Unisinos Conecta 2021 traz como tema “É tempo de se reconectar”

Evento reuniu estudantes e profissionais e falou sobre os rumos das profissões

MICHELLI MACHADO

Nessa semana, nos dias 17 e 18 de novembro, a Universidade abriu as portas dos campi São Leopoldo e Porto Alegre para mais uma edição do Unisinos Conecta. Esse ano, o evento teve o formato híbrido, com atividades presenciais na parte da manhã e online durante os turnos da tarde e da noite.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos Crédito: Rodrigo W. Blum

O tema escolhido pelo Unisinos Conecta 2021 foi “É tempo de se reconectar”, já que o objetivo do evento era unir profissionais, futuros profissionais, estudantes do ensino médio e demais interessados em cursar uma graduação. Ao todo, cerca de mil inscritos tiveram a oportunidade de participar das 27 atividades oferecidas pela Universidade, que contemplaram todas as Escolas da Unisinos: Humanidades, Saúde, Indústria Criativa, Direito, Gestão e Negócios, e Politécnica.

Um tour pelos campi

O Campus São Leopoldo ficou movimentado na manhã dessa quarta-feira, 17/11. Isso porque algumas das atividades do Unisinos Conecta aconteceram presencialmente em diversos locais do campus. Entre elas, se destacaram as quatro trilhas criadas pela equipe do evento para que os participantes tivessem a vivência da Universidade e a oportunidade de conhecer diferentes espaços e laboratórios da Unisinos. As visitas foram guiadas e passaram por diferentes lugares do campus, onde os estudantes puderam conhecer mais sobre os cursos e tirar suas dúvidas.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos Crédito: Rodrigo W. Blum

David Melo, de Novo Hamburgo, deseja cursar Psicologia e participou da trilha da Escola da Saúde. “Gostei muito de ver a parte de simulação de anatomia. O evento concretizou a escolha que eu já queria. Agora tenho certeza que a saúde é a minha área”, contou o estudante.

A mesma atividade aconteceu no Campus Porto Alegre, na manhã dessa quinta-feira, 18/11, sendo que na capital foram oferecidas duas opções de trilhas.

Entendendo mais sobre a carreira jurídica

Quem busca a carreira jurídica e se interessa pelo curso de Direito, teve a chance de participar da atividade de Júri Simulado, uma ótima opção para entender melhor como a profissão funciona na prática. Durante a atividade, os participantes presenciaram uma simulação de júri e, como num julgamento real, puderam ver como funcionam as funções de juiz, promotor e advogado de defesa. Durante a experiência, os participantes puderam ser jurados do caso apresentado.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos Crédito: Rodrigo W. Blum

“Achei bem dinâmica a atividade. Ao longo da apresentação a gente quer saber os argumentos de cada parte e o que vai acontecer. Eu já estava com vontade de fazer o curso e, agora, com atividade, me motivei ainda mais”, afirmou Pedro Herold, de São Leopoldo, que pretende prestar vestibular para Direito.

Pâmela Schonardie participou como jurada da simulação e votou a favor da condenação do réu. Apesar de estar interessada no curso de Psicologia, confessou que a atividade a fez pensar na graduação em Direito de uma forma diferente. “Foi bastante emocionante e me deu vontade de praticar isso no dia a dia”, confessou.

Conhecendo mais sobre a para área de Relações Internacionais

A Simulação da ONU é uma atividade voltada aos estudantes interessados no curso de Relações Internacionais. Durante o exercício, os participantes puderam entender como é importante desenvolver habilidades que auxiliem na resolução de conflitos, na negociação, na oratória e no trabalho em equipe.

Foram apresentadas aos participantes as diferentes áreas de atuação do curso, além de uma simulação do comitê da ONU. Nessa atividade, os estudantes puderam acompanhar um debate com questões reais enfrentadas pelos países representados na simulação.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos Crédito: Rodrigo W. Blum

Hérica da Cruz, de Sapucaia do Sul, participou da simulação. A estudante, que estava em dúvida entre Relações Internacionais e Engenharia Elétrica, disse que gostou muito desse momento de aproximação com RI. “Bem interessantes as explicações trazidas pela atividade, fez crescer meu interesse pelo curso, pois descobri que não precisa ser fluente em inglês para iniciar a graduação”, afirmou.

Uma arena virtual com atividades online

Além de todas as atividades presenciais que ocorreram no turno da manhã, no período da tarde e da noite, das 14h30 às 20h, aconteceu uma série de lives sobre diversos temas. Confira um pouco do que rolou.

No dia 17/11, teve um bate-papo sobre a redação do ENEM, onde os participantes puderam conversar sobre a melhor maneira de se prepararem para esse momento, com dicas para enfrentarem a prova com tranquilidade. Além disso, na live “Quero mudar de carreira, por onde começar?”, houve um debate sobre o mundo do trabalho e suas transformações, com exemplo da trajetória de profissionais que mudaram suas carreiras em busca de realização pessoal e profissional. Outro tema importante abordado nas atividades remotas de quarta-feira foi o Soft Skills, onde foram apresentadas aos participantes as competências essenciais para que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos Crédito: Rodrigo W. Blum

No dia 18/11, entre as atividades online, aconteceu uma live sobre o futuro das profissões e seus diferentes caminhos. Quem participou ficou sabendo sobre as possibilidades emergentes e a influência que todos temos no futuro das profissões. Também houve uma atividade com dicas e orientações para afastar o nervosismo antes da prova do ENEM e um “Drops TEC Experience: 5 noites em 30 minutos”, onde foi apresentada a Graduação Tecnológica da Unisinos através da interação entre estudantes e empresas, na busca por soluções para desafios do mercado.

O evento sob a ótica dos participantes

Taline Ayres, de São Leopoldo, ao sair da visita ao laboratório de anatomia, falou sobre sua experiência. “Sempre me identifiquei com a área da saúde e com cuidar das pessoas. Vim participar do evento para conhecer mais o curso de Enfermagem, saber como é, já que tenho bastante interesse em seguir esse caminho”, contou.

Vitória Batista, de São Leopoldo, veio participar do Unisinos Conecta com a intenção de cursar Arquitetura, mas ao sair da atividade de análise sensorial no laboratório de gastronomia, passou a cogitar trocar sua escolha. “A experiência foi bem prática e me fez pensar em talvez seguir a área da Gastronomia”, afirmou a estudante.

Para Luísa Schneider, de Ivoti, participar do evento serviu para reforçar a certeza de sua escolha. “Gastronomia é uma carreira que eu gosto muito e foi bom acompanhar essa visita para ter uma noção do que vou aprender ao longo do curso. Confirmou minha escolha”, enfatizou Luísa.

Ruan Lima, de Campo Bom, usou uma palavra para resumir o evento: “Esclarecedor!” Para o estudante que deseja cursar Medicina, o evento conseguiu mostrar diversas possibilidades dentro de cada curso o que ajudou muito quem tinha dúvidas. “O evento conseguiu apresentar vários cursos e muitos colegas conseguiram descobrir o que de fato queriam. Eu, desde pequeno queria Medicina, e o evento confirmou a minha escolha”, ressaltou.

Durante os dois dias do evento, os participantes puderam experienciar o ambiente acadêmico, conhecer os diferentes cursos e saber mais sobre as profissões que desejam seguir. Agora, com as dúvidas resolvidas, é hora de escolher o melhor caminho profissional a seguir. O Vestibular da Unisinos 2022/1 já está com inscrições abertas, para saber mais sobre o processo seletivo e fazer sua inscrição, acesse unisinos.br/graduacao.

Para conferir mais fotos do Unisinos Conecta, clique aqui.