Projeto de restauro da Casa do Imigrante, contemplado no Iconicidades, teve colaboração da Unisinos

Crédito: Estevan Benacchi

Nesta quinta-feira, 28/10, o governo do Estado realizou a assinatura do termo de adesão do município de São Leopoldo no projeto Iconicidades. A cidade é uma das cinco selecionadas pelo projeto. A Prefeitura de São Leopoldo inscreveu a proposta para o restauro da Casa do Imigrante, em parceria com a Unisinos e o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. A Universidade desenvolveu uma série de levantamentos, entre eles: cadastral, diagnóstico das patologias da edificação, topográfico, arqueológico, histórico, levantamento da fauna e da flora, que resultaram em um estudo técnico que foi utilizado na proposta apresentada para o Iconicidades. O estudo foi realizado de forma transdisciplinar e contou com apoio de diversos cursos da Unisinos.

A professora Cristina Seibert Schneider, que lidera o estudo, conta que o trabalho começou no início do ano com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Universidade e o Museu. “Para nós Unisinos, entregar esse conjunto de estudos interdisciplinares, realizado em 2021 por dentro das Atividades Acadêmicas e na forma de estágio, envolvendo as áreas de história, arquitetura, engenharia, arqueologia, biologia e gestão, reforça nosso compromisso institucional de contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Não temos dúvidas que a cultura é o futuro das cidades e a Casa do Imigrante é parte importante para garantir a sustentabilidade social, cultural, ambiental e econômica para as gerações futuras e a inclusão social”, completa.

Crédito: Estevan Benacchi

Agora o projeto da Casa do Imigrante passa para a segunda etapa, de 15/11/2021 a 31/1/2022, que prevê concurso para a seleção de projeto arquitetônico para o restauro. Haverá premiação para os três melhores projetos, sendo o primeiro colocado contratado pelo governo do Estado para realização. Já na terceira etapa, o projeto é executado com a coordenação do município. O restauro da Casa do Imigrante tem como objetivo preparar a cidade para o aniversário de 200 anos.

“Este é um caminho longo, um caminho complexo e se não tivermos um esforço unificado com o município, o Museu do Trem, a Universidade, com os técnicos e com todas as áreas responsáveis pela conclusão do projeto será muito difícil concluirmos nos próximos dois anos e meio, nosso esforço, nossa dedicação, nossa persistência, nossa luta e nosso comprometimento seguindo o cronograma estabelecido é o nosso horizonte para conseguirmos concluir dentro do esperado essa tão importante revitalização da Casa do Imigrante”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi durante o lançamento do projeto.

Para a realização do estudo, a Unisinos conta com uma comissão técnica composta, além da professora Cristina, por: Alexandre Wolffenbuttel, Paulo Moreira, Marcos Witt, Jairo Henrique Rogge, Maria Cristina Bohn Martins, Adevanir Pinheiro, Sueli Angelita da Silva, Tiago Closs de Marchi, Vera Grieneisen, Adalberto Heck e Adriane Brill. Além da professora Eloisa Capovilla da Luz Ramos in memorian.

Sobre o Iconicidades

O Iconicidades foi lançado pelo governo do Estado para fazer frente ao desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A iniciativa é voltada para ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em suas regiões – ambientes que façam parte da identidade local, seja pela localização, pelo estilo arquitetônico que imprimem, ou mesmo pelo uso que deles se fez no passado. A ideia é identificar e revitalizar arquiteturas simbólicas em todo o Rio Grande do Sul, dando a elas um novo sentido. Promover o estímulo à inovação e à economia baseada no capital intelectual, contribuindo para criar ecossistemas criativos e que estimulem novos negócios.