Obras Raras | Biblioteca Unisinos

Primeira enciclopédia
Editada por Diderot e contando com colaboradores de peso como os filósofos Rousseau, Montesquieu e Voltaire, a Encyclopédie Française buscou reunir todo o conhecimento da humanidade. A enciclopédia representa um sumário do pensamento iluminista e foi publicada entre os anos 1751 e 1772.

Primeira enciclopédia
Publicada em latim em 1496, a obra mais antiga do acervo, de autoria de Santo Antonino de Florença, é um incunábulo, como são chamadas as primeiras obras impressas com tipos móveis, não manuscritas. Há pouquíssimos exemplares no mundo: sabe-se que está no catálogo de sete instituições americanas.

Clássico de Cícero
O primeiro volume de Orações data de 1651, conta com o monograma da Companhia de Jesus na folha de rosto e chama atenção pela capa, revestida por um pergaminho com manuscrito latino. A obra do filósofo Marco Túlio Cícero (106 a.C - 43 a.C) é um dos volumes herdados da biblioteca do Colégio Cristo Rei.

Edição primosora
Impressas com calcografia, as ilustrações de Johann Cristoph Kolb se destacam na obra de 1735. O livro do teólogo alemão Eusebius Amort, considerado um dos homens mais sábios de seu tempo, trata da misericórdia e perdão religiosos.

Latim, hebraico, grego e siríaco
Editada em 1707, Commentaria in quatuor sancta Jesu Christi Evangelia é uma obra exegética. De autoria do jesuíta alemão Adam Contzen (1571 - 1635), o livro tem edição em latim, hebraico, grego e siríaco, tratando da análise minuciosa e crítica de livros do Novo Testamento.

Devoção de Drexel
O Jesuíta Drexel compunha obras de cunho devocional, como Reverendi Patris Hieremiae Drexelii e Socie: Iesu. Opera Omnia [...] impressa na Alemanha, em 1680. Apresenta belíssimo frontispício ilustrado por Philippus Harpff, representando o céu e o inferno em páginas opostas, constando o retrato do autor.

Sermões jesuíticos
A obra reúne os sermões do Jesuíta Claude de Ligendes, impressa na sua segunda edição, na Alemanha, em 1664. Os três volumes, que trazem a doutrina social da Igreja, estão encadernados em exemplar único, com capa em madeira revestida por couro. Seus frontispícios apresentam vinheta ilustrada com monograma do nome do Santíssimo Senhor.

A Obra de José de Anchieta
A vida e obra do Padre José de Anchieta é tema deste livro publicado em Lisboa, por Simão de Vasconcellos, no ano de 1672. Dividida em três partes, a obra Vida do Veneravel Padre Ioseph de Anchieta da Companhia de Iesv inclui o poema dedicado à Virgem Maria, composto por este célebre Jesuíta, em suas meditações, quando esteve exilado.

Santo Inácio de Loyola
Impressa na Antuérpia em 1620 pelos filhos do impressor Martinus Nutius, a obra de Niccolo Orlandini e Francesco Sacchini, Historiae Societatis Iesv: pars prima sive Ignativs, conta a história da Companhia de Jesus e a biografia de Santo Inácio de Loyola, mais especificamente. O frontispício do volume 1 está ilustrado com retrato de Loyola, com moldura contendo os bustos dos principais Sacerdotes Jesuítas.

Teologia Ascética e Mística
Obra rara do final do Século XVI, a Liber Exercitiorvm spiritvalivm triplicis viae: pvrgativae, scilicet, illvminativae, et vnitivae, de autoria de Jean-Michel de Coutances, versa sobre teologia ascética e mística. Foi impressa na Alemanha, em 1599, e sua folha de rosto apresenta a conhecida marca do impressor alemão Johannes Gymnicum de um unicórnio. Por isso, o apelido de Monocerote acompanhava seu nome em todas suas impressões.

História da Igreja
Os Anais Eclesiásticos do século XVII são importante fonte de conhecimento sobre a história da Igreja. Este exemplar de César Barônio, Cardeal italiano do século XVI, foi impresso na Alemanha, no ano de 1601.

Outras obras
Além destes títulos, você encontra milhares de outros livros, periódicos e documentos históricos no acervo de Obras Raras e Especiais do Memorial Jesuíta Unisinos. Agende sua visita com um de nossos guias e conheça essa impressionante riqueza cultural da humanidade.

O acervo

Comprometida com a produção e difusão do conhecimento, a universidade reúne, desde 2001, um acervo de obras editadas entre os séculos XV e XIX, cuja guarda e a responsabilidade lhe foram confiadas pela Associação Antônio Vieira. Com mais de 200 mil livros, bem como 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos, as coleções que o Memorial Jesuíta recebe foram agrupadas por jesuítas em diversas bibliotecas e unificadas pela entidade para preservação, guarda e organização.
Localizado junto à Biblioteca Unisinos, o acervo de obras raras reúne obras de difícil acesso e encontradas apenas nas bibliotecas mais especializadas do mundo. Os volumes, de diferentes áreas do conhecimento, são disponibilizados para a comunidade, em especial aos pesquisadores, que podem agendar suas pesquisas e visitas guiadas. Em parceria com os apoiadores do projeto, a Unisinos se orgulha de ajudar a preservar esse pedaço da história da humanidade.

Agende sua pesquisa

Para consultar os livros que compõem a Coleção de Obras Raras e Especiais do Memorial Jesuíta proceda da seguinte forma:
- Pesquise as referências das obras no sistema online da Biblioteca Unisinos, cuja Localização seja 3C - Col. O. R. e Especiais;
- Envie as referências para o e-mail memorialsj@unisinos.br e agende sua pesquisa local.
As Consultas Locais ficam no acervo 3C da Biblioteca no horário de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
- Pesquise as referências das obras no sistema online da Biblioteca Unisinos, cuja Localização seja 3C - Col. O. R. e Especiais;
- Envie as referências para o e-mail memorialsj@unisinos.br e agende sua pesquisa local.
As Consultas Locais ficam no acervo 3C da Biblioteca no horário de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O acervo na imprensa

As coleções do Memorial Jesuíta Unisinos já foram retratadas em diversos meios de comunicação.
Confira as principais menções ao evento na mídia:
Confira as principais menções ao evento na mídia:

Fale Conosco

Endereço
3º andar da Biblioteca Unisinos, Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei - São Leopoldo / RS
Fone
(51) 3590.8800
memorialsj@unisinos.br
