Pós Graduação Unisinos - SAÚDE COLETIVA - Presencial - São Leopoldo
Doutorado Acadêmico

SAÚDE COLETIVA

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Segundas, terças e quartas-feiras.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 5

Apresentação

O Doutorado em Saúde Coletiva da Unisinos tem por objetivo formar profissionais com sólido conhecimento técnico-científico para: responder às necessidades dos diferentes níveis de promoção à saúde, das políticas públicas e da gestão dos serviços de saúde; exercer a docência e a pesquisa, visando à compreensão do processo saúde-doença e de seus determinantes; incrementar a constante produção e a divulgação do conhecimento científico na área da saúde coletiva.

Com ênfase na natureza transdisciplinar da Saúde Coletiva, os conhecimentos desenvolvidos no Doutorado possuem uma interface prática com a academia e com os serviços de saúde, ampliando o conhecimento a partir da compreensão da saúde como produto de determinantes sociais. Nossa missão é formar recursos humanos de excelência para fazer frente aos agravos de saúde, através de diagnósticos comunitários e intervenções que visam o planejamento, a implementação e a avaliação de ações, serviços, tecnologias e políticas para promover a saúde e a qualidade de vida de indivíduos e grupos.

O Doutorado em Saúde Coletiva promove pesquisa científica e tecnológica avançada e é recomendado pela CAPES.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação para alunos ingressantes a partir de 2019 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação para alunos ingressantes até 2018 (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Thiago Dipp

Fisioterapeuta pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ (2004). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC - 2010). Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA - 2015). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (Campus São Leopoldo e Porto Alegre) de 2019 - 2024. Atua como docente e supervisor de estágio nas modalidades presencial e híbrida do mesmo curso e é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da modalidade híbrida (Campus São Leopoldo). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (CEP/UNISINOS) até 2022, Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UNISINOS e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (IC/FUC). Coordena a Liga Acadêmica de Ciências da Reabilitação Funcional (LACREF/UNISINOS). Possui experiência clínica e como pesquisador em Reabilitação Cardiorrespiratória e Metabólica Qualidade de Vida em doenças crônicas e em Saúde Coletiva. Os temas que atualmente pesquisa estão relacionados a Atenção Primária à Saúde, reabilitação física em pacientes recuperados de COVID-19, sarcopenia, processo de envelhecimento, risco de quedas em idosos, função vascular, controle autonômico cardiovascular e ultrassonografia cinesiológica e formação do fisioterapeuta.

E-mail: thiagodipp@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1239

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 2239

Email: ppgsaudecoletiva@unisinos.br

Área de concentração: Saúde Coletiva

Campo científico de natureza transdisciplinar, cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, as ciências sociais e humanas em saúde e a política, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde. Estuda o fenômeno saúde-doença enquanto processo social e trabalha na definição e na condução de políticas públicas, contribuindo para a redução das desigualdades e mudanças econômicas e sociais que visem a melhoria da situação de saúde e das condições de vida da população.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Nessa linha desenvolvem-se pesquisas utilizando métodos quantitativos e qualitativos na avaliação de programas, atividades, práticas, instrumentos de gestão e de serviços de saúde. Há ênfase nas temáticas da organização do sistema de saúde, do financiamento e do planejamento em saúde em todos os níveis de gestão, além das áreas do envelhecimento saudável e saúde do idoso, da Estratégia de Saúde da Família e da redução das desigualdades em saúde.

Esta linha de pesquisa aplica princípios e métodos epidemiológicos no estudo da situação de saúde e no conhecimento dos determinantes do processo saúde-doença da população. As ênfases temáticas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos abarcam a saúde da mulher, a epidemiologia nutricional, a farmacoepidemiologia, e o capital social e o uso de drogas.

Nesta linha abordam-se as vulnerabilidades do ponto de vista sociocultural e da Bioética em suas manifestações na saúde individual e coletiva. Particularmente, englobam-se as desigualdades e vulnerabilidades nas temáticas de gênero, violências, etnia, saúde mental, educação em saúde, prevenção e promoção da saúde.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O doutorado compreende 36 créditos, referentes às Disciplinas Obrigatórias (8 créditos), Optativas (12 créditos) e referentes à tese (16 créditos). Oito créditos optativos devem, obrigatoriamente, ser cumpridos mediante participação nas disciplinas optativas oferecidas pelo Programa; e quatro créditos relativos às disciplinas optativas poderão ser contabilizados a partir de disciplinas ou atividades realizadas em outros Programas de Pós-Graduação desta Universidade, em outras instituições nacionais credenciadas ou em instituições estrangeiras reconhecidas na estrutura de ensino do país de origem da Instituição, mediante prévia anuência do Colegiado de Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

O estágio de docência, obrigatório para alunos bolsistas Capes, é dividido em dois semestres, e será optativo aos demais alunos.

O exame de qualificação, requisito indispensável para obtenção do grau de doutor, deve ser realizado até o 24º mês após o ingresso no curso de Doutorado.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias (8 créditos) keyboard_arrow_down

- Seminário de Tese I - Parte I (1 crédito)
- Seminário de Tese I - Parte 2 (1 crédito)
- Seminário de Tese II (2 créditos)
- Seminário de Tese III (2 créditos)
- Seminários Avançados em Ciências Sociais e Saúde* (2 créditos)
- Seminários Avançados em Epidemiologia* (2 créditos)
*Obrigatória para bolsistas Capes; optativa para os demais alunos.

Disciplinas Optativas (12 créditos) keyboard_arrow_down

- Avaliação de Tecnologias em Saúde (2 créditos)
- Bioestatística I (2 créditos)
- Bioestatística II (2 créditos)
- Bioética (2 créditos)
- Epidemiologia (2 créditos)
- Metodologia do Ensino Superior (3 créditos)
- Métodos Qualitativos de Pesquisa em Saúde (3 créditos)
- Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde (3 créditos)
- Oficina de Redação de Artigos científicos (2 créditos)
- Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde (3 créditos)
- Promoção do Envelhecimento Saudável (2 créditos)
- Revisão Sistemática (2 créditos)
- Seminário Integralizador I - Cenários Históricos, Políticos e Sociais em Saúde (2 créditos)
- Seminário Integralizador II - Produção do conhecimento em Saúde: Propostas Críticas (2 créditos
- Seminário Integralizador III - Ciências Sociais e Humanas em Saúde (2 créditos)
- Tópicos Especiais em Saúde Coletiva (2 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).


A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 20/12 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


DISCIPLINAS OFERTADAS

Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RS: direcionada a estudos que visam atendimento das consequências dos desastres ambientais, de soluções para o enfrentamento da crise climática e/ou outras ações em prol da recuperação econômica, social e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);

  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.


  • O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.


    Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

    Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

    Ficou com alguma dúvida?

    Confirmar outras condições financeiras para o desenvolvimento do seu curso!

    Fale com um consultor

    Diferenciais

    Formação Interdisciplinar: A saúde coletiva integra conhecimentos de diversas áreas como epidemiologia, ciências sociais e políticas públicas.

    Impacto Social e Político: O mestrado prepara profissionais para desenvolver políticas públicas de saúde, elaborar estratégias que melhorem o sistema de saúde e promovam a equidade social.

    Pesquisa Avançada: O programa oferece competências metodológicas para conduzir pesquisas com dados quantitativos e qualitativos, essenciais para análises de sistemas de saúde e avaliação de programas.

    Oportunidades Profissionais Amplas: O mestrado amplia o leque de atuação, incluindo gestão em serviços de saúde, docência universitária, pesquisa e assessoria/consultoria técnica.

    Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável: Profissionais com formação em saúde coletiva estão capacitados para atuar em questões ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Rafaela Schaefer

    Rafaela Schaefer

    Doutora em Enfermagem
    WorkID/ORCID

    Graduada em Enfermagem e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Doutora em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa com Dupla Titulação pela Universidade de São Paulo. Realizo pesquisa na área da enfermagem e da saúde coletiva, principalmente nos temas referentes às questões éticas dos processos de trabalho, como clima ético organizacional e sofrimento moral, com expertise em pesquisas qualitativas e construção, validação e aplicação de escalas.

    Juliana Nichterwitz Scherer

    Juliana Nichterwitz Scherer

    Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria
    WorkID/ORCID

    A Profa. Juliana Scherer é bacharel em Biomedicina (UFRGS), possuindo habilitação em Saúde Pública e em Toxicologia. Possui especialização em Redes de Assistência à Saúde (FIOCRUZ) e Biomedicina Estética (NEPUGA). É doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), atualmente realizando seu pós-doutorado no mesmo campo. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS, tendo interesse nas seguintes áreas de pesquisa e inovação: avaliação de indicadores epidemiológicos de saúde, desenvolvimento e avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental e transtornos aditivos, avaliação de biomarcadores em patologias, e segurança no trânsito.

    Juvenal Soares Dias Da Costa

    Juvenal Soares Dias Da Costa

    Doutor em Medicina: Ciências Médicas
    WorkID/ORCID

    Graduação na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1983), residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP, 1985), especialização em Epidemiologia (ENSP/1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi duas vezes secretário municipal de saúde em Pelotas/RS. É pesquisador bolsista do CNPq - 1D.

    Vera Maria Vieira Paniz

    Vera Maria Vieira Paniz

    Doutora em Epidemiologia
    WorkID/ORCID

    Graduada em Farmácia e Bioquímica com especialização em Análises Clínicas pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Professora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro da Comissão de Epidemiologia da Abrasco e editora convidada da Frontiers in Pharmacology. Tem experiência em pesquisa e docência na área de Epidemiologia, com ênfase em Farmacoepidemiologia e Saúde Coletiva. Publicações recentes abordam condições de saúde da população, Multimorbidade, Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos.

    Marcos Pascoal Pattussi

    Marcos Pascoal Pattussi

    Doutor em Epidemiologia e Saude Bucal Coletiva
    WorkID/ORCID

    Possui Graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo, Master of Science in Dental Public Health pela University College London (UCL), PhD in Epidemiology pela UCL e Estágio Sênior na Harvard School of Public Health. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando nos Programas de Pós Graduação de Saúde Coletiva e de Enfermagem. As áreas de pesquisa principais incluem epidemiologia e saúde coletiva.

    Maria Letícia Rodrigues Ikeda

    Maria Letícia Rodrigues Ikeda

    Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares
    WorkID/ORCID

    Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em assistência e pesquisa em doenças infecciosas,HIV/Aids, DST e tuberculose, saúde pública e gestão. Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e em Preceptoria para Residência Médica no SUS, Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde- Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS. Atua no Programa de Pòs- Graduação em Saúde Coletiva e lidera do grupo de pesquisa- NEATS (Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologias para a Saúde).

    Jose Roque Junges

    Jose Roque Junges

    Doutor em Teologia
    WorkID/ORCID

    Doutorado em Ética e expertise em Bioética. Investiga as interfaces netre Bioética e Saúde Coletiva, tendo como tema principa a Atenção primária à Saúde e a Vigilância em Saúde, pesuisando temas ligados aos desafios das condições crônicas e da segurança do paciente para o profissional da Atenção primária.

    Thiago Dipp

    Thiago Dipp

    Doutor em Ciências da Saúde
    WorkID/ORCID

    Fisioterapeuta pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC - 2010). Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA - 2015). Possui experiência clínica e como pesquisador em Reabilitação Cardiorrespiratória e Metabólica & Qualidade de Vida em doenças crônicas e em Saúde Coletiva. Os temas que atualmente pesquisa estão relacionados a Atenção Primária à Saúde, reabilitação física em pacientes recuperados de COVID-19, sarcopenia, processo de envelhecimento, risco de quedas em idosos, função vascular, controle autonômico cardiovascular e ultrassonografia cinesiológica e formação do fisioterapeuta.

    Vania Celina Dezoti Micheletti

    Vania Celina Dezoti Micheletti

    Doutora em Ciências Pneumológicas
    WorkID/ORCID

    Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Doutorado em Ciências Pneumológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Saúde Pública. Especialista em Gestão em Saúde. Atualmente é assessora pedagógico da Universidade de Rio Verde/GO. Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), ministra aula teórica e estágio na graduação de enfermagem e no curso de medicina, docente no Mestrado Profissional em Enfermagem e no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Integra Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Coordena a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) Unisinos e tutora do núcleo de enfermagem em Saúde Mental. Vice-presidente da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência no Estado do Rio Grande do Sul (CODEMU/RS). Servidora pública da Secretaria Estadual de Saúde/RS onde é docente, tutora e pesquisadora na Residência em Área Profissional na Escola de Saúde Pública (ESP/RS). Pesquisadora CNPq em Doenças Crônicas não Transmissíveis. Integra a Comissão de Processos Éticos do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS).

    INFRAESTRUTURA

    Confira também

    [GERAL] Rodapé