Unisinos realiza avaliação de estruturas de casas atingidas por enchentes

Crédito: Divulgação

A Escola Politécnica da Unisinos, em parceria com a Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat), está realizando uma ação de vistoria e avaliação em casas afetadas pelas recentes enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. A iniciativa abrange, em um primeiro momento, São Leopoldo e cidades da região metropolitana.

As inspeções são realizadas em casas indicadas pela prefeitura ou por moradores. O foco é analisar os danos estruturais e as condições de segurança das residências afetadas. “Este trabalho dará as prefeituras informações de quantas casas serão necessárias serem reconstruída ou apenas reformadas”, explica o professor Roberto Christ.

As vistorias visam garantir que as residências sejam seguras para habitação, prevenindo futuros incidentes e promovendo a recuperação das áreas afetadas. Além de beneficiar os moradores, a ação também pelo envolvimento da comunidade acadêmica, pois contam com a participação de professores, alunos e egressos da Unisinos, e ainda de representantes da Alconpat e outros voluntários.

Essa é mais uma das iniciativas realizada pela Unisinos, que reforça o seu compromisso com a comunidade, fortalecendo o laço entre academia e sociedade.