No dia 12 de dezembro, a Prefeitura de Porto Alegre, com apoio do Sebrae RS, oficializou a candidatura da capital à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. A cerimônia de assinatura da carta de apoio ocorreu no segundo andar do Mercado Público, no Centro Histórico. O projeto, que culminou na produção de um dossiê, contou com a consultoria da Unisinos, por meio do Instituto de Pesquisa e Mercado (IPM) da Escola de Gestão e Negócios (EGN), e também por professores e estudantes da Escola da Indústria Criativa (EIC) e da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom).
O documento, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, entre outras autoridades, será remetido à Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, do Ministério das Relações Exteriores. A carta conta com apoio do Governo Estadual, de instituições acadêmicas, da sociedade civil e da iniciativa privada. Essa é a primeira etapa para a conquista do selo mundial.
A iniciativa da Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004, com o objetivo de proporcionar a cooperação entre as cidades que entendem que a criatividade é um fator importante para o desenvolvimento urbano, econômico, social, cultural e ambiental. No Brasil, 14 cidades integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco, cujo selo abrange as categorias de gastronomia, design, música, artesanato e arte popular, cinema, literatura e artes midiáticas. No mundo, apenas 250 cidades receberam o título.
Trabalho em parceria
Unisinos e Sebrae RS trabalharam juntos para viabilizar a candidatura de Porto Alegre à cidade criativa da Unesco. O projeto abrange o turismo regional de Porto Alegre, principalmente na área da gastronomia, que foi o setor mais atingido pelas enchentes ocorridas em maio de 2024. A ideia da candidatura surgiu durante o trabalho que Unisinos e Sebrae RS realizam em parceria: a localização e o direcionamento de estratégias territoriais para o melhoramento da cidade.
Para Amanda Bonotto, coordenadora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, a candidatura foi um processo que reuniu um grande grupo de pessoas para que ocorresse de forma plena. Para isso, a participação da Unisinos foi crucial. “A parceria, além de reafirmar o compromisso dos projetos do Sebrae RS, ainda garante a chancela da universidade, que reforça a importância desses projetos”, avalia Amanda.
A participação da Unisinos na iniciativa ocorreu em diversos momentos, conforme explica a decana da Escola da Indústria Criativa, Laura Dalla Zen: “Realizamos uma articulação com o setor de gastronomia mediante a realização de dois workshops. Criamos também a identidade visual do projeto, e ainda trabalhamos na produção dos textos que compõe o dossiê”.
Para a professora, a chancela da Unesco é de grande relevância para uma cidade ser reconhecida e se desenvolver de forma criativa, pois ajuda na economia e no comércio da região. “Isso envolve toda a comunidade local, como o poder público, o setor privado e a sociedade civil”, comenta Laura. A decana dá destaque especial às universidades nesse conjunto de atores: “São produtoras de conhecimento e, por isso, precisam dialogar, necessariamente, com as demandas de seus contextos”.
Marca destaca o bioma pampa
Também fez parte do projeto a criação de uma marca que representasse visualmente a intenção de Porto Alegre em se tornar a mais nova cidade criativa da Unesco. Esse desafio ficou a cargo da professora Letícia Gomes da Rosa, mentora nas áreas de publicidade e design da Agexcom. Ela lembra que o conceito surgiu através de um brainstorm da equipe, que optou em destacar o bioma pampa. “Originalmente, eu tinha feito uma proposta vinculada ao uso do pinhão ou da araucária, mas a proposta em geral estava mais vinculada em entender que a capital integra o bioma pampa”, explica Letícia.
Para a criação da marca, foi usado o desenho do contorno do espaço que o bioma ocupa no Rio Grande do Sul, repetido três vezes e com cores diferentes, cada uma representando um aspecto da cultura gastronômica: o vermelho das carnes, o amarela do trigo e do milho, e o verde da erva-mate e da vegetação do pampa. O ponto, na junção dos três desenhos, marca a exata localização da capital no mapa do bioma.
Confira o vídeo da candidatura de Porto Alegre ao posto de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco: