Curso de Educação Física completa 35 anos

Egressos lembram momentos e professores que marcaram suas vidas acadêmicas durante as aulas da graduação no Campus São Leopoldo

Crédito: Arquivo Agexcom

Em 1986, quando o curso de Educação Física da Unisinos foi inaugurado, o Campus São Leopoldo era um pouco diferente. Não havia o prédio da Biblioteca, nem as empresas do Polo de Informática. Aliás, computadores ainda eram equipamentos raros. O Centro Administrativo, conhecido como Redondo, não era um círculo totalmente formado.

Ao chegar na Universidade, Cid Côrrea Rodrigues Júnior usava a avenida interna do campus, originalmente pavimentada com pedras, para chegar até as salas de aula da recém-inaugurada graduação. Dois ginásios davam as boas-vindas aos alunos. Um campo de futebol e quatro quadras esportivas, todas a céu aberto, completavam o Complexo Desportivo. A pista atlética não existia nessa época.

Cid, hoje com 55 anos, fazia parte da primeira turma de alunos de Educação Física. Daquela época, ele lembra com apreço de alguns professores. “Tinha o Darcy, que dava Recreação, o Carlos Pinheiro, que dava Atletismo, e tinha ainda o Leandro”, busca em suas memórias.

Mas um esporte em especial marcou a vida do então jovem Cid: o judô. Envolvido com a modalidade desde antes de frequentar as salas e quadras da Unisinos, foi no curso que ele aprendeu algo que levará para a vida toda: “Lá, vi a importância de ser um profissional qualificado através da formação”, destaca. Atualmente, Cid, que é faixa preta sétimo dan (faixa vermelha e branca), é professor no Grêmio Náutico Gaúcho – onde está há 34 anos – e na Associação Atlética do Banco do Brasil.

Desde a formatura, os estudantes da primeira turma continuam se encontrando. “Antes da pandemia, nos víamos todos anos”, lamenta Cid pela interrupção das reuniões anuais do grupo devido à chegada da pandemia de Covid-19.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal – O encontro antes da pandemia. De pé, da esquerda para a direita: Eliane Sirlei Jost, Marines de Vargas, Claudia Lima, Leonilda da Silva Ávila (Nica) e Cláudia Bilhalva Rodrigues. Em baixo, da esquerda para direita: Cid Corrêa Rodrigues Júnior, Albino Bersagui e João Batista Nunes

Memórias

“O campus, aquela energia, aquele ambiente, do complexo desportivo, encantava”, rememora Andrea Azevedo, que conheceu a Unisinos no início dos anos 2000, na época que participava de torneios escolares. Aliada à paixão pelo esporte, a escolha não foi difícil para ela. Depois de transitar por diversas áreas do esporte, hoje Andrea é proprietária da academia Titan, em São Leopoldo.

Para a treinadora, é difícil elencar as memórias mais marcantes do período da graduação. “Lembro do professor Lauro Eli, que dava Futsal. Fui monitora dele durante muito tempo, em duas disciplinas. O professor Lino também, que é referência na área, professor Aderson, que trabalha direto dentro de academia. E a professora Susana Chucky, que trabalhou comigo no projeto social”. Andrea agradece por ter estudado com professores que são exemplos de profissionais. “Eles têm muita vivência nas áreas em que são especializados. Fez toda a diferença para a minha formação”, observa.

O ex-árbitro de futebol Márcio Chagas também frequentou as aulas do curso de Educação Física da Unisinos, no final da década de 1990. “Eu tive um curso com professores muito bons, além de toda a infraestrutura, que é muito bacana, com o ginásio, a pista de atletismo, os laboratórios, lá no Centro 2 (atual Escola de Saúde), onde a gente fazia as aulas de anatomia e outras cadeiras”, recorda. Márcio atuou na arbitragem durante 15 anos, de 1999 a 2014, chegando a ser eleito o melhor árbitro do Estado por cinco vezes. Hoje, ele é comentarista de arbitragem do canal TNT Sports.

Programa de Esporte Integral e o Pró-maior

O curso de Educação Física da Unisinos conta com oportunidades importantes aos estudantes. Um deles é o Programa de Esporte Integral (PEI), já com 32 anos de existência, que atende crianças e adolescentes. Há ainda o Pró-maior, que se dedica aos idosos de São Leopoldo há duas décadas. Ambos os programas oferecem aos jovens e idosos atividades esportivas e recreativas ligadas à percussão e à dança, e aos estudantes, um ambiente para estágio.

Oportunidade que a egressa Andressa Vieira Allet, formada em 2010, não deixou passar. Ela conta que logo que soube de uma vaga aberta no PEI, quis se candidatar. “Entrei para a vaga do Futebol, que era o que eu mais gostaria de trabalhar. Fiquei muito feliz e sou muito grata”, lembra Andressa, que trabalha no Programa desde 2011. “Para mim, é muito gratificante, por ser mulher e estar à frente dessa modalidade, historicamente e culturalmente praticada por homens”, afirma.

O PEI é reconhecido nacionalmente. Já recebeu o Prêmio Nike Esporte pela Cidadania Social, em 2009, o Top Cidadania, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em 2016, e o Prêmio Oswaldo Cequer, também da ABRH, em 2017.

Um curso recheado de destaques

Os professores de Educação Física da Unisinos costumam se envolver em projetos importantes também fora da graduação. Entre eles está a gestão, por diversos mandatos, da Associação de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física (Adiesef). Também já coordenaram algumas das linhas temáticas da III Conferência Nacional do Esporte, evento que ocorreu em 2010 e sintetizou ações e metas para o segmento esportivo ao longo dos dez anos seguintes.

A professora Suzana Hubner Wolff foi vencedora do Prêmio Brasil Esporte e Lazer em 2008. Os professores Cláudio Augusto Silva Gutierrez, conhecido como Dida, e Ednaldo da Silva Pereira Filho foram membros do Conselho Estadual do Esporte. Cláudio foi ainda Presidente da Fundação Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

O professor Jorge Luiz Teixeira da Silva foi atleta olímpico de salto triplo, em Seul, em 1988, e Barcelona, em 1992, além de ser membro do Comitê Técnico do Proesporte. Jorge faz parte da equipe multidisciplinar, na área técnica, dos atletas gaúchos de atletismo Samory Uiki (salto em distância) e Almir dos Santos Júnior (salto triplo). Samory e Almir estiveram na Olimpíada de Tóquio neste ano.

O curso integra a rede de Documentação e Pesquisa em Esporte e Lazer, da rede Cedes, ligado à Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

Linha do tempo

A seguir, um pouco da história da graduação em Educação Física da Unisinos

1986 – Criação do curso, por iniciativa do professor Carlos Wick, então diretor do Centro de Ciências da Saúde

1988 – Surge o Programa de Esporte Integral (PEI)

1989 – 1ª Copa Unisinos

1990 – 1ª turma formada

Crédito: Arquivo Pessoal – Em meado dos anos 1990, o Complexo Desportivo ganhou uma pista atlética, construída onde antes estava o campo de futebol, que foi reposicionado

2007 – O curso passa a ter a opção de formação como bacharelado

2010 – Professores do curso passam a colaborar para o Conselho Estadual do Esporte do RS

2010 a 2016 – A Política dos Polos Esportivos do Estado do Rio Grande do Sul institui a Unisinos como Polo Regional de Esporte e Lazer

2018 – Criação do curso na modalidade Híbrida

Festividades

Até o fim de 2021, está prevista uma programação repleta de eventos – todos online –, para marcar os 35 anos do curso.

Via Instagram, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo relativo ao aniversário da graduação. Confira em @edufisicaunisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar