O curso de especialização “Digital Trends: plataformas, dados e consumo nas redes” tem início previsto para abril e foi pensado para profissionais da Comunicação e Indústria Criativa (Design, Marketing, Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Fotografia), além de áreas afins que desejem evoluir em sua comunicação digital (administradores de empresas, educadores, gestores de marca e empreendedores).
O Digital Trends vai abordar as principais tendências do conhecimento sobre plataformização, dados e consumo nas redes, tomando os processos de geração e análise de dados e inteligência artificial como parte significativa da identificação de tendências e construção de estratégias de atuação no campo da produção e circulação de conteúdos por marcas, empresas e organizações. Questões teóricas e conceitos para a elaboração de planejamento estratégicos em plataformas e redes sociais também estarão presentes no curso. A especialização oferece três possibilidades de certificação, que podem ser realizadas de forma independente ou complementar.
A grade completa do curso, que pode ser conferida aqui, aborda assuntos voltados ao comportamento de usuários e criação de conteúdo no ambiente de plataformas digitais. Os temas estão divididos em disciplinas como: Plataformas e Redes Digitais; Consumo e Influências nas Plataformas Digitais; Produção Audiovisual para Plataformas; Design e Experiência do Usuário (UX). Há ainda tópicos sobre o funcionamento das plataformas e a coleta de dados, como Big Data e Inteligência Artificial; Data Analytics e Data Science; e Governança de Dados e Segurança da Informação.
Um Instituto para abrigar capacitação e pesquisa
O Digital Trends está sendo oferecido pelo Instituto de Cultura Digital da Unisinos (ICD), criado para promover a capacitação e desenvolvimento de sujeitos, coletivos e organizações para os desafios da Cultura Digital. O ICD nasceu das competências desenvolvidas nos grupos de pesquisa LIC (Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento) e TCAv (Audiovisualidades da Tecnocultura). Dentre as atividades, são desenvolvidos diagnósticos de cenários e tendências, e a capacitação e construção de solução de recomendação para processos interacionais que se estabelecem em contextos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação.
Além da Digital Trends, o ICD também fomentou a Especialização em Educação Midiática, em parceria com a Agência Lupa. Para saber mais sobre a especialização em Educação Midiática, clique aqui.
“As especializações são uma das primeiras realizações do ICD que visam entregar para a sociedade a expertise de seu conjunto de pesquisadores e pesquisadoras em parceria com professores da Unisinos e também de egressos que fizeram mestrado e doutorado conosco”, explica a coordenadora do Instituto, Maria Clara Jobst de Aquino. “Temos no conjunto de docentes dos dois cursos profissionais que fizeram parte da sua formação conosco e que hoje estão no mercado e na academia desenvolvendo projetos de alta qualidade relacionados ao tema”, completa Maria Clara.
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas até abril e devem ser feitas pelo site da Unisinos. As aulas serão totalmente remotas. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração de dois anos – início em abril de 2023 e término em dezembro de 2024.