De olho em uma modalidade de comércio que já movimenta mais de R$ 35 bilhões anuais por meio de mais de 61 milhões de consumidores, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, nesta quarta-feira, 20 de maio, no Anfiteatro Pe. Werner, campus de São Leopoldo da Unisinos, a 19ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC). Com seis palestras de especialistas em comunicação digital e comércio eletrônico, o objetivo do encontro é abordar o melhor uso das ferramentas online para o incremento de negócios e imagens das marcas.
Para o diretor da Share e curador do SNIC, Rafael Martins, o evento terá um caráter prático, no sentido de dar aos participantes uma base consistente sobre os desafios e as ferramentas adequadas para a inserção adequada no universo online. “O varejo, de uma maneira geral, está aprendendo a atuar conjuntamente no modo offline e online. Acredito que o maior gargalo do setor ainda seja a falta de um planejamento mais consistente”, comenta, ressaltando que o SNIC buscará, por meio de profissionais especializados, fornecer dicas relevantes de atuação e também para a criação de uma cultura digital nas empresas.
O coordenador da Unidade de Desenvolvimento da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que, embora a modalidade do comércio online venha ganhando força no Brasil, o setor calçadista ainda engatinha no uso das ferramentas virtuais. O potencial de crescimento nesse campo, segundo ele, é significativo. Em 2015, conforme relatório da E-bit, o comércio online deve movimentar mais de R$ 43 bilhões no Brasil, um incremento de 20% sobre 2014. “Mesmo em meio a um ambiente recessivo, de desaquecimento no consumo, as pessoas seguem comprando na modalidade online, que cresce mais do que o varejo físico. Se as empresas passarem a utilizar adequadamente as ferramentas de comunicação digital, podem abrir um canal importante para a sobrevivência e o desenvolvimento do setor calçadista brasileiro”, avalia o coordenador.
Além das palestras com temas que visam reforçar as novas formas de comunicação digital, o SNIC traz cases de sucesso, como os de Vandal, PmWeb, Magazine Luiza e Prefeitura Municipal de Curitiba. O evento tem patrocínio de Francal Feiras e Couromoda, parceria da Unisinos e curadoria da Share.