A Escola Politécnica, através dos cursos de TI e parcerias com a Prefeitura de São Leopoldo, Amazon Web Services – AWS e diversas empresas, está desenvolvendo uma série de ferramentas que auxiliarão na situação em que o RS se encontra. As soluções desenvolvidas vão de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas à um agregador de informações confiáveis.
O professor da Escola Politécnica, Rafael Kunst, explica que a parceria com a AWS é vital para o desenvolvimento dos serviços. “Temos uma infraestrutura ilimitada dentro da AWS, sem custo nenhum para a gente hospedar essas soluções. Talvez até mais importante que isso, é o auxílio de técnicos e funcionários da AWS, que nos ajudaram em questões de segurança das informações”.
Conheça os serviços:
Achados & Perdidos RS
A ferramenta faz uma relação de pessoas que estão desparecidas. Rafael, lembra que a cidade de São Leopoldo ficou dividia pelo Rio dos Sinos e, em muitos casos, famílias foram separadas no resgate e acabaram sendo levadas à abrigos diferentes. “Isso gerou bastante problemas logo no início e a gente criou rapidamente um aplicativo, fizemos até uma abordagem de inteligência artificial para fazer essa busca e mais de 150 famílias foram reunidas”, afirma o professor.
Para acessar a ferramenta, clique aqui.
Consolida RS
O Consolida é um agregador de informações, um local onde as pessoas podem encontrar informações confiáveis. O professor conta que informações de linhas de créditos em bancos, reemissões de documentos e das próprias outras aplicações que existem estão disponíveis.
“Uma abordagem que a gente está para lançar, é o Meu Negócio de Volta, que também é, de certa forma, um agregador de informações, visando dados que são bem específicos para empresas. Por exemplo, linhas de financiamento que estão disponíveis, profissionais voluntários que queiram prestar consultoria para empresas afetadas, tudo isso poderá ser cadastrado no Consolida RS”, destaca.
Clique aqui e acesse a ferramenta.
Além dessas, outros serviços estão em desenvolvimento, como por exemplo um identificador de pets, que auxiliará no recontro dos animais de estimação com seus tutores.
O professor destaca a importância do posicionamento da Unisinos, tanto no ponto de vista dos abrigos para os necessitados, quanto do ponto de vista da flexibilização. “A gente teve as condições de conciliar com o nosso trabalho, até porque a Unisinos ficou um período sem atividades acadêmicas, a gente colocou muitos esforços de horas de trabalho e horas que estaríamos dedicando à Universidade, se esforçando nesses projetos”, encerra.