Unisinos traz pesquisadores internacionais para falar sobre ciência e gastronomia

Eles participam do evento "A ciência e a arte do jantar" que acontece de 13 a 15 de maio

A Unisinos traz a Porto Alegre os pesquisador Charles Spence e Barry Smith para o evento “A ciência e a arte do jantar”. Uma realização com parceria da Escola de Humanidades, com curadoria do decano Adriano de Brito, Instituto Ling e Restaurante Xavier260. As atividades acontecem em três etapas e vão mobilizar o mundo acadêmico e gastronômico da região.

Para o decano da escola, o objetivo deste momento é a produção de um conhecimento atualizado. “Usar os recursos disponíveis em outras disciplinas pra entender os problemas. Humanidades tem uma conexão com ciências. E de fato as humanidades têm que se conectar mais com a ciência pra entender o fenômeno humano”, completa.

O evento começou hoje, dia 13 de maio, no campus São Leopoldo com workshop que aconteceu durante todo o dia, abordando temas gastronômicos com um toque especial da ciência. Spence e Smith conversaram sobre a influência dos demais sentidos na percepção do sabor da comida, é a partir dessa sinestesia, que gera a experiência do sabor.

Para comprovar tais fatos, os pesquisadores fizeram alguns experimentos com os participantes. Em uma delas, cada um deveria tapar o nariz, com um protetor, e depois mascar uma bala de goma. A primeira sensação fazia com que a bala não tivesse gosto algum, parecendo estar apenas mastigando algo sem sabor. Mas quando solicitado para tirar o protetor, o sabor da bala aparecia de repente, provando que o olfato tem uma importância significativa neste processo.

Um almoço experimental, preparado pelo chef anfitrião Xavier Gamez, foi oferecido em seguida aos participantes. A primeira degustação eram quatro pequenos recipientes, com uma espécie de creme, no qual deveriam ser descoberto o sabor entre amargo, ácido, salgado e doce. Depois, outros pratos foram degustados, com explicações científicas dos sabores provados. À noite, uma conferência, das 19h30 até 21h30, encerra as atividades do dia.

No dia 14, há um jantar do chef anfitrião em conjunto com os cientistas e pesquisadores, no restaurante Xavier260. Faça sua reserva para este jantar em xavier260.com ou (51) 3273-0551. Atividade paga, 30 vagas. Finalizando a semana o Instituto Ling recebe, na sexta-feira, com jantar degustação de pratos harmonizados, também mediado pelo chef e pesquisadores. Reserve seu lugar neste jantar em institutoling.org.br. Atividade paga, vagas limitadas.

“Vamos fazer o tratamento transdisciplinar de questões. Conversar as disciplinas, já que os problemas se conversam. Se agente coloca tudo em compartimentos separados, a gente não consegue entender a complexidade do mundo. E o mundo é complexo”, conclui o decano. Este evento faz parte de um novo caminho de transdisciplinaridade trilhado pela Escola de Humanidades.

Conheça a trajetória dos convidados

Professor Charles Spence – é um psicólogo experimental na Universidade de Oxford e o líder do grupo de pesquisa crosmodal, cuja especialidade é a integração de informações entre as diferentes modalidades sensoriais. Atualmente ele é consultor de um variado grupo de multinacionais e dá a elas consultorias sobre o design multissensorial. Ele também realizou pesquisas sobre questões de interação homem-computador na estação de trabalho da tripulação do Ônibus Espacial Europeu, e, atualmente, trabalha em problemas associados com o desenvolvimento de alimentos que maximizam o estímulo aos sentidos, e sobre os seus efeitos sobre o humor, o bem-estar e desempenho das pessoas.

Professor Barry C. Smith – filósofo e diretor do Instituto de Filosofia na Escola de Estudo Avançado na Universidade de Londres, instituição na qual ele co-dirige o Centro para os Estudos dos Sentidos. Ele escreveu sobre filosofia da mente e da linguagem, sobre tópicos relativos ao autoconhecimento e nosso conhecimento da língua. Em 2006 coeditou o The Oxford Handbook of Philosophy of Wine (Oxford University Press), ele tem trabalhado com psicólogos, neurologistas e neurocientistas sobre a percepção do sabor e dirige um projeto internacional sobre a natureza do gosto, numa parceria com a Universidade de Nova York. Foi professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Ecole Normalde Supèriere, em Paris, e foi o roteirista e apresentador de uma série apresentada pela BBC de Londres chamada: Os mistérios do Cérebro.

Chef Xavier Gamez – apaixonado pela cozinha catalã, o jovem também tinha outra paixão: a química. Foi a carreira de Engenheiro Químico que trouxe Xavier para o Brasil, onde ele acabou conhecendo os ingredientes da nossa terra e ampliando suas experiências na culinária. Mas, foi a vida que acabou criando o momento perfeito para o químico se transformar no chef. Nascia assim, o Xavier260, o único restaurante catalão em solo brasileiro. Um lugar onde os sentidos são aguçados pelos sabores que surgem da combinação da cozinha catalã de raiz, com técnica da culinária molecular e a introdução de ingredientes brasileiros.

Confira mais imagens do workshop no Flickr da Unisinos.