Brincar de bola, correr, se sujar, conhecer a natureza são experiências que fazem parte do desenvolvimento na infância. O contato com o espaço para a criatividade, o lúdico e a experimentação desempenham um papel indispensável para o futuro das crianças. Com esse objetivo, de tornar o espaço público uma extensão do conhecimento para os pequenos, a Unisinos focou esforços em dar uma nova cara à praça Dr. João Petersen Jr, frequentada pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina.
A comunidade escolar já pode desfrutar do novo ambiente. Pintura de brinquedos, restauração de bancos danificados, corte de grama, instalação de lixeiras foram algumas das medidas para renovar a infraestrutura da praça.
Intervenção
Nessa segunda-feira, 21 /11, a diversão foi garantida. Enquanto o artista plástico Pirecco fez uma intervenção criativa e deixou sua marca na praça, alunos, entre 8 e 9 anos, do terceiro ano do ensino fundamental da escola participaram de uma oficina de pintura de lonas. Pela ponta do pincel, os alunos foram incentivados a liberar a imaginação e responder à provocação “quais as suas ideias para uma Porto Alegre mais criativa?”. Todos os desenhos feitos nas quatro lonas foram adotados pela universidade e serão expostos em bancas da cidade como parte da campanha de expansão do Campus Unisinos Porto Alegre, com inauguração marcada para o primeiro semestre de 2017. As obras levam a assinatura dos artistas mirins.A diretora do colégio, Marli Peyrot, salienta a importância da interação das crianças com o espaço público, que gera noção de preservação.”Nós, como educadores, adultos devemos passar essa noção para eles.
Quem vinha na praça há três meses, via uma praça sem vida. E, hoje, ela é um espaço para as pessoas passearem no final da tarde, para os alunos antes e depois da aula. Espero que possamos manter, com mais parceiros, por muitos anos”, prevê a professora.
Tornar a capital dos gaúchos mais criativa é um dos objetivos da Unisinos com a expansão do Campus Porto Alegre. As intervenções urbanas propostas pela universidade também apoiam questões de sustentabilidade e inovação como formas de inspirar a cidade.