Unitec Porto Alegre será referência em comunicação e convergência digital

Crédito: Pedro Heinrich

Ao longo dos últimos anos, Porto Alegre vem se consolidando como um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups no Brasil. São empreendimentos com potencial para transformar a cidade, através de visão colaborativa, melhoria na qualidade de vida e inovação tecnológica.

Neste sentido, um importante passo foi dado na última quarta-feira, 1, com o lançamento da Unitec Porto Alegre, que leva para a cidade toda a expertise do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos. A inauguração da unidade, que fica junto ao campus da Unisinos, ocorre já com todas as salas ocupadas. Uma iniciativa que coloca mais de 20 anos de experiência no setor da tecnologia ao alcance dos empreendedores da capital.

De acordo com a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o projeto começou a ser concebido em dezembro de 2019, num desafio de criar um braço de empreendedorismo da Unisinos em Porto Alegre. “É com muita alegria que estamos entregando para a universidade uma Unitec lotada. Juntas, as empresas que estão se instalando aqui, somam mais de 400 empregos”.

O espaço foi pensado para o compartilhamento de conhecimento, onde educação, pesquisa e inovação se encontram através de uma especialidade. O primeiro Cluster de Comunicação e Convergência Digital da Unisinos vai contar com as seguintes empresas: Eyxo, Alright, Do It, ON2, DZ Estúdio, Parceiros Voluntários e PMWeb. “É uma especialização importante para nós, pois há uma combinação intrínseca com a Escola da Indústria Criativa da Unisinos”, destaca Susana.

Crédito: Pedro Heinrich

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, destacou os movimentos realizados pelas universidades no Estado, no intuito de reformular a ideia de universidade. “Reinventar como a universidade vem se reinventando, buscando trabalhar a alta tecnologia, com um lastro em pesquisa aplicada. Essa é a força das universidades gaúchas. É o grande ativo do RS. Nos próximos anos, precisamos ampliar os investimentos em pesquisa aplicada na economia gaúcha. Nesse momento pelo qual nosso país passa, as universidades poderiam impactar positivamente”.

Crédito: Pedro Heinrich

Sócio do Ecosys, um ecossistema de startups de comunicação e tecnologia, composto pelas empresas Eyxo, Alright, Do It e ON2, Cezar Paz destacou que a Unitec POA é mais uma representação física de todo um ecossistema portador de inovação e transformação que existe em Porto Alegre. “A cidade tem dado um exemplo, nos últimos três anos, de uma visão colaborativa, de construção. Principalmente a partir da criação da Aliança para Inovação. Queremos colaborar, projetando coisas grandiosas e importantes, além de atuar na formação de talentos”.

Crédito: Pedro Heinrich

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, destacou que o governo é um dos grandes parceiros do Ecossistema de Invocação no RS. “Procuramos utilizar o conhecimento que é produzido na academia. O Estado tem entendido o papel da educação, que precisa estar evoluindo sempre”.

Crédito: Pedro Heinrich

Para o secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a melhor maneira de prever o futuro é construí-lo. “Estamos muito orgulhosos. A construção de futuro passa pelas atitudes que tomamos agora. A chegada da Unitec, com pessoas criativas e com propósito, tem potencial para ajudar a transformar a vida de nossos cidadãos”.

Crédito: Pedro Heinrich

O presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Roberto Gibbon, ressaltou a importância de a Unitec estar presente junto ao Ecossistema de Inovação de Porto Alegre. “Esse movimento é um grande acerto da Unisinos, que passa a integrar e interagir mais diretamente com os ambientes de inovação dentro da cidade”.

Crédito: Pedro Heinrich

Expertise em empreendedorismo e inovação

A chegada da Unitec em Porto Alegre é uma importante contribuição da Unisinos para o Ecossistema de Inovação da Região Metropolitana. Susana destaca que a Unitec traz, junto, uma história de mais de 20 anos de sucesso em empreendedorismo e inovação. “Mais de 150 empresas incubadas já passaram pela incubadora. Toda essa experiência estará disponível aos empreendedores, agora em Porto Alegre”, destaca.

A Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec foi a primeira incubadora do país a receber a certificação Cerne 4 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). “Somos habilitados como referência no Brasil em sistemas para startups de base tecnológica”, afirma Susana.

O Tecnosinos abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais. Conta com 120 empresas e gera cerca de 10 mil empregos diretos.