Representantes da Unisinos estiveram presentes no primeiro dia de workshop do Universidades + Engajadas, programa que visa apoiar instituições de ensino superior a se tornarem referência nas agendas de inovação social, investimentos e negócios de impacto. A iniciativa é da Coalizão pelo Impacto, ação correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e parceiros. A atividade desta quinta-feira, 13, aconteceu no espaço IDEAR da PUCRS. Os encontros têm como objetivo a construção de um plano de ação entre as universidades parceiras do programa.
O projeto habilitará negócios de impacto importantes para os ambientes de inovação como o Tecnosinos. O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, mencionou na abertura do evento a importância dos esforços conjuntos das universidades. “Um elemento em comum que aproxima a Unisinos e a PUCRS diz respeito ao discurso institucional: nós temos um olhar para a comunidade. Esperamos que o trabalho desenvolvido no programa seja o motor para buscarmos soluções de impacto local”, avaliou.
Orientados pela equipe do ICE, os professores das universidades iniciaram um planejamento de ações: foram realizados um mapeamento das necessidades socioambientais do território e apontamentos das contribuições das instituições por meio do ensino, pesquisa e extensão. “A ideia é que as universidades, com sua união de saberes, possam ser atores relevantes para resolver os problemas sociais das comunidades”, explicou Camila Aloi, gerente do Academia ICE.
Também estiveram presentes no encontro o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt; o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Pe. Cledinei Clovis Cavalheiro; a analista da Unitec, Patrícia Pereira; a pró-reitora da PUCRS, Adriana Cerveira Kampff; e o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto. As atividades seguem na sexta-feira, 14, às 9h, no Campus da Unisinos Porto Alegre, no Espaço TEDU 314.
Sobre a Coalização pelo Impacto
A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa multissetorial nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.
Até 2027, a Coalizão pelo Impacto aportará 34 milhões de reais para desenvolver simultaneamente, em parceria com organizações locais, 6 Ecossistemas de Impacto em cidades das 5 regiões do Brasil: Belém, Fortaleza, Brasília, Campinas, Paranaguá e Porto Alegre. Por meio do fortalecimento de organizações com perfil de dinamizadoras do ecossistema de impacto que apoiam empreendedores, a Coalizão pretende apoiar negócios de impacto que movimentarão PIBs locais com produtos e serviços que respondem a problemas socioambientais.
De acordo com definição do ICE, negócios de impacto podem resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor.