Pós Graduação Unisinos - EDUCAÇÃO - Presencial - São Leopoldo
Doutorado Acadêmico

EDUCAÇÃO

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Segundas, terças e quartas-feiras.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 6

Apresentação

A experiência acadêmica no Programa objetiva que o Doutor em Educação possua uma formação de excelência. Ao final do curso, espera-se que o egresso seja capaz de: (a) assumir a função de pesquisador em Educação; (b) produzir conhecimento teórico e metodológico consistente; (c) inserir-se na produção científica nacional e internacional da área; (d) integrar grupos de pesquisa destinados à produção coletiva de conhecimentos; (e) atuar na formação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado; (f) exercer a docência no ensino superior de forma articulada com a pesquisa e com a extensão; e (g) orientar estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação, baseado nos princípios nos quais sua formação de doutorado desenvolveu-se.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação de 2016 a 2021 (PDF)

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação para ingressantes a partir de 2022 (PDF)

Baixe o Projeto Político Pedagógico do PPG em Educação (PDF)

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Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Rodrigo Manoel Dias da Silva

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Sociologia da Educação e investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, territórios, expressões culturais e educação patrimonial.

E-mail: rodrigods@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1151

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1113

Email: ppgedu@unisinos.br

Área de concentração: Educação

O programa de Pós-Graduação em Educação oferece cursos de Mestrado e Doutorado com Área de Concentração intitulada Educação. Promove apropriação, produção e circulação de conhecimento na área por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas de excelência. Atualmente, organiza-se em três linhas de pesquisa: História, políticas e gestão da educação; Formação, pedagogias e transformação digital e Educação, desigualdades e inclusão.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Tem como foco políticas, processos e práticas vinculados à educação em diferentes configurações históricas. Problematiza e analisa fontes documentais e campos conceituais presentes na História da Educação. Aborda os níveis, as modalidades e as etapas de ensino, bem como as racionalidades e as processualidades educativas que transcendem espaços escolares, em múltiplas escalas, do contexto local ao internacional. Investiga as questões da democratização, do gerencialismo e do empresariamento da educação, das relações público-privado e das políticas educacionais. Considera as relações da história, das políticas e da gestão da educação, com a circulação de pessoas e ideias em um mundo globalizado. Investiga questões relativas à história da educação, gestão e políticas educacionais em diálogo com o cenário internacional.


Corpo docente: Sergio Eduardo Mariucci, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Maria Julieta Abba, Rosangela Fritsch, Isabel Aparecida Bilhão e Viviane Klaus.

Ementa e Linhas de Pesquisa para alunos ingressantes até 2021/2

Investiga as temáticas da formação, das pedagogias e da transformação digital nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino em espaços escolares e não-escolares. Desenvolve pesquisas sobre pensamento pedagógico, currículo, conhecimento escolar, ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas, docências, formação inicial e continuada de professores. Contempla, ainda, estudos sobre educação filosófica, leitura, escrita, literatura, mídias, audiovisualidades, crianças, infâncias, corpo, gênero, sexualidade, educação digital, plataformas de interação ecológica e ecossistemas de inovação. Busca-se, portanto, a criação na educação e a problematização da formação humana no contemporâneo.


Corpo docente: Eli Terezinha Henn Fabris, Eliane Schlemmer, Betina Schuler, Maria Claudia Dal Igna, Mauricio dos Santos Ferreira (Colaborador) e Paulo Sergio Fochi (Colaborador).

Ementa e Linhas de Pesquisa para alunos ingressantes até 2021/2

Desenvolve pesquisas sobre inclusão social e educacional, desigualdades e cidadania com o objetivo de produzir conhecimento crítico-reflexivo sobre práticas educacionais e curriculares. Promove investigações sobre as múltiplas dimensões do fenômeno educativo contemporâneo e suas articulações com a agenda global da cidadania, com destaque a estudos que privilegiam experiências educacionais e condições de vida de crianças, jovens e adultos. Contempla estudos que versem sobre situações de vulnerabilidade, não-aprendizagem, exclusão escolar, processos migratórios, pobreza, violência, deficiência, juventudes, expressões culturais, racismo e discriminação, a fim de contribuir, por meio da educação, para a justiça social, os direitos humanos e a formação integral.


Corpo docente: Maura Corcini Lopes, Rodrigo Manoel Dias Da Silva, Roberto Rafael Dias Da Silva, Carlos Alfredo Gadea Castro e Viviane Inês Weschenfelder (Colaborador)

Ementa e Linhas de Pesquisa para alunos ingressantes até 2021/2

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O doutorado é composto por 30 créditos mínimos, organizado de forma a dar continuidade ao processo formativo do/a pesquisador/a, iniciado no mestrado. Há uma concentração de conhecimentos e aprofundamento teórico-metodológico para que o tema da pesquisa seja abordado em toda a complexidade e profundidade. Todas as atividades se propõem a potencializar o estudo, a pesquisa e a produção escrita. A ênfase curricular são as práticas de pesquisa. O currículo é distribuído entre atividades estruturantes obrigatórias, complementares optativas e defesa de tese. Dez créditos mínimos complementares são optativos e devem ser cumpridos de acordo com o plano de estudos elaborado junto ao orientador/a do estudante. Incluem-se, nessa modalidade, créditos realizados em outros PPGs da Unisinos ou outras IES nacionais ou estrangeiras reconhecidas.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS ESTRUTURA CURRICULAR: Ingressantes até 2021/2

Disciplinas Estruturantes Obrigatórias (16 créditos) keyboard_arrow_down

- Teorias Educacionais Contemporâneas (3 créditos)

- Metodologias de Pesquisa em Educação (3 créditos)

- Prática de Pesquisa I (2 créditos)

- Prática de Pesquisa II (2 créditos)

- Prática de Pesquisa III (2 créditos)

- Prática de Pesquisa IV (2 créditos)

- Produção Científica (2 créditos)

Disciplinas Complementares optativas (11 créditos) keyboard_arrow_down

- Prática de Pesquisa V (2 créditos)

- Prática de Pesquisa VI (2 créditos)

- Prática de Pesquisa VII (2 créditos)

- Prática de Pesquisa VIII (2 créditos)

- Seminário Temático I (1 crédito)

- Seminário Temático II (2 créditos)

- Seminário de Práticas Educacionais (3 créditos)

- Leitura Dirigida I (1 crédito)

- Leitura Dirigida II (2 créditos)

Defesa da Tese (3 créditos)

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Inscrição Online

Período de inscrição: 23/10/2024 a 18/11/2024.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: de 22/11/2024 a 28/11/2024.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 04/12/2024.

Confira a lista preliminar dos candidatos selecionados (PDF)

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 09/12/2024.

Confira a lista definitiva dos candidatos selecionados (PDF)


Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RS: direcionada a estudos que visam atendimento das consequências dos desastres ambientais, de soluções para o enfrentamento da crise climática e/ou outras ações em prol da recuperação econômica, social e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);

  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.


  • O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.


    O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.


    Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

    Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é uma das maiores estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.


    Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

    As bolsas de estudos de ações afirmativas preveem, mediante disponibilidade de recursos e da análise conjunta entre o Programa de Pós-Graduação e a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), a reserva de, no mínimo, uma vaga e uma bolsa de estudos para cada curso de mestrado e de doutorado, para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PcD).



    Público geral

    60x de R$1.587,24

    INSCREVA-SE

    Egressos Unisinos

    60x de R$1.428,51

    INSCREVA-SE
    *Ressaltamos que as parcelas são fixas, não ocorrerá reajuste.

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    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Confira aqui os critérios para o Credenciamento Docente no PPGEDU.

    Betina Schuler

    Betina Schuler

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, Estágio Pós-Doutoral em Educação (Universidade de Lisboa) e em Ciências Humanas (Griffith University, Austrália). Docente Permanente da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Líder do Grupo de Pesquisa "Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre educação filosófica, leitura e escrita". Integrante da Rede de Grupos de Pesquisa em Educação Filosófica. Atua com os temas: educação filosófica, práticas de leitura e escrita na escola e os modos de subjetivação, literatura, infância. Tem experiência docente na educação infantil e no Ensino Fundamental.

    Carlos Alfredo Gadea Castro

    Carlos Alfredo Gadea Castro

    Doutor em Sociologia Política
    WorkID/ORCID

    Pós-doutorado na University of Miami (Center for Latin American Studies, USA). Professor Visitante na Universität Leipzig, Alemanha (DAAD, 2015-2016). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de História (IPA, Uruguai). Bolsista de Produtividade 1C, CNPq. Áreas de interesse: Teorias Sociais Contemporâneas, Estudos Culturais Latino-americanos, Violência urbana, Estudos Étnico-raciais, Juventude e Cultura.

    Eli Terezinha Henn Fabris

    Eli Terezinha Henn Fabris

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Pós doc na Universidade do Porto, Portugal. Áreas de Interesse: Formação de professores, relação Universidade-escola, docências contemporâneas, práticas pedagógicas.

    Eliane Schlemmer

    Eliane Schlemmer

    Doutora em Informática na Educação
    WorkID/ORCID

    Áreas de interesse: Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Educação OnLIFE, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologias Inventivas, Ecossistemas Conectivo de Inovação na Educação, Multiletramentos e Formação de Professores.

    Isabel Aparecida Bilhao

    Isabel Aparecida Bilhao

    Doutora em História
    WorkID/ORCID

    Doutora em História pela UFRGS, investiga a História da Educação em relação à História Social do Trabalho no Brasil ao longo do Período Republicano. Orienta pesquisas que vinculam a História da Educação às relações étnico-raciais, aos movimentos sociais e aos mundos do trabalho.

    Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

    Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Possui Pós-doutorado na UNED em Madri (bolsa CAPES, 2017), doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela PUCRS (2008). Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa (2007). Fez Mestrado em Ciências(1991) e graduação em Biologia Licenciatura. Coordena a comissão de seleção para ingresso no PPGEdu da UNISINOS (2012 - 2020), coordenadora da linha de pesquisa Educação História e Políticas do PPGEdu UNISINOS. É membro SBHE e da ASPHE, Vice- presidente dessa associação gestão (2011- 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Líder do Grupo de pesquisa EBRAMIC- Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq), participa do grupo Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação e participou do grupo de pesquisa Memórias e Histórias da escola do Rio Grande do Sul: Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008), (CNPq) , encerrado em 2018. É membro do corpo editorial da Revista Licencia&acturas - ISEI, é Co-editora da Revista Espacio Tiempo y Educación (Universidade de Valladolid/ES) e da Revista História da Educação ( ASPHE) de 2017 - 2019. Atualmente é professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Atua na Linha de pesquisa 1: Educação, História e Políticas.Tem experiência nas áreas de História da Educação e Metodologia da Pesquisa. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Memória e História Oral, Cultura Escolar, Instituições e património Histórico Educativo. Participante da Red Iberoamericana para la investigación y la difusion del patrimonio histórico-educativo (RIDPHE) sob coordenação da prof. Dra. Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Possui bolsa PQ2 CNPq - ORCID

    Maria Claudia Dal Igna

    Maria Claudia Dal Igna

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Professora dos cursos de Licenciatura e do PPG em Educação da Unisinos. Trabalhou como professora da educação básica em escolas públicas e privadas e em espaços não escolares. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq). Suas pesquisas analisam os seguintes temas: gênero docência formação de professores docência: afeto, amor e cuidado profissionalidade docente pedagogia: área de conhecimento e profissão. Em consonância com o movimento #maternidadenolattes, destaca também que é mãe de duas gurias gêmeas.

    Maria Julieta Abba

    Maria Julieta Abba

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Educação pelo PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Políticas e Administração da Educação pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF/Argentina). Graduada no curso de Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA/Argentina). Desenvolve pesquisas vinculadas às temáticas da internacionalização da educação superior na América Latina, educação comparada, políticas públicas, integração regional, interculturalidade e estudos (des)coloniais. Coordenadora do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE).

    Maura Corcini Lopes

    Maura Corcini Lopes

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora e Mestre em Educação (UFRGS) Graduada em Educação Especial Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq) é pesquisadora no Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS/CNPq) e integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Rede de Investigação em Educação e Pensamento Contemporâneo (RIEPCO).

    Mauricio dos Santos Ferreira (Colaborador)

    Mauricio dos Santos Ferreira (Colaborador)

    Doutor em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutor e Mestre pelo PPGEdu da UFRGS na linha de pesquisa Estudos Culturais. Coordena a Licenciatura em Pedagogia e o Programa de Residência Pedagógica UNISINOS/Capes. Investiga novos arranjos neoliberais no campo da Educação e a potência da docência enquanto condição de resistência e criação, tendo como focos os processos de subjetivação e formação ético-estética na articulação com as mídias contemporâneas, os audiovisuais e as imagens.

    Paulo Sergio Fochi (Colaborador)

    Paulo Sergio Fochi (Colaborador)

    Doutor em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio de missão científica na Universidad Publica de Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos) e atua como um dos pesquisadores e formadores do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro de Special Interest Group (European Early Childhood Education Research Association - EECERA). Fundou e coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças. Tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto

    Roberto Rafael Dias Da Silva

    Roberto Rafael Dias Da Silva

    Doutor em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Pesquisa os desafios contemporâneos para a implementação de políticas curriculares. Assessora politicas de juventude em redes de ensino e organizações sociais.

    Rodrigo Manoel Dias Da Silva

    Rodrigo Manoel Dias Da Silva

    Doutor em Ciências Sociais
    WorkID/ORCID

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Sociologia da Educação e investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, territórios, expressões culturais e educação patrimonial.

    Rosangela Fritsch

    Rosangela Fritsch

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGE/e). Membro da Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)/Universidade do Porto/Portugal, da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)/UFMG, História, Política e Gestão da Escola Básica/UNISINOS e Trabalho Educação e Conhecimento/UFRGS. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE). Áreas de interesse: Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade.

    Sergio Eduardo Mariucci (Colaborador)

    Sergio Eduardo Mariucci (Colaborador)

    Doutor em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014); Mestre em Educação pelo Boston College (2007), título revalidado pela UFMG, com Pós-Doutorado em Design Estratégico (2019). Foi professor e pesquisador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design Estratégico e atualmente integra o corpo docente do PPG em Educação. É Reitor da Unisinos e Secretário para Educação da Companhia de Jesus no Brasil. Áreas de interesse: Administração Educacional; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular; Design Estratégico. Integrou a LP Inovação orientada pelo design para construção de engajamento em ambientes de aprendizagem.

    Viviane Ines Weschenfelder (Colaboradora)

    Viviane Ines Weschenfelder (Colaboradora)

    Doutorado em Educação
    WorkID/ORCID

    É mestra e doutora em Educação pela Unisinos, com doutorado sanduíche na University of Wisconsin - Madison/EUA. Possui licenciatura em História e em Pedagogia. Possui experiência com formação de professores nos diferentes níveis educacionais. Trabalha com temáticas relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), aos processos de exclusão, inclusão e diversidade em ambientes escolares e não-escolares.

    Viviane Klaus

    Viviane Klaus

    Doutorado em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena e Formação de Professores pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Tem experiência na docência e na gestão da Educação Básica e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação estrito senso). Entre as suas áreas de interesse, destacam-se: políticas educacionais, gestão e empresariamento da educação.   

    INFRAESTRUTURA

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