Nesta terça-feira (22), foi realizada no Teatro Unisinos, no campus de Porto Alegre, a abertura do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep). Considerado o maior evento do Brasil na área de engenharia de produção, o Enegep chega a sua 44ª edição este ano. O tema central dos debates é a reindustrialização no Brasil. O Encontro seguirá até o dia 25 de outubro, com a expectativa de receber 2 mil participantes.
Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), o Enegep reúne comunidade acadêmica, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na área. O evento este ano também integra as comemorações dos 40 anos do curso de Engenharia de Produção da Unisinos.
Para a solenidade de abertura, estavam presentes na mesa os representantes da Abepro, Antonio Cezar Bornia (presidente), Daniel Pacheco Lacerda (vice-presidente), Rafael Garcia Barbastefano (diretor científico) e Ana Julia Biesdorf (diretora da Abepro Jovem Acadêmica). Participaram também o gestor institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Fabio Chaves, o coordenador local da edição, Fabio Piran, o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro José Rigo, e a diretora do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, Maura Corcini Lopes.
Evento confirmado
Durante a abertura, os representantes da Abepro e da Unisinos celebraram o fato de conseguirem realizar o Enegep de 2024 em Porto Alegre. Havia a preocupação de que o encontro poderia não ocorrer devido às dificuldades impostas à infraestrutura da Capital pela enchente de maio. “Houve essa suspeita da possibilidade ou não do Enegep acontecer, mas nós tivemos a grata surpresa de um evento de altíssima qualidade, enfim, poder estar sendo realizado”, comentou o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro José Rigo. Apesar dos transtornos devido às chuvas, não houve cancelamento de patrocínios, e todos os palestrantes confirmaram presença.
Rigo aproveitou também para desejar que o evento sirva de inspiração para todos os participantes. “Em especial para os alunos da Escola Politécnica, para que sigam no contexto de pesquisa e de qualidade, buscando sempre o apoio e a conexão entre as associações”.
Retomada
É muito importante, segundo Sandro Rigo, que um evento de escala nacional, com reconhecimento fora do Brasil, possa ter a Escola Politécnica da Unisinos como parceira. Para o decano, o Enegep ser realizado na mesma época das comemorações do aniversário de 40 anos do curso de Engenharia de Produção da Unisinos é uma “bela coincidência”. “Isso marca uma trajetória de qualidade que a gente observa no curso, uma trajetória de inserção social e regional, e uma trajetória de conexão com o ambiente de trabalho”, observou.
O coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unisinos, Leandro Gauss, comemorou a confirmação do Enegep em Porto Alegre. “Como gaúcho, é um privilégio ver um evento desse tamanho sendo realizado aqui. Para nossa comunidade de engenharia de produção local, de certa forma, simboliza um renascimento, uma retomada, após as diversas catástrofes climáticas que assolaram o nosso Estado nos últimos meses”, enfatizou o professor.
Gauss classificou como “um presente” o fato de o Enegep ser realizado na Unisinos justamente nos 40 anos do curso de Engenharia de Produção. “Isso nos dá muita visibilidade. Os alunos da comunidade passam a conhecer o tamanho da Universidade”, sublinhou. O professor avaliou ainda o evento como importante para difundir conhecimento científico e tecnológico em todos os níveis, por meio dos artigos, mesas redondas e palestras com palestrantes nacionais e internacionais.
Programação
O evento contará com uma programação variada de palestras nacionais, internacionais, workshops, grupos de trabalho, painéis, minicursos e visitas técnicas, entre outras atividades. Para conferir a programação completa e local de realização de cada uma dentro da Unisinos Porto Alegre, clique aqui.