A Unisinos, em parceria com a CPFL/RGE e a Universidade de Brasília – UnB, via P&D ANEEL, realizou o Workshop de kickoff do Projeto Sistema de Identificação de Pontos de Interação com a Vegetação – SIPIV. O objetivo do projeto é identificar potenciais riscos da interação da vegetação com a rede elétrica e mitigar problemas na continuidade e segurança do fornecimento de energia.
O professor da Escola Politécnica, Rodrigo Marques Figueiredo, lembra que CPFL e Unisinos já possuem uma parceria de longa data, desde 2008 temos projetos com a RGE, representante da CPFL no RS. “Porém desde 2017 esses laços foram estreitados e os projetos foram ganhando vulto, culminando neste atual. A UnB vem de uma relação criada entre uma parceria de cooperação envolvendo coordenações e professores de graduação. Quando cunhamos este projeto vimos a aderência da UnB para atuar em conjunto e hoje estamos rodando esse projeto tripartite de maneira muito integrada”, explica.
Segundo Rodrigo, dessa parceria entre as instituições existem vários planos, desde os mais óbvios que são a cooperação acadêmica, passando por produtos que serão lançados para o setor elétrico frutos do projeto que gerará patentes e softwares, até a criação de um Centro de Inovação para o Setor Elétrico.
O projeto será executado na Escola Politécnica com coordenação técnica de Rodrigo Marques de Figueiredo, que fez a explanação do contexto de desenvolvimento previsto no convênio.
Estiveram presentes o diretor Executivo da RGE, Ricardo Dalan, o decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo e a equipe de pesquisadores envolvidos no projeto.