ADMINISTRAÇÃO
Horários de aula
Quintas-feiras, sextas-feiras, e sábado pela manhã. Em caráter excepcional, poderá haver alteração nestes horários.
Apresentação
O Mestrado em Administração é uma ótima oportunidade para aprofundar o seu conhecimento no campo de Gestão. Este conhecimento tem impacto direto na sua atuação profissional, pois permitirá se especializar em um assunto específico da sua dissertação, bem como desenvolver uma visão crítica sobre os diversos assuntos da Administração. A Administração é uma ciência aplicada e interdisciplinar e por isso o curso de mestrado é aberto a graduados em diferentes cursos. Venha conhecer!
Este programa também está disponível como:
Confira também:
Coordenação do Curso
Amarolinda Iara Da Costa Zanela Klein
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular em Administração na Unisinos e Pesquisadora do CNPq (Bolsa Produtividade). Seus temas de pesquisa são: inovação e mudanças organizacionais relacionadas ao uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), especialmente as tecnologias de base da Indústria 4.0.
E-mail: aczanela@unisinos.br
Ver currículo Lattes
Secretaria do Curso
Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3723
Email: ppgadm@unisinos.br
Área de concentração: organizações e competitividade
Temos uma área de concentração, Organizações e Competitividade, que segue uma abordagem interdisciplinar e abrange diferentes subáreas da Administração. O foco é a investigação de fatores que conferem competitividade às organizações e empresas. Constitui o tema central ao qual se vinculam as duas linhas de pesquisa, i.e. Estratégias Organizacionais e Relações Interorganizacionais.
Linhas de Pesquisa
A linha de pesquisa “Estratégias Organizacionais” volta o seu olhar tanto para o ambiente externo quanto para o ambiente interno da empresa, combinando atenções em termos de posicionamento de mercado, escolhas estratégicas e gestão de recursos. As principais áreas do conhecimento abordadas pela linha referem-se a (1) negócios internacionais; (2) estratégia em serviços; (3) sustentabilidade; (4) estudos de mercado, consumo e aquisição; (5) estruturação e organização dos recursos e das capacidades.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais trata do envolvimento e competitividade internacional das organizações por meio de atividades em diferentes países. Nos mercados externos, as empresas normalmente se deparam com diferenças culturais, econômicas, institucionais, além da distância geográfica. Para operar de forma a satisfazer seus stakeholders, bem como superar concorrentes internacionais e locais, uma organização precisa mobilizar, transferir e ampliar seus recursos e capacidades, a fim de operar em diferentes mercados.
Estratégia em Serviços
Os serviços possuem características específicas que os diferenciam de produtos e, portanto, exigem uma série de escolhas estratégicas que estejam alinhadas com essas caraterísticas. Essas escolhas estratégicas passam tanto por decisões de marketing quanto por decisões de operações. A estratégia em serviços, do ponto de vista do marketing, envolve temas como comportamento do consumidor, satisfação, co-criação de valor, recuperação de falhas, inovação em serviços e recomendações entre clientes, entre outros. Do ponto de vista de operações, a estratégia em serviços envolve temas tais como a participação dos consumidores durante o processo produtivo, customização e produção de serviços, intensidade de conhecimento necessário para produção, fatores que influenciam a produtividade, design de serviços e inovação.
Sustentabilidade
Sustentabilidade, do ponto de vista organizacional, é a observação simultânea de três princípios: integridade ambiental, prosperidade econômica e equidade social. Esse tema de pesquisa engloba diversos fenômenos descritos na literatura, como negócios na base da pirâmide, empreendimentos sociais, organizações híbridas, responsabilidade social corporativa, inovação social, gestão ambiental, certificações internacionais (ISO, OSHAS, etc.), organizações não governamentais (ONGs), entre outros.
Estudos de Mercado, Consumo e Aquisição
As organizações têm necessidade de focar nas suas competências centrais, tomando decisões estratégicas de marketing e aquisição de insumos. Em estudos de mercados e consumo se analisam as relações de troca e comportamento do consumidor em mercados B2B e B2C. A aquisição estratégica de insumos engloba temas como desenvolvimento e gerenciamento dos fornecedores, decisões de terceirização, planejamento de compras, orientação ao processo de compra, redução de custos de compras, entre outros temas.
Estruturação e Organização dos Recursos e das Capacidades
Estruturação e organização dos recursos e das capacidades referem-se à forma como a empresa organiza os seus recursos internos, por meio de decisões estratégicas em diferentes campos da organização. Na área de operações, destacam-se o desenvolvimento de capacidades e de competência de operações, gestão das capacidades de produção e previsão de demanda, trade-offs operacionais, interação entre marketing, finanças e operações. No campo de comportamento organizacional, o destaque é para a mobilização de recursos e capacidades que possam dar suporte interno às estratégias organizacionais, enfatizando as abordagens ligadas à aprendizagem organizacional, à liderança e aos estudos de rotinas e microfundamentos relacionados às capacidades dinâmicas.
A linha de pesquisa “Competitividade e Relações Interorganizacionais” investiga a gestão em sistemas complexos de interações entre organizações que estabelecem vantagens competitivas individuais e coletivas em setores industriais e de serviços. As principais áreas do conhecimento abordadas pela linha referem-se a (1) relações interorganizacionais, (2) inovação (3) gestão tecnológica e competitividade organizacional, em uma perspectiva que dialoga com estudos provenientes de áreas correlatas, como a Economia, a Sociologia e a Psicologia.
Relações Interorganizacionais
As relações entre organizações caracterizam-se por relacionamentos colaborativos com o intuito de alcançar objetivos comuns. Estudos nessa área investigam relações interorganizacionais em redes, clusters, parcerias, consórcios e alianças, enfatizando a dinâmica da colaboração e da competição entre organizações, os antecedentes, as racionalidades, a governança, a gestão e os resultados desses relacionamentos. Envolve relações diádicas, triádicas e múltiplas entre diferentes tipos de organizações. As contribuições à governança das relações interorganizacionais destacam-se como um foco de investigação com repercussões tanto teóricas quanto práticas.
Inovação e Empreendedorismo
No contexto das relações interorganizacionais, a inovação é entendida como um processo interativo, aberto e colaborativo. Envolve diferentes organizações, stakeholders e a infraestrutura científica e tecnológica, entre as diferentes funções na empresa, entre produtores e usuários. De modo geral, constitui-se como um processo de aprendizagem interativo, através de diferentes mecanismos formais e informais, apoiados em múltiplas fontes – clientes, fornecedores, ambiente tecnológico. A dinâmica das interações interorganizacionais tem efeito sobre as possibilidades de aprendizagem e empreendedorismo, transferência de conhecimento, inovação colaborativa e redes de inovação e, consequentemente, sobre os ganhos competitivos decorrentes dessas ações.
Gestão Tecnológica e Competividade Organizacional
A gestão da tecnologia e competitividade organizacional envolve a gestão da tecnologia da informação (TI), ubiquidade, plataformas e mídias sociais. A TI é estudada a partir de uma visão ampla, reunindo, além dos dispositivos tecnológicos, os sistemas de informação organizacionais e interorganizacionais e os usuários da informação. A ubiquidade compreende aplicações de TI que podem ser utilizadas a qualquer hora, independentemente da localização do usuário e da plataforma tecnológica, envolvendo temas como Comércio Ubíquo, Comunidades de Negócio Ubíquas, M-government, Redes Sociais Ubíquas, e- Mlearning, redes e mídias sociais.
Projetos de pesquisa
Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:
Ver projetos de pesquisaMESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR
O mestrado compreende 30 créditos, referentes às disciplinas cursadas e à dissertação. O aluno deve cursar Disciplinas Obrigatórias (disciplinas equivalentes a nove créditos) e Optativas (disciplinas, a serem escolhidas, equivalentes a 15 créditos).
EMENTAS DO PROGRAMA
Disciplinas Obrigatórias (09 créditos)
- Estatística Aplicada (3 créditos)
- Métodos de Pesquisa I (3 créditos)
- Métodos Qualitativos de Pesquisa (3 créditos)
Disciplinas Optativas (15 créditos)
- Administração Estratégica (3 créditos)
- Comportamento Organizacional (3 créditos)
- Corporate Sustainability (3 créditos)
- Estudos Sociais da Tecnologia (3 créditos)
- Gestão da Inovação (3 créditos)
- Gestão de Operações de Serviços (3 créditos)
- Governança Corporativa de Tecnologia da Informação (3 créditos)
- Governança em Rede (3 créditos)
- Marketing Estratégico (3 créditos)
- Metodologia do Ensino Superior (3 créditos)
- Negócios Internacionais (3 créditos)
- Organização Industrial (3 créditos)
- Recursos e Capacidades (3 créditos)
- Relações Interorganizacionais (3 créditos)
- Teoria das Organizações (3 créditos)
- Tópicos Especiais em Administração (1 crédito)
- Publicação ou aceite final de até dois artigos em periódico científico com Qualis Capes mínimo B1, no período de realização do Mestrado, sendo cada artigo correspondente a três créditos; (6 créditos)
Outras Atividades Acadêmicas
- Exame de Qualificação de Dissertação
Trabalho de Conclusão (06 créditos)
- Defesa da Dissertação (6 créditos)
Proficiência
- Exame em Língua Inglesa
Estágio de Docência
- Estágio de Docência* (2 créditos)
* Estágio de Docência não computa créditos na Estrutura Curricular.
Obrigatório para Bolsista Capes.
PROCESSO SELETIVO
Inscrição Online
Período de inscrição: 23/10/2024 a 06/01/2025.
Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.
Confira o edital para o processo seletivo (PDF)
No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.
Saiba como converter arquivos em formato PDF
Seleção
Período: de 07/01/2025 a 10/01/2025.
Divulgação dos Aprovados
A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 14/01/2025.
A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 21/01/2025.
Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).
A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.
Inscrição
A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 22/07 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.
Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)
Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.
DISCIPLINAS OFERTADAS
Valores
PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS
São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).
Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.
*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.
O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:
O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.
O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.
Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100
Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400
As bolsas de estudos de ações afirmativas preveem, mediante disponibilidade de recursos e da análise conjunta entre o Programa de Pós-Graduação e a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), a reserva de, no mínimo, uma vaga e uma bolsa de estudos para cada curso de mestrado e de doutorado, para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PcD).
Programa com nota máxima na CAPES (7) - o único no Sul do Brasil com essa classificação
Programa acreditado internacionalmente pela AACBS, instituição que assegura a qualidade internacional de escolas de gestão no mundo
Professores altamente qualificados e desenvolvimento de pesquisas aplicadas voltadas para a realidade do mercado
Horários adequados para conciliar trabalho e estudos
Ficou com alguma dúvida?
Confirmar outras condições financeiras para o desenvolvimento do seu curso!
Emídio Teixeira Doutorando do PPG de Administração da Unisinos
Inscreva-se agoraPROFESSORES DO CURSO
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Confira aqui os critérios para o Credenciamento Docente no PPGAdm.
Amarolinda Iara Da Costa Zanela Klein
Doutora em Administração aczanela@unisinos.brDoutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular em Administração na Unisinos e Pesquisadora do CNPq (Bolsa Produtividade). Seus temas de pesquisa são: inovação e mudanças organizacionais relacionadas ao uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), especialmente as tecnologias de base da Indústria 4.0.
Bibiana Volkmer Martins
Doutora em Administração bibivolkmer@unisinos.brDoutora em Administração pela UFRGS, com período sanduíche na Université Paris-Dauphine (Paris-França). Colíder do Grupo de Pesquisa EcoHuBi (Grupo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação - UNISINOS/CNPq). Principais temas de pesquisa: estratégia e relações interorganizacionais, inovação colaborativa, capacidades dinâmicas e engajamento em ecossistemas de inovação e empreendedorismo.
Bruno Anicet Bittencourt
Doutor em Administração banicet@unisinos.brDoutor em Administração - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS) com período como pesquisador visitante na Kedge Business School (França) e na University of Bologna/UNIBO (Itália). Atualmente é coordenador do Curso de Administração - Gestão para Inovação e Liderança (GIL) na UNISINOS. Possui experiência como gestor e consultor nas áreas de inovação e educação em empresas, ONGS, universidade e governo. Tem como temas de interesse: Clusters, Redes e Ecossistemas de Inovação, Orquestração, Liderança e Competências e Inovação Social.
Fernando de Oliveira Santini
Doutor em Administração fosantini@unisinos.brProfessor pesquisador dos programas de pós Graduação da Unisinos (Administração e Mestrado Profissional em Educação). Pesquisa, especialmente, assuntos ligados a comportamento do consumidor, estratégia e Inovação e gestão de marca por meio de pesquisas experimentais (rastreamento ocular reconhecimento de face) e meta-analises. Tem estudos publicados nos principais periódicos da área, como por exemplo: Journal of Academy of Marketing Science Journal of Busines e Journal of Marketing for Higher Education.
Guilherme Trez
Doutor em Administração gtrez@unisinos.brDiretor Adjunto da Unidade de Graduação da UNISINOS, Doutor em Administração/Marketing pelo PPGA/UFRGS e Instituto Politecnico di Milano. Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises (IAE) da Universidade de Poitiers na França, desde 2016. Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos. Pesquisador em marketing estratégico, mais especificamente em relação ao desenvolvimento de capacidades de marketing que impactam processos de orientação para o mercado, de inovação e de criação de valor. Experiência de 20 anos em pesquisas de mercado e consultoria nas áreas de marketing e estratégia.
Ivan Lapuente Garrido
Doutor em Administração igarrido@unisinos.brMestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUCRJ, Doutor em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pós-Doutorado na FIU Florida International University (USA). Atuou como executivo em empresas como Esso, Souza Cruz e AMBEV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2. Áreas de pesquisa: Estratégia e Negócios internacionais.
Janaína Ruffoni Trez
Doutora em Política Científica e Tecnológica jruffoni@unisinos.brLíder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Econômica da Inovação (GDIN) desde 2013. Temas de interesse: crescimento, desenvolvimento econômico e inovação paradigmas tecnológicos e adoção de inovações dinâmica da concorrência e estudos setoriais dinâmica e capacidades de inovação das firmas, interação universidade-empresa, proximidades e fluxos de conhecimento.
Jefferson Marlon Monticelli
Doutor em Administração JMMONTICELLI@unisinos.brProfessor assistente nível II no PPG da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professor de pós-graduação (MBA`s, Mestrado e Doutorado) de disciplinas relacionadas aos temas: Estratégia, Empreendedorismo e Negócios Internacionais. Membro do grupo de pesquisa GLOBAL (Grupo de Estudos em Estratégia, Gestão e Negócios Internacionais da UNISINOS) e GEPEDER (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Unicruz). Pós-Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor e e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Formação em MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Controladoria e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou período de doutorado sanduíche na Uppsala University, Suécia. Membro titular da Câmara Especial de Gestão e Tecnologia do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul. Foi um dos líderes do tema 09, divisão ESO, Enanpad 2019 (Instituições, Estratégia, Mudança e Desempenho), do tema 15, divisão ESO, 3Es2020 e Enanpad2020 (Estratégias de Coopetição) e do tema 07, divisão ESO, Enanpad 2021 (Cooperação e Competição nas Relações Interpessoais e Interorganizacionais) e Enanpad 2022 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais). Editor temático das revistas BAR e BASE. Seus temas de interesse são: Estratégia (coopetição; empresas de pequeno e médio porte); Negócios Internacionais (influência de instituições; indústrias altamente reguladas).
Jorge Renato De Souza Verschoore Filho
Doutor em Administração jorgevf@unisinos.brEconomista, mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor de estratégia e novos negócios no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises da Universidade de Poitiers na França. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 CNPq. Coordenador de Programas Profissionais da Área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Áreas de interesse: Estratégia, Redes, Cooperação, Coopetição, Inteligência Artificial e Blockchain.
Rosemary Francisco
Doutora em Administração rosemaryf@unisinos.brRosemary Francisco é apaixonada por tecnologia e em sua aplicação para o desenvolvimento da sociedade. Com atuação de mercado de mais de 20 anos, participou e gerenciou vários projetos em empresas como: DELL, Gerdau entre outras. Atualmente dedica-se a atividades de consultoria e mentoria em Negócios e TI. Também é professora colaboradora no Programa de Pós Graduação da Administração, pesquisadora e gerente de projetos no SoftwareLab e Instituto de Inovação em Educação da Unisinos. É Doutora em Administração de Empresas, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas, Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Produção, Bacharel em Sistemas de Informação e Profissional certificada em Gerenciamento de Projetos (PMP). Tem como propósito auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o seu melhor.
Wagner Junior Ladeira
Doutorado em Administração wladeira@unisinos.brDoutor em Administração. Professor em Administração na Unisinos e Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade). Especialista em DataSciense, Machine Learnig com aplicações em Phyton e eye tracking techniques. Seus temas de pesquisa são: estratégias de marketing, marketind digital comportamemto do consumidor e escolhas inconscientes.
Yeda Swirski de Sousa
Doutorado em Doutorado em Psicologia yedasou@unisinos.brProfessora titular de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo da Unisinos desde 2000. Professora visitante da IQS School of Management (2018-19). Possui mestrado em Administração e doutorado em Psicologia. Publicou diversos artigos acadêmicos, com foco nos últimos cinco anos em temas relacionados às empresas de conhecimento e criatividade. Já orientou cerca de 40 alunos de pós-graduação em dissertações de doutorado e mestrado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Administração (2010 - 2012) e foi Decana da Escola de Gestão e Negócios (2012-2017), liderando o processo de acreditação internacional e aprimoramento do ecossistema de empreendedorismo na Unisinos.
Magnus dos Reis
Doutor em Economia magnusr@unisinos.brProfessor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui doutorado (2017) em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, graduação em Ciências Econômicas (2008) e Mestrado em Economia Internacional (2012) pela Unisinos. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Integração Econômica Internacional e é membro do conselho fiscal da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).Tem experiência e interesse pelas seguintes áreas: Comércio Internacional, Econometria, Política Comercial e Investimento Estrangeiro Direto (IED).