Pós Graduação Unisinos - GESTÃO E NEGÓCIOS - Presencial - Porto Alegre
Doutorado Profissional

GESTÃO E NEGÓCIOS

Presencial - Porto Alegre

Local

Porto Alegre

Dias de aula

Quartas, quintas e sextas-feiras.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 5

Apresentação

O primeiro Doutorado Profissional em Gestão e Negócios do Sul do Brasil é voltado a profissionais e enfatiza a conexão da teoria com a prática. Criado para atender às demandas dos ambientes não acadêmicos por competências mais consistentes de reflexão, produção e aplicação de conhecimento, este Doutorado se propõe a qualificar as trajetórias de experiência dos candidatos com saber científico e metodológico. Dessa forma, espera-se conduzir os executivos na estruturação de sua contribuição relevante para as organizações e para a sociedade como um todo.

Algumas das principais características do Doutorado Profissional em Gestão e Negócios incluem:

- Ênfase na transdisciplinaridade e na pluralidade de perspectivas para análise dos fenômenos de mercado e das organizações;
- Foco na pesquisa aplicada, na prática reflexiva e na realidade do mercado como lócus de análise;
- Projetos de intervenção para diagnósticos e proposição de soluções a partir do diálogo entre diferentes disciplinas e perspectivas;
- Plano de inserção internacional individual e customizado, associando atividades empresariais, acadêmicas e culturais;
- Mentoring e coaching como estratégia de transformação de líderes;
- Título de doutor válido tanto para a academia quanto para a vida executiva.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Marcelo Jacques Fonseca

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2011), com estágio de doutorado-sanduíche na University of Southern Denmark. Vinculado à Unisinos desde 1999, atua como Coordenador do Programa Profissional em Gestão e Negócios e como Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM-Unisinos). Pesquisa nas áreas de marketing e estudos do consumo, com foco em: dinâmicas de formação e desenvolvimento de mercados dimensões socioculturais, simbólicas e globais do consumo e dos mercados consumo e sustentabilidade e práticas cotidianas de consumo. Em consultoria, atua há mais de 20 anos nas áreas de pesquisa de mercado e de projetos estratégicos.

E-mail: mfonseca@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3936

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3716

Email: ppgn@unisinos.br

Área de concentração: Estratégia e Competitividade

Os elementos de estratégia e competitividade representam, de forma sistêmica, os componentes característicos do foco de gestão existentes nos ambientes organizacionais e, portanto, passíveis de ações e práticas transformadoras. Ao adotar essa área de concentração, o PPGN desenvolve competências capazes de compreender os modelos mentais vigentes em organizações e a estabelecer ações que auxiliem a promover vantagens competitivas e a criar cultura de sustentabilidade do ponto de vista intra e interorganizacional.

Imagem da Área de concentração

Linhas de atuação

Estuda temas relacionados à gestão da inovação e à definição de estratégias e táticas de sustentabilidade, analisando as relações entre os atores promotores da inovação e da sustentabilidade organizacional e os aspectos de estratégia e governança. Permite a compreensão e a promoção de ações inovadoras e sustentáveis em ambientes organizacionais.

Estuda questões relacionadas à governança corporativa e ao ciclo de transformações e atores organizacionais que impactam a gestão. Busca promover mudanças e obter resultados sustentáveis, considerando as diferenças contextuais e as relações de poder envolvidas. Estimula a análise e reflexão crítica de situações organizacionais à luz de tendências na área de governança e de gestão de pessoas, considerando a combinação dos fatores econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais e instrumentalizando lideranças para a tomada de decisão e a ação empreendedora baseadas na ética, respeito humano, análise de dados, inovação e foco no resultado. Discute a globalização e internacionalização de empresas e o impacto cultural na governança gestão estratégica de pessoas e na formação de lideranças globais.

Essa linha de atuação propõe-se a estudar questões relativas à análise e à formação de mercados locais e globais. Discute o papel das instituições, das organizações, das práticas e dos diferentes atores envolvidos no sistema de dinâmicas de mercado. A partir disso, busca aprofundar a compreensão sobre a elaboração, o desenvolvimento e a implementação de estratégias de marketing (compreensão, criação e entrega de valor) para a inserção competitiva de organizações em mercados que apresentam concorrências locais e globais, bem como os respectivos efeitos micro e macroeconômicos e sociais envolvidos nesses processos.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR

As Unidades de Ensino (UE) a serem cursadas no Doutorado Profissional em Gestão e Negócios buscam a apropriação de conhecimentos teóricos de forma integrada, através de estudos de casos e ciclos de debate com visitantes oriundos de organizações do setor produtivo, de serviços, governamentais ou do terceiro setor. As atividades acadêmicas compreendem 36 créditos.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

UE 20: Método Científico keyboard_arrow_down

- Filosofia da Ciência e o Método Científico (1 crédito)
- Abordagens Metodológicas (2 créditos)

UE 21: Seminário de Governança e Gestão de Pessoas keyboard_arrow_down

- Tópicos em Governança Corporativa (1 crédito)
- Temas Emergentes em Gestão de Pessoas (1 créditos)

UE 22: Seminário de Inovação e Negócios Sustentáveis keyboard_arrow_down

- Inovação e Negócios Sustentáveis (1 crédito)
- Estratégias para Inovação e Sustentabilidade (1 crédito)

UE 23: Seminário de Marketing e Mercados Globais keyboard_arrow_down

- Movimentos de Mercado e Estratégias de Marketing (1 crédito)
- A empresa Multinacional e os Mercados de Concorrência Global (1 crédito)

UE 24: Projeto de Intervenção em Organizações keyboard_arrow_down

- Projeto de Intervenção em Organizações I (1 crédito)
- Projeto de Intervenção em Organizações II (1 crédito)
- Projeto de Intervenção em Organizações III (1 crédito)
- Projeto de Intervenção em Organizações IV (1 crédito)

UE 25: Liderança: Práticas de Transformação keyboard_arrow_down

- Mentoring e Coaching como Estratégia de Transformação de Líderes e Organizações (1 crédito)
- Oficina para Prática de Coaching nas Organizações (1 crédito)

UE 26: Projeto de Inserção Internacional keyboard_arrow_down

- Projeto de Inserção Internacional (4 créditos)

UE 27: Elaboração de Estudos de Casos keyboard_arrow_down

- Oficina de Elaboração de Artigos Tecnológicos (1 crédito)
- Oficina de Elaboração de Estudos de Casos (1 crédito)

Atividades Acadêmicas Optativas – 9 créditos keyboard_arrow_down

- Tópicos Especiais em Gestão e Negócios I (1 crédito)
- Tópicos Especiais em Gestão e Negócios II (2 créditos)
- Tópicos Especiais em Gestão e Negócios III (3 créditos)
- Inovação e Modelos de Negócio na Economia Digital (1 crédito)
- Economia Internacional (1 crédito)
- Estratégias de Internacionalização de Empresas (2 créditos)
- Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas (1 crédito)
- Laboratório de Desenvolvimento de Liderança (2 créditos)
- Governança Corporativa (2 créditos)
- Gestão Financeira (1 crédito)
- Estudo das Organizações (1 crédito)
- Gestão Estratégica (2 créditos)
- Marketing (1 crédito)
- Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços (2 créditos)
- Gestão de Operações (1 crédito)
- Métodos Quantitativos (2 créditos)
- Controle de Gestão (1 crédito)
- Sistemas de Informações Gerenciais (1 crédito)
- Gestão da Inovação (2 créditos)
- Seminário de Inovação e Sustentabilidade (1 crédito)

Tese – 6 créditos keyboard_arrow_down

- Tese (6 créditos)

Outras Atividades Acadêmicas keyboard_arrow_down

- Exame de Qualificação de Projeto de Tese

Proficiência keyboard_arrow_down

- Exame de Proficiência em Língua Inglesa
- Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Inscrição Online

Período de inscrição: 23/10/2024 a 20/11/2024.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: de 21/11/2024 a 27/11/2024.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 04/12/2024.

Confira a lista preliminar dos candidatos selecionados (PDF)

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 09/12/2024.

Confira a lista definitiva dos candidatos selecionados (PDF)


Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).


A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 22/07 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


DISCIPLINAS OFERTADAS

Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMA DE DESCONTO

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

Confira a lista das empresas conveniadas que possuem descontos nos programas de Pós Graduação da Unisinos

Saiba mais

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RS: direcionada a estudos que visam atendimento das consequências dos desastres ambientais, de soluções para o enfrentamento da crise climática e/ou outras ações em prol da recuperação econômica, social e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);

  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.


  • As bolsas de estudos de ações afirmativas preveem, mediante disponibilidade de recursos e da análise conjunta entre o Programa de Pós-Graduação e a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), a reserva de, no mínimo, uma vaga e uma bolsa de estudos para cada curso de mestrado e de doutorado, para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PcD).



    Público geral

    60x de R$2.677,31

    INSCREVA-SE

    Egressos Unisinos

    60x de R$2.409,58

    INSCREVA-SE
    *Ressaltamos que as parcelas são fixas, não ocorrerá reajuste.

    Ficou com alguma dúvida?

    Entre em contato conosco para conferir as condições de pagamento que se encaixam melhor com o seu bolso!

    Fale com um consultor

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    João Zani

    João Zani

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Os principais temas de interesse do pesquisador são: Estrutura de capital e estratégia empresarial e decisões de investimento de capital, Informação contábil - transparência - e o custo de capital e ou de crédito, Restrição financeira e de crédito, Estratégia de gestão da liquidez e decisões de investimento, Juros sobre o capital próprio e estrutura de capital e/ou política de dividendos, Restrição financeira e governança corporativa.

    Jose Carlos da Silva Freitas Junior

    Jose Carlos da Silva Freitas Junior

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado-sanduíche na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em administração pela Unisinos e mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Ocupou cargos de direção e gestão em órgãos públicos e possui experiência de mais de vinte anos com desenvolvimento de lideranças. Cofundador da Liderarte - espaço de formação e intervenção, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na UNISINOS é Professor do PPG em Gestão e Negócios e é colíder do grupo de pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas. Os principais temas de interesse como pesquisador são: liderança, gestão de pessoas, capacidades digitais e transformação digital.

    Luis Felipe Maldaner

    Luis Felipe Maldaner

    Doutor em Estudos Latino Americanos
    WorkID/ORCID

    Doutorado em Estudos Latino Americanos. É formado em Administração pela FEEVALE, mestre em Administração pela UNISINOS e doutor em Estudos Latino Americanos pela Hankuk University of Foreign Studies da Coréia do Sul. Foi funcionário do Banco do Brasil por mais de 36 anos, tendo ocupado diversos cargos entre os quais destacam-se o de Superintendente Adjunto do Rio Grande do Sul e o de Superintendente Regional em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Florianópolis - SC. Em 2007 foi designado para Seul na Coréia do Sul onde foi instalar o escritório do Banco do Brasil, e permaneceu até dezembro 2012. De 2013 a 2015 foi Diretor de Participações e Inovação do Badesul e de 2015 a 2018 foi Diretor da Unitec/Unisinos e CEO do Tecnosinos. Escritor com livros de contos e um romance publicados.

    José Antonio Valle Antunes Junior

    José Antonio Valle Antunes Junior

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Doutor em Administração pela UFRGS e professor e pesquisador no mestrado e doutorado nas Escolas Politécnica e de Gestão e Negócios da UNISINOS. Em termos de projetos aplicados com a indústria, possui mais de 30 anos de experiência profissional atuando junto as principais empresas do país, nos seguintes setores: automação, carrocerias de ônibus, Road Building, máquinas e implementos agrícolas, calçados, tintas, biodiesel, naval, bebidas, móveis, veículos automotores leves, laticínios, graneis líquidos, farmacêutico e construção civil, no ramo de serviços: hospitais, correios e bancos, e nas Cooperativas associadas ao Agronegócio. Contribuiu para o desenvolvimento da sociedade atuando como Secretário Adjunto na Secretaria de Ciência e Tecnologia e na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Possui experiência acadêmica com artigos publicados nos principais periódicos nacionais e internacionais associados com Engenharia de Produção, Administração e Negócios. Formou mais de 70 mestres e 10 doutores posicionados em grandes empresas e instituições de ensino. Tem pesquisas aplicadas e contribuições científicas consolidadas nas áreas de: Engenharia de Negócios, Estratégia, Estrutura e Processos, Estratégia de Produção, Política Industrial e Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação, Cooperativismo de Plataformas Cooperativas, Sistema Toyota de Produção e Teoria das Restrições. Atualmente, sua área de interesse foi ampliada para os temas da digitalização, negócios digitais e veículos elétricos. Além de promover a competitividade das organizações privadas e públicas, é um dos autores de livros que são referência nos tópicos relacionados: Sistema de Produção: Conceitos e Práticas para Projetos e Gestão da Produção Enxuta, Uma Revolução na Produtividade – A Gestão Lucrativa dos Postos de Trabalho, Gestão da Inovação e Competitividade no Brasil, Remando Contra a Maré: Política Industrial e Desenvolvimento Econômico no Rio Grande do Sul e Design Science Research – Método de Pesquisa para o Avanço da Ciência e Tecnologia.

    Marcelo André Machado

    Marcelo André Machado

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Doutor em Administração. Mestre em Administração, ênfase Marketing (PUC-Rio) e Doutor em Administração, ênfase Marketing (UFRGS). Professor Adjunto no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da UNISINOS (Mercados e Internacionalização) e coordenador do MBA em Negócios Internacionais. Um dos 03 pesquisadores mais profícuos do Brasil em Negócios Internacionais, nos últimos 10 anos, conforme a RAC (MACHADO-da-SILVA ROSSONI, 2007) e a RCA (GALVÃO STEINER Neto, 2013). Foi Gestor de Negócios Internacionais no Banco do Brasil, por 16 anos e é Consultor há 20 em projetos de estruturação da área internacional para grandes empresas e bancos brasileiros. Realiza trabalhos de matchmaking para empresas brasileiras e estrangeiras.

    Ivan Lapuente Garrido

    Ivan Lapuente Garrido

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ, Doutor em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pós-Doutorado na FIU – Florida International University (USA). Atuou como executivo em empresas como Esso, Souza Cruz e AMBEV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2. Áreas de pesquisa: Estratégia e Negócios internacionais.

    Marcos Tadeu Caputi Lelis

    Marcos Tadeu Caputi Lelis

    Doutor em Economia
    WorkID/ORCID

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos. Possui mestrado e doutorado em economia com publicações em revista A1 e A2 internacionais. É bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional, desenvolvendo pesquisas em parceria com instituições públicas e privadas no Brasil.

    Jorge Renato De Souza Verschoore Filho

    Jorge Renato De Souza Verschoore Filho

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Economista, mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor de estratégia e novos negócios no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises da Universidade de Poitiers na França. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 – CNPq. Coordenador de Programas Profissionais da Área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Áreas de interesse: Estratégia, Redes, Cooperação, Coopetição, Inteligência Artificial e Blockchain.

    Marcelo Jacques Fonseca

    Marcelo Jacques Fonseca

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2011), com estágio de doutorado-sanduíche na University of Southern Denmark. Vinculado à Unisinos desde 1999, atua como Coordenador do Programa Profissional em Gestão e Negócios e como Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM-Unisinos). Pesquisa nas áreas de marketing e estudos do consumo, com foco em: dinâmicas de formação e desenvolvimento de mercados dimensões socioculturais, simbólicas e globais do consumo e dos mercados consumo e sustentabilidade e práticas cotidianas de consumo. Em consultoria, atua há mais de 20 anos nas áreas de pesquisa de mercado e de projetos estratégicos.

    Paola Rücker Schaeffer

    Paola Rücker Schaeffer

    Doutora em Política Científica e Tecnológica
    WorkID/ORCID

    Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS. Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutora pela Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP com período sanduíche na Utrecht University. Mestre em Administração pela UFRGS. Consultora da CEPAL e da UNESCO em projetos de cooperação técnica internacional com o Governo Brasileiro. Membro do comitê científico na Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) da Anpad (2024-2026)

    Janine Kieling Monteiro (Colaborador)

    Janine Kieling Monteiro (Colaborador)

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UFRGS. Vinculou-se à UNISINOS em 2000, onde é professora Titular, na Graduação em Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação stricto senso de Psicologia e Gestão e Negócios. Desenvolve pesquisas relacionadas à saúde/adoecimento mental e trabalho. Atua como consultora de empresas, na área de Gestão de Pessoas há mais de 20 anos.

    Guilherme Trez

    Guilherme Trez

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Diretor Adjunto da Unidade de Graduação da UNISINOS, Doutor em Administração/Marketing pelo PPGA/UFRGS e Instituto Politecnico di Milano. Professor associado ao Institut d’Administration des Entreprises (IAE) da Universidade de Poitiers na França, desde 2016. Coordenador do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos. Pesquisador em marketing estratégico, mais especificamente em relação ao desenvolvimento de capacidades de marketing que impactam processos de orientação para o mercado, de inovação e de criação de valor. Experiência de 20 anos em pesquisas de mercado e consultoria nas áreas de marketing e estratégia.

    Gabriel Sperandio Milan

    Gabriel Sperandio Milan

    Pós-Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Pós-Doutor em Administração pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS. Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenador do MBA em Gestão Empresarial. Ex-Diretor Presidente do SAMAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (RS). Consultor, na área de estratégia e mercado, e Membro do Conselho de Administração de empresas.

    Patricia Martins Fagundes Cabral

    Patricia Martins Fagundes Cabral

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Doutora em Psicologia (PUCRS, 2008) Mestre em Administração (PUC-Rio, 1999),  Psicóloga (Unisinos, 1993). Especialização em Coaching Ontológico  Empresarial (Universidad San Sebastian - Chile, 2017) e Formação em  Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Professora visitante no WOP-P  Erasmus Mundus (Universidade de Coimbra-PT, 2013). Na Unisinos é  Professora Titular do PPG em Gestão e Negócios, coordena grupo de  pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas, atua no Mestrado Profissional  em Gestão Educacional, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Atuou  por 11 anos na área de Recursos Humanos, e possui mais de 25 anos de  experiência como consultora nas áreas de comportamento organizacional,  liderança e gestão de pessoas. 

    Bruno Anicet Bittencourt

    Bruno Anicet Bittencourt

    Doutorado em Administração
    WorkID/ORCID

    Doutor em Administração - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS) com período sanduíche na Kedge Business School (França) e na University of Bologna/UNIBO (Itália). Atuou com professor visitante em universidades nos Estados Unidos, França, Noruega e Colômbia. Possui experiência como gestor e consultor nas áreas de educação para inovação em empresas, ONGS, universidade e governo. Tem como temas de interesse: competências e orquestração para inovação e sustentabilidade; aprendizagem transformadora e impacto social.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também

    [GERAL] Rodapé