Entre os dias 2 e 4 de outubro, o campus da Unisinos em Porto Alegre será palco do XXI Seminário Internacional Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente (SEMINANOSOMA). Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e o Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, o evento discutirá os desafios jurídicos, éticos e sociais das nanotecnologias no contexto da transição sustentável. O seminário é realizado em parceria com a Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (RENANOSOMA) e conta com apoio financeiro da FAPERGS e CAPES.
Com foco nos impactos das nanotecnologias na sociedade e no meio ambiente, o evento reunirá pesquisadores e profissionais de renome do Brasil e do exterior para explorar questões como as transformações no mercado de trabalho, os desafios regulatórios e a preservação ambiental no contexto da Quarta Revolução Industrial.
A iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre as convergências tecnológicas e como elas podem moldar um futuro mais sustentável e responsável. O professor Wilson Engelmann, da Escola de Direito, pioneiro nas pesquisas sobre o impacto das nanotecnologias no Direito no Brasil e coordenador do evento, destaca que “o seminário é uma oportunidade única de refletir sobre os avanços das nanotecnologias e suas implicações jurídicas e sociais, além de promover o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes áreas do saber.”
Além de palestras e debates, o seminário abrirá espaço para a submissão de resumos expandidos, que serão publicados em um e-book, consolidando a memória do evento. Clique aqui e se inscreva.