Unisinos recebe diretores da East China Normal University para ampliar cooperação internacional 

Crédito: Gabriel Strack

Nesta quinta-feira, 24/04, a Unisinos recebeu representantes da East China Normal University (ECNU), uma das mais renomadas instituições de ensino superior de Xangai, China, em uma agenda estratégica voltada à intensificação das relações acadêmicas e institucionais entre os dois países. O encontro marca mais um passo na consolidação da parceria entre as universidades, com foco em novas oportunidades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e negócios, especialmente voltadas ao estado gaúcho. 

A ECNU esteve representada por três diretores do Global Education Center: Meixu Huang, Gang Wang e Qiuchi Wang. A delegação chegou ao Rio Grande do Sul após cumprir missão oficial nos Estados Unidos, e permaneceu em Porto Alegre durante todo o dia 24, participando de uma série de reuniões na Unisinos e com autoridades do governo estadual e representantes do setor produtivo. 

A programação teve início pela manhã no campus de Porto Alegre, com atividades centradas nas relações acadêmicas entre as instituições. À tarde, o foco voltou-se à apresentação do potencial econômico e científico do estado do Rio Grande do Sul, com a presença da Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Paola Schaeffer, representantes da Fiergs, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Baumbach, e integrantes da Aliança para Inovação de Porto Alegre. 

Para o reitor, Pe. Sergio Mariucci, a visita reforçou o potencial de ampliação das conexões já existentes e abriu espaço para novos caminhos da relação institucional. “Já temos uma parceria com a East China Normal University e os diretores manifestaram interesse em estreitar essa relação em níveis distintos. Então essa foi uma grande oportunidade tanto para a Unisinos, quanto para toda a região do Rio Grande do Sul”, afirmou. 

A perspectiva de fortalecer os vínculos entre as instituições é compartilhada pela comitiva chinesa. “Estamos ansiosos para estabelecer uma parceria entre as universidades, como intercâmbios de professores, de alunos e ter a experiência internacional em Xangai, além de estabelecer uma ponte entre os dois países, especialmente quando os dois lados incentivam os alunos a irem aos países para explorar sua cultura e as tecnologias”, destacou Meixu Huang, diretora do Centro de Educação Global da ECNU. 

Cooperação na educação, pesquisa e inovação 

Para o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, a visita reforça a proposta institucional de internacionalização como um elemento central da formação acadêmica. “A Unisinos se propõe a ter o mundo como sala de aula. Então o nosso processo de aprendizagem transcende os espaços físicos e os muros da Universidade”, afirmou.  

Trez destaca ainda o potencial de sinergia entre os institutos tecnológicos da Unisinos e os centros de excelência da ECNU, sobretudo em áreas como transição energética, inteligência artificial e segurança alimentar — temas considerados estratégicos em nível global.  

O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, vê na visita uma oportunidade concreta de estruturar programas de cooperação científica de longo prazo, com ênfase nas linhas de pesquisa que a Unisinos já desenvolve. “Os eixos estratégicos da Escola Politécnica nas linhas de transformação digital, inteligência artificial, neo-industrialização, transformação ecológica e energética, são focos de desenvolvimento de pesquisas envolvendo os programas de pós-graduação e os institutos tecnológicos”, destacou. 

A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Nádia Menezes, ressalta a importância da visita como um marco institucional. “É a primeira vez que representantes da ECNU vêm à Unisinos, uma oportunidade para ampliarmos a nossa parceria e as nossas possibilidades de cooperação para além da área acadêmica”, avalia.  

A visita da delegação chinesa à Unisinos representa um movimento estratégico de aproximação internacional, reforçando o papel da Universidade como ponte entre o Brasil e centros de excelência no exterior. Reforçando o compromisso institucional com a construção de redes globais voltadas à produção de conhecimento, à inovação e ao desenvolvimento, contribuindo de forma significativa para o futuro do ensino superior e para o fortalecimento das relações entre East China Normal University, Unisinos e o estado do Rio Grande do Sul.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar