Unisinos lança e-book de educação midiática com projetos criados por professores da educação básica no RS

Coletânea é resultado do Desafio Nuvem de Educação Midiática, programa de formação online e gratuita realizado com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Crédito: Júlia Azevedo

Professores de diferentes cidades e níveis de ensino da rede pública e privada do Rio Grande do Sul compartilham “10 propostas de educação para as mídias na escola” em e-book lançado na noite da segunda-feira, 28/11, no espaço Luis Fernando Verissimo, do Campus Porto Alegre. A produção do e-book foi a última etapa do Desafio Nuvem de Educação Midiática, programa de formação online e gratuita realizado com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, a coletânea está disponível para consulta e download gratuito no site nuvem.unisinos.br.

Além dos professores que participaram do projeto, o lançamento contou ainda com diretores de escolas e autoridades ligadas à educação e transparência de dados, como o secretário de Transparência e Controladoria do Município de Porto Alegre, Gustavo Ferenci. O consul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, que também esteve no encerramento, enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento da cidadania. “Acreditamos que uma sociedade civil que tem a capacidade de ler a sua realidade com olhos críticos, diferenciando a desinformação da informação, tem o poder de fortalecer suas democracias e sabemos que esse processo começa na sala de aula”, destaca.

Para a gerente de Administração Acadêmica da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Gisele Spricigo, o Programa Desafio Nuvem representou a potência do trabalho em conjunto. “Foi atividade de grandes transbordamentos de nossos saberes e práticas, entre áreas de conhecimento, mas também, entre níveis de formação. Desses transbordamentos, leia-se aqui, em vias de mão dupla, tanto da sociedade para a academia, como da academia
para a sociedade, que nos estimulam a deixar de lado muros, mas sim, construir pontes”.

Crédito: Júlia Azevedo

Como funcionou o Programa

No Desafio Nuvem, mais de 100 professores do ensino básico acompanharam duas oficinas online com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos sobre temas ligados à educação midiática, liberdade de expressão e combate à desinformação. A primeira ocorreu no mês de maio e foi “Aprofundando conceitos: desinformação, algoritmos, fact-checking e letramento midiático”, e contou com a pesquisadora americana, Katya Vogt, que integra a ONG internacional IREX, e com o pesquisador brasileiro Raphael Kappa, coordenador de educação da Agência Lupa. Já a segunda, em junho, foi “Colocando em Prática: ferramentas e recursos para trabalhar letramento midiático na educação básica”, Tessa Jolls, presidente e CEO do Center for Media Literacy (EUA), e Nina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS-FGV).

Na segunda etapa, os educadores foram convidados a compartilhar propostas para trabalhar esses conhecimentos em sala de aula, com atividades adaptadas aos diversos níveis de ensino e áreas do conhecimento. As 10 propostas apresentadas no e-book foram avaliadas por professores da Unisinos, e representam um olhar crítico sobre as mídias ao abordar o combate ao racismo, a valorização das identidades culturais a partir do patrimônio histórico, a relevância das organizações cooperativas e os riscos da produção massiva de fake news no meio digital.

A professora Jaqueline Schmidt destaca que o programa a ajudou a perceber a importância da educação midiática na escola e a mobilização de pesquisadores sobre o tema. “Tive acesso a novas ideias para desenvolver as minhas práticas em produção e veiculação de vídeo estudantil nas aulas de Arte”, explicou a professora da Escola Municipal de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre.

“O Desafio não só me encorajou, como também me convenceu de que é possível trabalhar com educação midiática no Ensino Médio de maneira profunda”, destacou a professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Nathália Gasparini do Instituto Federal Restinga, em Porto Alegre.

“Agora, esses projetos podem inspirar outros educadores do país a seguirem desenvolvendo novas e diferentes práticas de educação midiática, colaborando para um ecossistema educacional mais preparado para difundir formas de comunicação não violenta, mais empática e construtora de diálogos para o encontro de caminhos e soluções para os
problemas sociais do país”, escrevem as coordenadoras do projeto, Taís Seibt e Luciana Kraemer, na apresentação do livro digital.

Para o decano da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Gustavo Borba, a educação midiática se torna mais importante à medida que avançamos mais nos ambientes digitais. “Ter a possibilidade de construção de projetos transformadores como este, através de uma parceria que envolve diferentes atores e tem como um dos protagonistas a Unisinos, é fundamental para a transformação social e o compromisso com a ciência que temos dentro de nossa universidade”, diz.

Crédito: Júlia Azevedo

Novos projetos

O programa que se encerra foi fruto do Núcleo Universitário Educação para as Mídias (Nuvem), um projeto interdisciplinar que nasceu em 2018. E a experiência do Desafio Nuvem inspirou a criação de um novo curso de especialização em Educação Midiática, que será ofertado na Unisinos em 2023, com aulas online ao vivo a partir de abril. O curso integra o portfólio do Instituto de Cultura Digital da Unisinos, integrando professores da Unisinos e
especialistas convidados para oferecer uma formação única e diferenciada em comunicação para profissionais e gestores de educação repensarem práticas e políticas educacionais adaptadas à cultura digital. Para receber informações sobre o curso, cadastre-se aqui.

Conheça os projetos e autores do e-book, 10 propostas de educação para as mídias na escola.

Bubbles, por Jose da Silva Nunes (Escola Municipal de Educação Fundamental 25 de Julho, Campo Bom)
Vieses cognitivos e postagens na internet, por Nathália Luísa Giraud Gasparini (IFSul – Campus Restinga, Porto Alegre)
Cooperação na vida digital, por Leandra Gomes Gonçalves (Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, Teutônia)
Perspectivas sobre fake news e redes sociais, por Pedro Antônio Matias da Silva (Pan American School, Porto Alegre)
Cartazes ou memes: reflexões sobre patrimônio histórico e cultural e identidade gaúcha, por Jaqueline Schmidt (Escola Municipal de Ensino Básico Ezequiel Nunes Filho, Esteio)
Glossário do mundo digital, por Carolina de Souza Windberg (Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, Cachoeirinha)
Fake News: aqui não!, por Gislene Sapata Rodrigues (Colégio La Salle Santo Antônio, Porto Alegre)
A Escrita Criativa e a Educação Midiática: ativismo e resistência contra o racismo, por Edilaine Vieira Lopes (IFSul – Campus Sapiranga)
Anuncio, logo vendo!, por Bianca Grecco Presta (Instituição Pestalozzi, Canoas)
A importância de conscientização e prevenção na era dos dados, por Ana Cristina de Oliveira Machado (sem vinculação escolar)

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