve) | 16 a 30 de setembro | Acesse aqui |
Realização do evento | 30 & 31 de outubro 2024 | Peso da Régua – Portugal |
Publicação dos Anais do Congresso da Rede Internacional de Educação OnLIFE (Vol 2. 2024) | 18 de novembro 2024 | Acesse aqui |
Horário | Atividades | Convidados |
14h30 – 15h | Mesa de Abertura e Apresentação Cultural | Jose António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal |
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil | ||
15h – 16h | Conferência de Abertura | Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal |
Moderadora: Maria Elisabeth Bittencourt Almeida, PUCSP, Brasil | ||
16h – 17h | COnversAÇÕES: Hiperinteligências e Metaversos no Paradigma da Educação OnLIFE | Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal |
Massimo Di Felice, USP, Brasil | ||
Moderadora: Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil | ||
17h – 17h30 | Coffee-break | |
17h30 – 18h30 | COnversAÇÕES: Educação Híbrida no Paradigma da Educação OnLIFE | Maria José Loureiro Universidade de Aveiro (UA), CCTIC, Portugal |
Luciana Backes, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil | ||
Moderadora: Ana Maria Marques Palagi, UNIOESTE, Brasil | ||
20h | Jantar de confraternização (por adesão) |
Horário | Atividades | Convidados |
9h30 – 10h | Mesa de Abertura e Apresentação Cultural | Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil |
A confirmar. | ||
A confirmar. | ||
10h – 11h | COnversAÇÕES: o Habitar do Ensinar e do Aprender na Rede ConectaKaT | Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil |
Manuela Ledur, Estudante EMEF São José, Bom Princípio/RS, Brasil | ||
Rebecca Serra, Estudante, São Luís/MA, Brasil | ||
A confirmar. | ||
11h – 12h | COMpartilhAÇÕES de estudantes para estudantes: oficinas paralelas | Oficinas de estudantes brasileiros e portugueses. |
12h – 13h30 | COnversAÇÕES: Plano de Transição Digital em Portugal e Brasil | Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil |
A confirmar. | ||
Moderadora: Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola superior de Educação, Portugal | ||
14h30 – 16h | Vivência Imersiva na Cibricidade | Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil, (presencial-física) |
Sónia Meneses, Universidade Aberta (UAb), Cla Peso da Régua, Portugal, (presencial-física) | ||
Patrícia Bassani, Universidade Feevale, Brasil, (presencial-física) | ||
Emanuele Schlemmer Thomazzoni, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
Daniel Gil Noga, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
Pietro Alberto Boscolo, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil, (participação online) | ||
16h – 17h | COMpartilhAÇÕES: oficinas para professores | Pensamento computacional: Idalina Santos e Manuela Simões |
Metaverso: A confirmar. | ||
IA Generativa: Adelina Moura, Sónia Cruz. | ||
17h – 17h30 | Coffee-break | |
17h30 – 18h30 | COnversAÇÕES: Empreendedorismo na Educação OnLIFE | Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança (IP), Portugal |
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil | ||
Jacinto Jardim, Universidade Aberta (UAb), Portugal | ||
18h30 – 18h45 | Sessão de Encerramento |
Comissão Coordenadora
Jose António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Comissão Organizadora – Presidentes
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Ana Amélia Amorim Carvalho, Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra, Portugal.
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Local
António Moreira, Universidade Aberta (UAb), Portugal
Sónia Meneses, Universidade Aberta (UAb), Cla Peso da Régua, Portugal
Leonel Morgado, Universidade Aberta (UAb), INESC TEC, Portugal
Maria Castelhano, Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), Portugal
Subcomissão Organizadora – Programa
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Subcomissão Organizadora – Publicações
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Brasil
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil
Inês Messias, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Divulgação e Website
Gabriela Dambrós, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Luiza Vitória Schell, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Carlos Brazil, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Dina Rocha, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Subcomissão Organizadora – Espaço Virtual e Vivência Imersiva na Cibricidade
Bárbara Cleto, ESMAD, Portugal
Maria Van Zeller, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC TEC, Portugal
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), GPe-dU Unisinos/CNPq, Atopos/USP, INESC TEC, CEG, Brasil
Patrícia Bassani, Universidade Feevale, Brasil
Luiza Vitória Schell, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Fernando Cassola, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)/INESC TEC, Portugal
Bruna Elisa Schuster, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Emanuele Schlemmer Thomazzoni, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Daniel Gil Noga, GPe-dU Unisinos/CNPq, Brasil
Sónia Meneses, Universidade Aberta, Cla Peso da Régua, Portugal
Comissão Científica
Adelize Trentin Lemes, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Ana Loureiro, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Ana Maria Marques Palagi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil
Andreia Pinto de Sousa, Universidade Lusófona, Portugal
Anibal Lopes Guedes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil
António Coelho, Universidade do Porto, Portugal
António Fernando Saldanha Portelada, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
António Osório, Universidade do Minho, Portugal
Bruno F. Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Carlos Santos, Universidade de Aveiro, Portugal
Catarina Carneiro Sousa, Portugal
Claudio Cleverson de Lima, GPe-dU/UNISINOS, Brasil
Daniela Pedrosa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
Dionisio Tumbo, Universidade Pedagógica Moçambique, Moçambique
Ederson Locatelli, SESI/RS/Brasil
Eduardo Fofonca, Universidade Tuiuti do Paraná (TUITI), Brasil
Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil
Fernando Cassola, Universidade do Porto (UP), Portugal
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Brasil
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil
Janaina Menezes, GPe-dU/UNISINOS, Brasil
Jones Godinho, Faculdade La Salle Manaus, Brasil
Jorge Bacca-Acosta, Fundación Universitaria Konrad Lorenz, Colômbia
Judite Da Encarnação Medina Do Nascimento, Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Cabo Verde
Juliani Menezes Dos Reis, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Lisiane Cézar de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá (IFRS), Brasil
Luciana Backes, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Maria Raquel Patrício, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Naidi Carmen Gabriel, Universidade La Salle (UNILASALLE), COTEDIC, Brasil
Nara Maria Bernardes Pasinato, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Brasil
Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Universidade Eduardo Mondlaine, Moçambique
Patrícia Scherer Bassani, Universidade Feevale, Brasil
Paulo Duarte, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Renati Fronza Chitolina, Sociedade Educacional Três de Maio, Faculdade Três de Maio, Brasil
Simone de Lucena Ferreira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Tânia de Jesus Vilela da Rocha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal