Universidades participam de reunião com a diretoria da Trensurb

Crédito: Trensurb

Na manhã desta terça-feira (9), os reitores da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci; da Unilasalle, Ir. Cledes Antonio Casagrande; da Feevale, José Paulo da Rosa; e da Ulbra, Thomas Heimann, e os chefes de gabinete da Unisinos, Tiago Lopes e da Unilasalle, Renaldo Souza, estiveram reunidos com o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, para uma visita de cortesia e apresentação de um pedido de grande importância para as comunidades universitárias: a ampliação da circulação do Trensurb, um importante meio de transporte da região metropolitana de Porto Alegre, especialmente para os estudantes e colaboradores das instituições.

As Universidades reiteraram o significativo papel social que desempenha a Trensurb na vida da população da região metropolitana. A equipe da Trensurb explicou que, devido às inundações do mês de maio, a operação do metrô sofreu inúmeros danos em sistemas elétricos e eletrônicos, edificações e equipamentos. Atualmente, os trens operam entre as estações Canoas e Novo Hamburgo, em uma operação emergencial, com restrições.

A principal meta do plano de recuperação da Trensurb, anunciada na segunda-feira (8), é possibilitar, primeiramente, a retomada da circulação das composições entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até o dia 20 de setembro. Em um segundo momento, a previsão é estender a operação até a Estação Mercado, no centro de Porto Alegre, até o dia 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e intervalos entre viagens.

O presidente Fagundes, juntamente com sua equipe interna da Trensurb, se comprometeu em estudar maneiras de estender o horário de operação até as 23h. Além da contratação, já em andamento, do transporte coletivo rodoviário para atender usuários do trem entre as estações ainda em reconstrução e manutenção (Canoas-Mercado Público) até que normalize 100% da operação, bem como retomar a cobrança de tarifas, até então suspensas, diminuindo o custo de deslocamento entre o trecho de Novo Hamburgo ao centro de Porto Alegre, visto que a Trensurb passará a custear o transporte de ônibus para completar a viagem.